E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA
ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS - 1º
BIMESTRE 2021
Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos
Instruções para realização das atividades a serem feitas: Organizar um
horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e
respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. As pesquisas devem ser
feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por
disciplinas) à caneta preta ou azul. Faça com capricho e dedicação .
9º anos - Ensino Fundamental II
ARTE
Prof. Flávio - 9° A, B e C.
Pesquisar sobre as famílias dos instrumentos musicais, falar sobre o timbre e o volume
dos instrumentos. E depois fazer uma lista indicando qual é o gênero musical mais usado
para cada instrumento.
CIÊNCIAS
Prof.ª Eliane Borelli-9º A, B, C
Vacinas
As vacinas estão entre os produtos biológicos mais seguros, eficazes e com relação custo
benefício mais favorável. Permitiram a erradicação mundial da varíola e da poliomielite
no hemisfério ocidental. No Brasil as doenças evitáveis por vacina estão em franco
declínio, com diminuição drástica dos casos de sarampo, difteria, tétano e coqueluche.
Para a obtenção destes resultados foram fundamentais a utilização de vacinas de
qualidade adequada e coberturas vacinais amplas. Assista a tele-aula indicada no link
abaixo que pode auxiliar na ampliação do conhecimento sobre o
assunto. https://www.youtube.com/watch?v=baOVy0xGeb8
Responda as questões propostas.
1) Conceitue vacina.
2) Quem inventou a vacina?
3) Discorra sobre a importância da vacina.
4) Cite pelo menos duas doenças que ainda não existe vacina.
5) Em qual sistema do nosso corpo a vacina vai agir?
GEOGRAFIA
Professor José Junior 9º Anos A B C
O meio urbano
A divisão do trabalho entre o campo e a cidade
O meio urbano é o espaço constituído pela cidade. Diferencia-se do meio rural, que é o
espaço constituído pelo campo. No entanto, o espaço urbano e o espaço rural dependem
um do outro e se complementam. Enquanto o campo se dedica às atividades primárias
(extrativismo e agropecuária) , a cidade dedica-se às atividades secundárias (industrias) e
terciarias (comércios e serviços).
Há cerca de 10.000 anos, o homem aprendeu a domesticar animais e a cultivar plantas. A
partir de então, ele pode se fixar em um determinado lugar e, assim., tornou-se
sedentário. Durante muitos séculos, a prática da pecuária e da agricultura, que se
desenvolvia no campo, apenas garantia a sobrevivência do grupo social, sem permitir a
acumulação de recursos. Com o tempo, os grupos humanos começaram a obter um
excedente de alimentos e outros produtos, como peças artesanais, roupas e etc. Ou seja,
depois que os bens obtidos com a produção eram distribuídos entre todos os membros
da comunidade, ainda sobrava uma parte.
Até conseguir o excedente econômico, praticamente todos os membros de um mesmo
grupo social trabalhavam na terra, cultivando-a ou cuidando do gado, além de praticarem
a caça, a pesca ou o extrativismo vegetal. Depois disso, deixou de ser necessário que
todos se dedicassem ás atividades manuais.
Assim embora a maioria das pessoas continuasse no campo, dedicando à produção de
alimentos e a criação de gado, pela primeira vez uma minoria começou a executar outras
atividades, tornando-se ,por exemplo comerciantes, sacerdotes, militares ou
administradores.
Essas novas atividades já não eram desenvolvidas no campo, mas na cidade o novo
espaço geográfico que muito lentamente passaria a reunir pessoas, habitações e outras
edificações, como igrejas, mercados, palácios, etc..
Em resumo, foi assim que, há milhares de anos. surgiu a divisão territorial do trabalho
entre o campo e a cidade. O campo se especializou na produção de alimentos e de
matérias primas, que em grande parte eram enviadas para a cidade. Esta por sua vez se
especializou na atividade comercial, na atividade político administrativa e na fabricação
de bens econômicos, inicialmente através do artesanato, depois através da manufatura e
por fim da fábrica ou indústria moderna.
Na verdade a divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade foi definitivamente
consolidada com a Revolução Industrial. Isso porque a atividade industrial, desenvolvia
a concentrada na cidade, passou a comentar as atividades econômicas da sociedade
moderna, o que resultou nos espaços urbanos industriais que tão bem caracterizam o
atual espaço geográfico mundial.
Responda
O MEIO URBANO-A DIVISÃO DO TRABALHO ENTRE O CAMPO E A CIDADE
• Que atividades ajudam a caracterizar o campo?
• Qual a diferença entre atividades secundárias e terciárias?
• O que torna possível ao homem a sua fixação num lugar?
• Diferencie nômade de sedentário
• O que permitiu aos grupos humanos conquistarem mais do que apenas a própria
sobrevivência?
• Quais eram as atividades que garantiam a sobrevivência dos 1ºs grupos humanos? •
Quais atividades de trabalho passaram a surgir nas cidades? Onde eles realizavam
esses trabalhos|||?
• Complete:
• O ...........................................se especializou na produção de alimentos e de
matérias primas que ajudavam a sustentar as ......................................... • Nas cidades
os bens econômicos foram produzidos inicialmente através
do...........................,depois com a ...............................e agora
pelas........................................
• A divisão territorial do trabalho entre campo e cidade foi consolidada
pela..............................
HISTÓRIA
Professora Gabriela - 9º anos A-B-C
Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou
imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize
a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada.
O Coronelismo e o Voto de Cabresto na República
O voto de cabresto foi uma forma de controle político muito usada pelos coronéis da
República Velha para garantir a eleição de seus candidatos. Era uma forma de controle
político e domínio de votos que tinha como base o poder econômico dos coronéis que
comandavam o cenário político do período.
A expressão voto de cabresto é bastante curiosa, pois o voto é a maior expressão da
democracia, enquanto o cabresto é um instrumento usado para controlar animais.
Portanto, a expressão possui um significado contraditório entre a liberdade da
democracia e o controle sobre o voto.
Este comportamento controlador foi uma das características mais marcantes do período
República Velha, também chamada de Primeira República do Brasil (1889 - 1930). O
controle através do voto de cabresto foi utilizado durante os 41 anos de duração da
República Velha e sua prática só terminou depois da Revolução de 1930, liderada por
Getúlio Vargas. Durante a República Velha a política brasileira era dominada
principalmente pelos coronéis que eram grandes produtores de café e de leite. Por essa
razão o período ficou conhecido como coronelismo.
As relações políticas da época eram baseadas nos interesses pessoais dos governantes e
destes grandes fazendeiros, especialmente nas questões relacionadas com a dominação
política do país. Assim, a política do coronelismo funcionava como uma troca de favores
entre os governantes e os coronéis, que se apoiavam mutuamente.
Atividades:
1) O que foi o Voto de cabresto?
2) Em que período do nosso país este tipo de "voto" existiu?
3) Este tipo de voto, era benéfico para quem? Explique a quais interesses, estas eleições
favoreciam.
4) O que era o Coronelismo?
5) Quando esta prática do Coronelismo e do Voto de Cabresto chegou ao fim? Explique
quem chegou ao poder na sequência.
6) Pesquise uma charge que exemplifique o voto de cabresto e escreva o que entendeu
sobre ela.
MATEMÁTICA
Professora Elisângela - 9º Anos A B C
Caderno do aluno "Aprender Sempre" - volume 1
Aula 1 - REVISANDO FRAÇÃO
Aula 2 - REVISANDO FRAÇÃO
Aula 3 - APLICANDO O SIGNIFICADO DE PARTE/TODO DA
FRAÇÃO Aula 4 - APLICANDO O SIGNIFICADO DE PARTE/TODO
DA FRAÇÃO Aula 5 - REPRESENTANDO OS NÚMERO RACIONAIS
Aula 6 - REPRESENTANDO OS NÚMEROS RACIONAIS
INGLÊS
INGLÊS - PROF.° Charles Henrique - 9° ANOS A B C
Olá queridos alunos, espero que todos estejam bem, se cuidando, protegendo e
tomando os cuidados devidos contra a Covid-19, trabalharemos juntos na
disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês durante esse tempo de
pandemia, fiquem atentos aos prazos de entregas das atividades. Quaisquer
dúvidas podem me perguntar pelo email chprof12@gmail.com. Vocês devem
copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a
atividade proposta.
Entregue na escola na data proposta com nome, número e
série. atividade 1
atividade>
1 - Escreva um texto de até 20 linhas respeitando os parágrafos e pontuações com o
tema: ''O meu 2020, eu fazendo parte da história mundial''. Depois de feito traduza o
texto para a língua Inglesa.
Dica para elaboração do texto:
Leia o texto abaixo sobre o conceito de Pandemia e na hora de iniciar a sua produção
escrita tenha como base as seguintes perguntas orientadoras - O que foi a Pandemia para
mim? Como pensei que era uma Pandemia e como ela realmente é! Como foi meu 2020?
Como 2020 poderia ter sido sem a Pandemia? De acordo com a Organização Mundial de
Saúde, Pandemia é um termo usado para uma determinada doença que rapidamente se
espalhou por diversas partes de diversas regiões (continental ou mundial) através de uma
contaminação sustentada. Neste quesito, a gravidade da doença não é determinante e sim
o seu poder de contágio e sua proliferação geográfica. "Pandemia não é uma palavra
para ser usada à toa ou sem cuidado. É uma palavra que, se usada incorretamente, pode
causar um medo irracional ou uma noção injustificada de que a luta terminou, o que
leva a sofrimento e mortes desnecessários", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus,
diretor
geral da OMS, durante a proliferação da Covid-19 em março de
2020. Good luck
LÍNGUA PORTUGUESA
Professor José Mª e Charles Henrique - 9º Ano A Olá
queridos alunos, espero que todos estejam bem, se cuidando, protegendo e tomando os
cuidados devidos contra a Covid-19, trabalharemos juntos na disciplina de Língua
Estrangeira Moderna - Inglês durante esse tempo de pandemia, fiquem atentos aos
prazos de entregas das atividades.
Quaisquer dúvidas podem me perguntar pelo email chprof12@gmail.com. Vocês devem
copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a
atividade proposta. Entregue na escola na data proposta com nome, número e série.
Adolescência
Crescer é a transformação mais surpreendente: num momento somos pacotes fofinhos de
alegria e todo mundo nos ama. No momento seguinte, estamos repletos de emoções e
dúvidas, e todo mundo nos odeia - ou pelo menos é o que parece! O primeiro episódio da
série Segredos do Crescimento Humano vai abordar a adolescência.
Os cientistas, só agora, estão descobrindo as muitas e extraordinárias coisas que
acontecem ____________ quando nossos corpos crescem e nossas mentes amadurecem.
Entendendo esses anos, seremos capazes de compreender quem nos tornamos adultos,
em todos os nossos detalhes surpreendentes.
Disponível em:
sábado, 1 de maio de 2021
ETAPA 1 1º BIM 9º ANOS 2021
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.