E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS 1º BIMESTRE 2021( 2ª ETAPA) Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos ✓Instruções para realização das atividades a serem feitas: ✓Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. ✓As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. ✓Estaremos entregando a ADE (Avaliação Diagnostica de Entrada) deverá ser feita e devolvida no dia : 29/03= 6ºanos e 7ºanos 30/03= 8ºanos e 9ºanos 9º anos - Ensino Fundamental II ARTE Prof. Flávio - 9° A, B e C. Nesta atividade, você terá a oportunidade de conhecer e conversar (com seus amigos nos grupos de whatsApp e redes sociais) sobre alguns estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, músicos, grupos e coletivos musicais que contribuíram para o desenvolvimento desses diferentes gêneros. Responda a algumas perguntas: 1. Quais gêneros musicais nacionais você costuma ouvir? 2. Desses gêneros, quais estilos você mais ouve? Escolha dois e justifique. 3. Pesquise e indique músicos que se dedicam a esses gêneros? O que descobriu ou sabe sobre eles? 4. Quais são os grupos musicais mais importantes da sua cidade ou região. O que descobriu ou sabe sobre eles? 5. Quais músicos ou grupos musicais de importância nacional, você conhece? 6. De que forma você acredita que esses músicos e grupos contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros da música popular brasileira? 7. Quais gêneros musicais internacionais você costuma ouvir? Escolha dois e justifique. 9. Quais músicos ou grupos musicais de importância internacional, você conhece? 10. De que forma você acredita que esses músicos e grupos contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros da música popular estrangeira? . CIÊNCIAS Professora Eliane – 9º Ano A B C Matéria é definida pela ciência como tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Uma porção limitada de matéria recebe o nome de corpo. Quando este corpo é transformado, prestando-se a determinado uso, recebe o nome de objeto. De acordo com o estudado até o momento, tanto no presencial quanto pelo CMSP responda as questões a seguir: Quais são os estados físicos que os materiais podem apresentar? Quais são as mudanças de estados físicos da matéria? Quais mudanças ocorrem com o aumento da temperatura? Quais mudanças ocorrem com a diminuição da temperatura? Não esquecer de sua identificação na atividade por favor nome completo e série turma. GEOGRAFIA Professor José Junior 9º Anos A B C Pesquise sobre a União Europeia e a Mercosul LÍNGUA PORTUGUESA Professor José Maria – 9º Ano A 1 A tirinha explora a oposição entre aparência e essência. Percebemos isso porque o personagem Armandinho: a) ressalta a beleza do colorido dos olhos da pessoa da qual ele fala. b) ressalta a beleza da interpretação do mundo feita pela pessoa da qual ele fala. c) entende que a beleza dos olhos é mais relevante do que o interior da pessoa. d) compreende que a beleza das pessoas está ligada a aparência e) supõe que a pessoa de que fala usa lente de contato colorida. 2 A palavra maravilhosa, usada no último quadrinho, é formada por: a) derivação sufixal nominal (uso de sufixo formador de adjetivo). b) derivação sufixal nominal (uso de sufixo formador de substantivo). c) derivação sufixal adverbial (uso de sufixo formador de advérbio). d) derivação sufixal verbal (uso de sufixo formador de verbo). e) derivação parassintética. Leia a manchete a seguir para resolver as questões 3 e 4. Phil Collins e Pretenders promovem viagem nostálgica em São Paulo FOLHA de S.Paulo. São Paulo, 25 fev.2018 Disponivel em www.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/02/phil-collinseretendemviagem-nostalgicaem-il> Acesso em: 8 maio 2018 -ANOTAÇÕES MODULO 23 LINGUA PORTUGUESA 3 A manchete informa: a) onde ocorre o fato noticiado, qual é esse fato e quem ocorre b) por que ocorre o fato noticiado. c) quando e onde ocorre o fato noticiado e qual é esse fato. d) apenas quando ocorre o fato noticiado. e) por que ocorre o fato noticiado e qual é esse fato. 3 - Assinale a alternativa que apresenta análise correta da formação da palavra nostálgica. a) A palavra primitiva é nostalgia (adjetivo). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em substantivo. b) A palavra primitiva é nostalgia (substantivo). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em adjetivo. c) A palavra primitiva é nostálgico (adjetivo masculino). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em adjetivo feminino. d) A palavra primitiva é nostálgico (substantivo masculino). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em substantivo feminino. e) A palavra primitiva é nostalgicamente (advérbio). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em adjetivo. "LÍNGUA PORTUGUESA" - Professora Alba - 9º Anos B C Caderno do Aluno: "Aprender Sempre" Aula 6 - Palavras que caracterizam os seres/objetos Aula 7 - Autorretrato - I Aula 8 - Autorretrato - Parte II Copie o poema e responda as questões a seguir. Poema: Saudades da Escola Estou com saudades da escola Quando penso me consola Já me vejo entrar por aquele portão E sinto uma grande emoção. Ando pelo corredor De um lado a sala do professor Do outro a secretaria Quanta saudade! Quem diria? Minha querida pracinha Está deslumbrante, que gracinha! Meu abacateiro e limoeiro Acabei de chegar companheiro. Indescritíveis são esses sentimentos Que afloram nesses momentos Meu coração bate forte Não sei se vou para o sul ou para o norte. No pátio: conversas, brincadeiras, recreio Voltarei logo, eu creio! Na cantina tem muitos lanches para deliciar E na cozinha a merenda escolar. Na quadra: A educação física é formidável para manter o corpo e a mente saudável Irei logo para sala de vídeo e do acessa pesquisar e aprender me interessa. Cheguei na sala de aula, agora vou estudar São muitos verbos para conjugar vou me esbaldar na gramática até para estudar matemática. Cada canto tem seu encanto Será na biblioteca tem bibliocanto? Quero rever meus amigos Abraçá-los e dizer conte comigo Por enquanto, vou trocadilhar e esse poema compartilhar Até breve, professores e também gestores. Albanira Fernandes (Professora: Alba) Interpretação do Poema. 1. Qual é o título do poema? 2. Quantos versos têm o poema? 3. E quantas estrofes? 4. Pesquise o significado do verbo trocadilhar. 5. O que é um bibliocanto? 6. Copie as rimas das palavras abaixo: a. escola ____________ b. portão ____________ c. pracinha ____________ d. limoeiro ____________ e. estudar ______________ f. gramática _____________ g, sentimentos ___________ h. forte __________________ i. recreio __________________ j. formidável _________________ k. compartilhar __________________ l. professores ____________________ 7. Você também está com saudades da escola? Explique EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 9º Anos A B C Utilize o caça palavras para completar o texto e conhecer mais sobre as Danças de Salão. Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança _ _ _ _ _ _ , ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão. Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres). A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os _ _ _ _ _ _ mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, tango, bolero e _ _ _ _ _. Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como _ _ _ _ _ _ _ ou clássicas. São danças de salão latinas: - Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira. - Rumba – surgiu em _ _ _ _, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país. - Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela). - Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba. - Paso - doble – surgiu na _ _ _ _ _ _ _ _, tem grande semelhança com o One Step. São danças de salão clássicas: - Tango – surgiu nos bordeis da Argentina - Valsa Vienense – surgiu na Áustria. - Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _. - Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis. - Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápido e fácil que o Slow Fox. A dança de salão é, além de uma forma de lazer e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade _ _ _ _ _ _ _ _, as funções cardiovasculares e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, a flexibilidade, entre outras. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/artes-cenicas/danca-de-salao/ Caça Palavras As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal e vertical, sem palavras ao contrário. PROJETO DE VIDA Professora Rosana - 9º anos A e B (...) “O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando” Guimarães Rosa, em Grande sertão: Veredas Faça seu autorretrato interno representando seus sentimentos, ideias, planos relacionados com as partes do seu corpo: Cabeça: (uma ideia que ninguém poderá modificar) Boca: (frase que foi dita e você se arrepende ou frase que precisa ser dita) Coração: (uma paixão muito grande) Mão direita: (um sentimento a doar) Mão esquerda: (um sentimento a receber) Pé direito: (uma meta) Pé esquerdo: (passos para alcançá-la) Elabore as respostas das questões e envie para o e-mail rosanaattico@professor.educacao.sp.gov.br (não esqueça nome, número e série) ou entregue à coordenação da escola. Caso tenha alguma dúvida pode rever as aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias ou enviar sua dúvida para o e-mail acima. Bom estudo!! PROJETO DE VIDA - Professor Kleber - 9º ano C Questões 1 Atualmente estamos passando por um período difícil aonde há crise econômica, greves , pandemia mundial, desemprego , inflação alta , com isto escreva o que sou e deverei ser na sociedade brasileira diante da crise ? 2 Quais são seus objetivos frente a uma profissão ? 3 Buscando se conhecer melhor , escreva como você realizara seus objetivos ? 4 Você já notou quais pensamentos interferem você atingir seu projeto de vida, quais são eles ? ELETIVAS Professor Kleber – 9º Anos A B C Questões 1 - Nas aulas anteriores estudamos a identidade sendo aplicada a técnica do psicodrama, ou a identidade é o pertencimento de unicidade do sujeito diante dos outros , nós precisamos dos outros para saber quem somos, assim a técnica no psicodrama nos ajuda a se relacionarmos melhor , lidar com a timidez , ser espontâneo , desenvolver a oralidade, perceber a si mesmo etc. com isto escreva em poucas palavras o que você entendeu da primeira semana de aula de eletiva e como ela repercute em sua vida ? 2 – Escolha abaixo um dos itens que expressam o Psicodrama e conceitue –o : Empatia espontaneidade tele-sensibilidade fase do ego auxiliar criatividade 3 – Quem foi o autor precursor do psicodrama ? 4 – Quais são as três técnicas trabalhadas no psicodrama ? TECNOLOGIA Professor Kleber – 9º Anos A B C Questões 1 - A web ou internet , divulga informações que você confia ? 2 - Como posso acreditar nas notícias da web ? 3 - O que é Fake News ? 4 - Por que as pessoas divulgam notícias falsas ? 5 – Agora que refletimos sobre as informações vinculadas na internet , escreva o que mudou em sua vida frente ao conteúdo acima ? HISTÓRIA Professora Gabriela – 9ºAnos A B C Obs. Copia ou cole este texto em seu caderno, e responda as questões em folha separada, para serem entregues na escola. Antigo Regime – Absolutismo (Origens da Revolução Francesa) O Antigo Regime pode ser definido como um sistema político, social e econômico de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVII. O Absolutismo é o sistema político no qual o poder se encontra nas mãos do Rei. Denominado "Antigo Regime". Surgiu com a formação das monarquias nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. O Rei representava os interesses da nação, o ideal nacional, o rei concentrava todos os poderes, instituindo leis, exercia a justiça, controlava o poder militar, nomeava ministros e criava impostos. Na França Luís XIV, "o Rei- Sol", expressou o seu poder na seguinte frase: "O Estado sou Eu". Na Inglaterra o poder Real estava nas mãos da Dinastia Tudor, nos reis Henrique VIII e a sua filha Elizabeth I. Sociedade Estamental No Período do Antigo Regime, a sociedade Francesa estava dividida em três estamentos, ordens ou estados. 1) O Primeiro Estado: representado pelo clero (bispos, abades, padres, frades e monges); Entre os clérigos podem-se distinguir aqueles que compõem o clero regular — que, sendo consagrados, segue as regras de uma ordem religiosa — do clero secular ("secular" provém do latim "seculum", que significa mundo) — parcela do clero que desempenha atividades voltadas para o público, que se dedica às mais variadas formas de apostolado e à administração da Igreja e que vive junto dos leigos. 2) O Segundo Estado, representado pela nobreza: Eram os guerreiros, responsáveis por garantir a defesa militar da sociedade. 3) O Terceiro Estado: que representava a burguesia, os camponeses - ou seja, o restante da população e os trabalhadores urbanos, pagavam altos impostos, sustentando o Primeiro e o Segundo Estados, que tinham o privilégio da isenção de impostos. Características: O Antigo Regime tem como características básicas: • 1º sistema econômico: transição do feudalismo ao capitalismo comercial; a propriedade da terra, principal fator de produção, estava submetida a vinculações que incluíam os morgados, no poder da nobreza, as mãos-mortas, em poder do clero, e as terras comunitárias dos ajuntamentos. • 2º relações sociais: determinadas pela oposição entre a sociedade estamental e uma burguesia que não pode assumir o papel da classe dominante, reservado aos estamentos privilegiados; • 3º sistema político: monarquia absolutista ou, pelo menos, autoritária. A tensão fundamental se produz entre a centralização do poder e o respeito aos privilégios de todo tipo (pessoais, estamentais e territoriais), que mantinham uma grande multiplicidade de jurisdições e "fóruns". Questões: 1-) O que foi o Antigo Regime? 2-) Quais eram os três principais elementos do Antigo Regime? 3-) Explique com suas palavras o que foi o Absolutismo. 4-) Explique como era organizada a Sociedade Estamental. INGLÊS Professor Charles Henrique – 7º Ano A 1) COLOQUE O TEXTO ABAIXO EM PORTUGUÊS (USE O VOCABULÁRIO PARA TRADUZIR): My Family Hi. My name is Peter, I am twelve years old. I am from new York city. This is my family: This is my father, his name is Paul. He is a Teacher. My mother’s name is Catherine, she is a dentist. This is my syster, her name is Sandra. The little boy is my brother Daniel, the name of my black and white dog is Bobby. VOCABULARY MY- meu/ minha NAME – nome TWELVE YEARS OLD –doze anos FROM – de CITY OF NEW YORK CITY – cidade de Nova York HIS IS – Esta é/ Este é HE IS – dele A – um/ uma MY MOTHER´S NAME – Nome da minha mãe HER – Dela THE- o/ a/ os/ as LITTLE – pequeno BOY – menino BROTHER – irmão AND – e OF –do DOG- Cachorro 2) ASSOCIE A FRASE EM INGLÊS COM A SUA TRADUÇÃO A) She Was Sick Yesterday B) We Were in the same class last year. C) I was tired after a long day at work. D) The weather was beautiful yesterday. E) The children were hungry after so much physical exercises. F) They were nervous on the first day of school. ( ) EU ESTOU CANSADO APÓS UM LONGO DIA TRABALHANDO. ( )ELES ESTAVAM NERVOSOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA. ( )O TEMPO ESTAVA LINDO ONTEM. ( )NÓS ESTAVAMOS NA MESMA CLASSE ANO PASSADO. ( )ELA ESTAVA DOENTE ONTEM. ( )AS CRIANÇAS ESTAVAM FAMINTAS DEPOIS DE TANTO EXERCICÍO FÍSICO. 3) AGORA DESENHE A FAMILIA DO PETER, COMO VOCÊ IMAGINOU, DE ACORDO COM A TRADUÇÃO QUE VOCÊ FEZ. 4) FAÇA A TRADUÇÃO COM A AJUDA DO VOCABULÁRIO E RESPONDA AS QUESTÕES: My favourite Activity is to make cupcakes. I like doing this activity because it is fun and I love to eating. My delicious cupcakes, when they are done. I really love dark chocolate cupake with peanut butter frosting. Usually I am alone when I make cupcakes. I make cupcakes on weekends. I do this activity in my kitchen at my house. When I make cupcakes, I fell really good, calm and very happy. VOCABULARY MY – meu TO MAKE – fazer CUPCAKE – cupcake (bolinho) LIKE – gostar DOING – fazer BECAUSE – porque IT IS – é FUN- divertido AND- e TO EATING – comer WHEN – quando THEY ARE- eles estão DONE- feitos REALLY – realmente DARK CHOCOLATE – chocolate escuro FEEL - SINTO PEANUT BUTTER FROSTING- manteiga de amendoim gelada ALONE- sozinha ON WEEKENDS – nos finais de semana I DO – eu faço KITCHEN – cozinha 5) ASSOCIE A WH-QUESTION COM SUA TRADUÇÃO WHO quando WHERE quem WHEN onde HOW o que/ qual WHAT como WHICH qual 6) AGORA FAÇA O DESENHO DO CUPCAKE QUE VOCÊ IMAGINOU QUANDO FEZ A TRADUÇÃO DO TEXTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.