sábado, 1 de maio de 2021

ETAPA 1 1º BIM 9º ANOS 2021

 E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS - 1º BIMESTRE 2021 Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Instruções para realização das atividades a serem feitas: Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. Faça com capricho e dedicação . 9º anos - Ensino Fundamental II ARTE Prof. Flávio - 9° A, B e C. Pesquisar sobre as famílias dos instrumentos musicais, falar sobre o timbre e o volume dos instrumentos. E depois fazer uma lista indicando qual é o gênero musical mais usado para cada instrumento. CIÊNCIAS Prof.ª Eliane Borelli-9º A, B, C Vacinas As vacinas estão entre os produtos biológicos mais seguros, eficazes e com relação custo benefício mais favorável. Permitiram a erradicação mundial da varíola e da poliomielite no hemisfério ocidental. No Brasil as doenças evitáveis por vacina estão em franco declínio, com diminuição drástica dos casos de sarampo, difteria, tétano e coqueluche. Para a obtenção destes resultados foram fundamentais a utilização de vacinas de qualidade adequada e coberturas vacinais amplas. Assista a tele-aula indicada no link abaixo que pode auxiliar na ampliação do conhecimento sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=baOVy0xGeb8 Responda as questões propostas. 1) Conceitue vacina. 2) Quem inventou a vacina? 3) Discorra sobre a importância da vacina. 4) Cite pelo menos duas doenças que ainda não existe vacina. 5) Em qual sistema do nosso corpo a vacina vai agir? GEOGRAFIA Professor José Junior 9º Anos A B C O meio urbano A divisão do trabalho entre o campo e a cidade O meio urbano é o espaço constituído pela cidade. Diferencia-se do meio rural, que é o espaço constituído pelo campo. No entanto, o espaço urbano e o espaço rural dependem um do outro e se complementam. Enquanto o campo se dedica às atividades primárias (extrativismo e agropecuária) , a cidade dedica-se às atividades secundárias (industrias) e terciarias (comércios e serviços). Há cerca de 10.000 anos, o homem aprendeu a domesticar animais e a cultivar plantas. A partir de então, ele pode se fixar em um determinado lugar e, assim., tornou-se sedentário. Durante muitos séculos, a prática da pecuária e da agricultura, que se desenvolvia no campo, apenas garantia a sobrevivência do grupo social, sem permitir a acumulação de recursos. Com o tempo, os grupos humanos começaram a obter um excedente de alimentos e outros produtos, como peças artesanais, roupas e etc. Ou seja, depois que os bens obtidos com a produção eram distribuídos entre todos os membros da comunidade, ainda sobrava uma parte. Até conseguir o excedente econômico, praticamente todos os membros de um mesmo grupo social trabalhavam na terra, cultivando-a ou cuidando do gado, além de praticarem a caça, a pesca ou o extrativismo vegetal. Depois disso, deixou de ser necessário que todos se dedicassem ás atividades manuais. Assim embora a maioria das pessoas continuasse no campo, dedicando à produção de alimentos e a criação de gado, pela primeira vez uma minoria começou a executar outras atividades, tornando-se ,por exemplo comerciantes, sacerdotes, militares ou administradores. Essas novas atividades já não eram desenvolvidas no campo, mas na cidade o novo espaço geográfico que muito lentamente passaria a reunir pessoas, habitações e outras edificações, como igrejas, mercados, palácios, etc.. Em resumo, foi assim que, há milhares de anos. surgiu a divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade. O campo se especializou na produção de alimentos e de matérias primas, que em grande parte eram enviadas para a cidade. Esta por sua vez se especializou na atividade comercial, na atividade político administrativa e na fabricação de bens econômicos, inicialmente através do artesanato, depois através da manufatura e por fim da fábrica ou indústria moderna. Na verdade a divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade foi definitivamente consolidada com a Revolução Industrial. Isso porque a atividade industrial, desenvolvia a concentrada na cidade, passou a comentar as atividades econômicas da sociedade moderna, o que resultou nos espaços urbanos industriais que tão bem caracterizam o atual espaço geográfico mundial. Responda O MEIO URBANO-A DIVISÃO DO TRABALHO ENTRE O CAMPO E A CIDADE • Que atividades ajudam a caracterizar o campo? • Qual a diferença entre atividades secundárias e terciárias? • O que torna possível ao homem a sua fixação num lugar? • Diferencie nômade de sedentário • O que permitiu aos grupos humanos conquistarem mais do que apenas a própria sobrevivência? • Quais eram as atividades que garantiam a sobrevivência dos 1ºs grupos humanos? • Quais atividades de trabalho passaram a surgir nas cidades? Onde eles realizavam esses trabalhos|||? • Complete: • O ...........................................se especializou na produção de alimentos e de matérias primas que ajudavam a sustentar as ......................................... • Nas cidades os bens econômicos foram produzidos inicialmente através do...........................,depois com a ...............................e agora pelas........................................ • A divisão territorial do trabalho entre campo e cidade foi consolidada pela.............................. HISTÓRIA Professora Gabriela - 9º anos A-B-C Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada. O Coronelismo e o Voto de Cabresto na República O voto de cabresto foi uma forma de controle político muito usada pelos coronéis da República Velha para garantir a eleição de seus candidatos. Era uma forma de controle político e domínio de votos que tinha como base o poder econômico dos coronéis que comandavam o cenário político do período. A expressão voto de cabresto é bastante curiosa, pois o voto é a maior expressão da democracia, enquanto o cabresto é um instrumento usado para controlar animais. Portanto, a expressão possui um significado contraditório entre a liberdade da democracia e o controle sobre o voto. Este comportamento controlador foi uma das características mais marcantes do período República Velha, também chamada de Primeira República do Brasil (1889 - 1930). O controle através do voto de cabresto foi utilizado durante os 41 anos de duração da República Velha e sua prática só terminou depois da Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas. Durante a República Velha a política brasileira era dominada principalmente pelos coronéis que eram grandes produtores de café e de leite. Por essa razão o período ficou conhecido como coronelismo. As relações políticas da época eram baseadas nos interesses pessoais dos governantes e destes grandes fazendeiros, especialmente nas questões relacionadas com a dominação política do país. Assim, a política do coronelismo funcionava como uma troca de favores entre os governantes e os coronéis, que se apoiavam mutuamente. Atividades: 1) O que foi o Voto de cabresto? 2) Em que período do nosso país este tipo de "voto" existiu? 3) Este tipo de voto, era benéfico para quem? Explique a quais interesses, estas eleições favoreciam. 4) O que era o Coronelismo? 5) Quando esta prática do Coronelismo e do Voto de Cabresto chegou ao fim? Explique quem chegou ao poder na sequência. 6) Pesquise uma charge que exemplifique o voto de cabresto e escreva o que entendeu sobre ela. MATEMÁTICA Professora Elisângela - 9º Anos A B C Caderno do aluno "Aprender Sempre" - volume 1 Aula 1 - REVISANDO FRAÇÃO Aula 2 - REVISANDO FRAÇÃO Aula 3 - APLICANDO O SIGNIFICADO DE PARTE/TODO DA FRAÇÃO Aula 4 - APLICANDO O SIGNIFICADO DE PARTE/TODO DA FRAÇÃO Aula 5 - REPRESENTANDO OS NÚMERO RACIONAIS Aula 6 - REPRESENTANDO OS NÚMEROS RACIONAIS INGLÊS INGLÊS - PROF.° Charles Henrique - 9° ANOS A B C Olá queridos alunos, espero que todos estejam bem, se cuidando, protegendo e tomando os cuidados devidos contra a Covid-19, trabalharemos juntos na disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês durante esse tempo de pandemia, fiquem atentos aos prazos de entregas das atividades. Quaisquer dúvidas podem me perguntar pelo email chprof12@gmail.com. Vocês devem copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data proposta com nome, número e série. atividade 1 atividade> 1 - Escreva um texto de até 20 linhas respeitando os parágrafos e pontuações com o tema: ''O meu 2020, eu fazendo parte da história mundial''. Depois de feito traduza o texto para a língua Inglesa. Dica para elaboração do texto: Leia o texto abaixo sobre o conceito de Pandemia e na hora de iniciar a sua produção escrita tenha como base as seguintes perguntas orientadoras - O que foi a Pandemia para mim? Como pensei que era uma Pandemia e como ela realmente é! Como foi meu 2020? Como 2020 poderia ter sido sem a Pandemia? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Pandemia é um termo usado para uma determinada doença que rapidamente se espalhou por diversas partes de diversas regiões (continental ou mundial) através de uma contaminação sustentada. Neste quesito, a gravidade da doença não é determinante e sim o seu poder de contágio e sua proliferação geográfica. "Pandemia não é uma palavra para ser usada à toa ou sem cuidado. É uma palavra que, se usada incorretamente, pode causar um medo irracional ou uma noção injustificada de que a luta terminou, o que leva a sofrimento e mortes desnecessários", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS, durante a proliferação da Covid-19 em março de 2020. Good luck LÍNGUA PORTUGUESA Professor José Mª e Charles Henrique - 9º Ano A Olá queridos alunos, espero que todos estejam bem, se cuidando, protegendo e tomando os cuidados devidos contra a Covid-19, trabalharemos juntos na disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês durante esse tempo de pandemia, fiquem atentos aos prazos de entregas das atividades. Quaisquer dúvidas podem me perguntar pelo email chprof12@gmail.com. Vocês devem copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data proposta com nome, número e série. Adolescência Crescer é a transformação mais surpreendente: num momento somos pacotes fofinhos de alegria e todo mundo nos ama. No momento seguinte, estamos repletos de emoções e dúvidas, e todo mundo nos odeia - ou pelo menos é o que parece! O primeiro episódio da série Segredos do Crescimento Humano vai abordar a adolescência. Os cientistas, só agora, estão descobrindo as muitas e extraordinárias coisas que acontecem ____________ quando nossos corpos crescem e nossas mentes amadurecem. Entendendo esses anos, seremos capazes de compreender quem nos tornamos adultos, em todos os nossos detalhes surpreendentes. Disponível em: . (Com cortes). Questões Questão 1 - Há um pronome relativo no trecho: ( ) "Crescer é a transformação mais surpreendente [...]" ( ) "No momento seguinte, estamos repletos de emoções e dúvidas [...]" ( ) "[...] as muitas e extraordinárias coisas que acontecem [...]" Questão 2 - Na oração "[...] todo mundo nos ama.", o pronome pessoal destacado é: ( ) sujeito do verbo "ama". ( ) objeto direto do verbo "ama". ( ) objeto indireto do verbo "ama". Questão 3 - Na passagem "[...] ou pelo menos é o que parece!", o termo "o" é: ( ) artigo definido. ( ) pronome pessoal. ( ) pronome demonstrativo. Questão 4 - Em "[...] coisas que acontecem ____________ quando nossos corpos crescem [...]", o espaço deve ser preenchido com o pronome pessoal: ( ) "comigo". ( ) "consigo". ( ) "conosco". Questão 5 - No segmento "[...] em todos os nossos detalhes surpreendentes.", há dois pronomes que se classificam respectivamente como: ( ) relativo e pessoal. ( ) pessoal e possessivo. ( ) indefinido e possessivo. "LÍNGUA PORTUGUESA" - Professora Alba - 9º Anos B C Caderno do aluno "Aprender Sempre" - volume 1 Aula 1 - Descrição de si mesmo: Produção inicial; Aula 2 - Descrição: Para que serve e como se organiza? Aula 3 - Descrição de pessoas, objetos e ambientes; Aula 4 - Descrição de experiências; Aula 5 - Descrição e marcas da expressividade. EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 9º Anos A B C Práticas corporais de aventura na natureza. Leia atentamente o texto e responda as perguntas com uma breve pesquisa. A prática de esportes e o contato com a natureza são, sem dúvidas, duas das melhores maneiras de relaxar e esquecer a correria do dia a dia. Quando unimos as duas coisas, então, não há estresse que resista! Existem diversos tipos de esporte de aventura na natureza, e cada vez mais aumenta a procura por essa modalidade de turismo. Perguntas: 1-) Quais são as práticas de aventura na natureza? 2-) Onde surgiram os esportes de aventura? 3-) O surfe é um esporte? Pode ser considerado um esporte de aventura na natureza? Justifique. PROJETO DE VIDA Professora Rosana - 9º anos A e B Assista ao vídeo de boas vindas: https://www.youtube.com/hashtag/bemvindoasaulas Escreva um pequeno texto: Cada aluno deve falar um pouco de si, seu nome completo, como foi a fase de quarentena, como se organizou em seus estudos durante esse período e quais as maiores dificuldades que passou no período da quarentena. Responda as perguntas de forma escrita em folha separada para entregar à coordenadora Daniela na semana em que estiver presencialmente na escola ou de forma digital enviando para o e-mail: rosanaattico@professor.educacao.sp.gov.br ''PROJETO DE VIDA'' - Professor Kleber - 9º C Questões 1 Eu sou bom em ? 2 Eu preciso aprender a ? 3 Eu tenho medo de ? 4 Eu me animo quando ? 5 Eu não gosto de ? A - O que é o autoconhecimento ? ELETIVAS Prof. Kleber - 9 Anos A B C ATIVIDADE TEATRO 1 O QUE É O PSICODRAMA ? 2 O QUE É A IDENTIDADE ? 3 O QUE É A FASE DO DUPLO ? 4 O QUE É A FASE DO ESPELHO ? 5 O QUE É A FASE DE INVERSAO DE PAPÉIS ? TECNOLOGIA Professor Kleber - 9º Anos A B C ATIVIDADE 1 - O que você espera aprender na matéria de tecnologia ? 2 - O que é uma rede de computadores ? O que é plugado e desplugado ? 3 - O que é um servidor em uma rede de computadores ? 4 - O que significa www do endereço de um site ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.