E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS - 1º BIMESTRE 2021 Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Instruções para realização das atividades a serem feitas: Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. Faça com capricho e dedicação . 7º Anos - Ensino Fundamental II ARTE Professora Andréa Potenza - 7º anos A B C Antes da popularização da fotografia na segunda metade do século XIX, artistas eram contratados para retratar reis ou pessoas influentes na sociedade. Os modelos tinham que ficar imóveis durante horas, para que o artista pintasse essas obras. Buscando expressar seus sentimentos e mostrar características de sua sociedade e de sua época, muitos artistas usaram como tema central retratar a si mesmo. A artista mexicana Frida Kahlo (1907- 1954) dedicou-se, ao longo de sua vida, a pintura de autorretrato. Com os avanços das técnicas da fotografia, os álbuns de família tornaram-se um hábito da classe média no século XX. Após a invenção das câmeras digitais e, com o acesso de um número cada vez maior de pessoas aos celulares que incluem esse recurso, a imagem fotográfica se tornou instantânea e acessível a muitos. Hoje, graças à tecnologia, muitas pessoas podem fazer e divulgar as chamadas selfies, e através do compartilhamento instantâneo de suas aventuras cotidianas, geraram um novo sentido para o autorretrato. ATIVIDADE 1- Observe com atenção o autorretrato de Frida Kahlo, e faça algumas intervenções. Mude o cabelo, os brincos e a roupa. ATIVIDADE 2 - Agora é a sua vez de fazer seu autorretrato. Olhando-se no espelho ou uma foto, desenhe a si próprio. Use a imaginação para preencher o fundo, criar detalhes com os quais se identifique. Observação - fazer em duas folhas ( sulfite) separadas. Não esqueça de preencher todo espaço e colocar nome e série. CIÊNCIAS "CIÊNCIAS" - Professora Karen - 7º Ano A 1· Observe a figura: A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas produzem o próprio alimento para a obtenção da energia necessária a sua sobrevivência. A fonte de energia para os vegetais é A) a água B) a clorofila C) a luz D) o oxigênio • Leia. É comum ouvirmos dizer que, possivelmente a falta de água doce no planeta será um dos mais graves problemas deste século. Muitas atividades humanas contribuem para a escassez de água potável. São ações humanas responsáveis para evitar o problema da falta de água no planeta. A) não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou ensaboa as louças, lavar o carro usando o balde de água e não a mangueira de água. B) jogar o lixo nas ruas e lotes baldios, despejar o esgoto em rios e córregos, deixar vazamentos de água em casa ou na rua. C) derrubar as matas ciliares que protegem as margens e nascentes dos rios. D) evitar o uso de sistemas de aproveitamento de água da chuva. • A água no bioma cerrado não é tão abundante como nas florestas. No cerrado a água dos lençóis freáticos está a grande profundidade no solo. A vegetação deste bioma é formada por pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados com folhas grossas e raízes muito profundas. Ter raízes profundas é uma característica fundamental, pois a função das raízes é A) dar origem a novas plantas. B) produzir sementes para a reprodução das plantas. C) sustentar as folhas, flores e frutos. D) fixar a planta no solo e retirar dele água e sais minerais. • Observe as figuras e as informações a seguir. Uma semelhança entre estes dois animais é a ameaça de extinção. Uma diferença entre eles é que a onça é um animal vertebrado e a formiga é invertebrado. A onça é classificada no grupo dos vertebrados, pois apresenta A) glândulas mamárias B) coluna vertebral C) corpo coberto de pelos D) filhotes que nascem da barriga da mãe • Veja a charge a seguir. • Fonte: QUEM disse ... [conteúdo traduzido e adaptado.] O problema apresentado é A) a obesidade e outras doenças, causadas pelo excesso de comidas calóricas e a falta de atividade física. B) as doenças contagiosas, causadas pela substituição de frutas e legumes por doces. C) a falta de vitaminas, que causam as doenças mais comuns nos adolescentes. D)a prática de exercícios físicos, que provoca problemas na coluna e dores musculares. • Durante a noite vemos várias estrelas brilhando no céu e, ao olharmos o céu durante o dia vemos apenas o Sol que é a estrela que fornece energia ao planeta Terra. Isto ocorre A) porque o Sol é a maior de todas as estrelas. B) porque as estrelas que vemos a noite não brilham durante o dia. C) porque o Sol é a estrela mais próxima da Terra. D) porque o Sol tem brilho mais forte que todas as outras estrelas do sistema solar. • O coração é um órgão que se localiza no meio do peito, ligeiramente deslocado para a esquerda. É do tamanho de um punho fechado e com peso médio de 400 gramas. Ele funciona como uma bomba, pois tem a função de A) circular o sangue pelo corpo carregando os nutrientes. B) bombear o sangue que circula por todo o nosso corpo. C) transportar e distribuir alimento e gás oxigênio para todos os órgãos. D) bombear o gás oxigênio e o gás carbônico que serão usados na respiração. • Podemos encontrar diferentes fontes de produção de energia elétrica como: a força dos ventos, os raios solares, a força da água, a queima do gás natural e do óleo. No Brasil, a energia elétrica mais utilizada vem das usinas hidrelétricas. As hidrelétricas produzem eletricidade usando a água, um recurso natural, possivelmente renovável e para evitar que ela acabe devemos economizar energia tomando certos cuidados. Para economizar energia, não devemos: A) apagar as luzes quando for ver TV e ao deixar um ambiente. B) acumular roupas para lavar e passar todos de uma única vez. C) deixar a geladeira aberta por muito tempo. D) utilizar o sistema de aquecimento solar para o chuveiro evitando o chuveiro elétrico. • O solo é uma mistura de vários minerais, matéria orgânica e água capaz de manter a vida das plantas na superfície terrestre. Na superfície terrestre encontramos diferentes tipos de solo, de acordo com sua composição. Sobre a composição que determina as características de cada tipo de solo, é correto afirmar que A) O solo arenoso possui consistência granulosa como areia e é rico para as plantas. B) O solo mais indicado para a agricultura é o humífero por ser mais fértil. C) O solo calcário encontrado em Goiás é o mais indicado para o cultivo de soja. D) O solo argiloso é usado na fabricação de tijolos, telhas e objetos de cerâmica por ser mais permeável. • O esquema a seguir demonstra o tratamento da água O cloro é utilizado no tratamento da água para A) separar as partículas sólidas. B) matar os microrganismos causadores de doenças. C) fazer a filtração da água. D) melhorar a cor da água. ABRAÇOS PROFª KAREN "CIÊNCIAS" - Professora Izilda e Sonia - 7º ano B e C Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção Ao misturarmos materiais, ocorrem transformações físicas e químicas na misturas. Pesquise e responda: • O que são transformações físicas? • O que são transformações químicas? • Indique 10 fenômenos ou ações que ocorrem, classificando - as em transformações físicas ou químicas. Ex: fusão do gelo = transformação física. EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 7º ano A Leia atentamente o texto: A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. Faça uma breve pesquisa e responda: 1-) Qual é a importância da atividade física para uma vida saudável? 2-) Como a atividade física pode contribuir para a saúde? 3-) Qual a importância da atividade física para a imunidade? ''EDUCAÇÃO FÍSICA'' - Professor Isael - 7º Anos B e C Atividade 1 - Jogos eletrônicos Questões para ler, refletir, analisar, compreender, fluir e responder. Você já experimentou ou vivenciou, na escola ou fora dela, jogos eletrônicos diversos? Você já parou para se perguntar como os jogos eletrônicos, mais popularmente conhecidos como videogames, tiveram origem? E quando foi exatamente que os brasileiros começaram a conhecê-los e a dedicar parte do tempo de lazer a esta atividade? Faça uma pesquisa sobre jogos eletrônicos e responda as questões abaixo no caderno: 1.Você já experimentou ou vivenciou, na escola ou fora dela, jogos eletrônicos? 2.Quais os nomes dos jogos eletrônicos que você conhece? 3.Qual a importância dos jogos eletrônicos? Explique: 4.Como você identifica os sentidos e significados atribuídos aos jogos por diferentes grupos sociais e etários? 5.Quais os primeiros videogames que surgiram no mercado? 6.Como eram os gráficos dos games no passado? 7.Quais os personagens dos games do passado que fizeram mais sucesso? 8.O que os games atuais têm de melhor que os do passado? 9.Quais os riscos causados pelo uso excessivo de videogames e computadores? 10.Faça uma relação com nomes de videogames no qual você conhece ou joga: Habilidades: (EF07EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias. Atividade 1 - Jogos de tabuleiro Questões para ler, refletir, analisar, compreender, fluir e responder. Desde cedo o lúdico deve ser inserido na vida da criança, pois o brincar tem grande importância no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos pequenos. Os jogos, assim como as brincadeiras, tem muita importância neste desenvolvimento, pois é responsável por desenvolver várias habilidades que a criança irá utilizar em seus vários contextos de vida. Faça uma pesquisa sobre jogos de tabuleiros e responda as questões abaixo no caderno: 1.Escreva um pouco da história dos jogos de tabuleiro: 2.Quais os primeiros jogos de tabuleiros que surgiram história? 3.Como eram jogados os jogos de tabuleiros? E quem jogava? 4.Quais objetivos dos jogos de tabuleiro? Faça um resumo: 5.Qual a importância dos jogos de tabuleiro? Explique: 6.Você joga ou já jogou um ou mais jogos de tabuleiro, respeitando as regras? 7.Quais os nomes dos jogos de tabuleiro que você conhece? 8.Em sua opinião, quais jogos de tabuleiro são mais complexos, ou seja, mais difícil de jogar? Por quê? 9.O que os jogos de tabuleiro ensinam para os seus jogadores? 10.Faça uma relação com nomes de jogos de tabuleiro que você conhece e como se joga: Identificar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias. GEOGRAFIA Professora Isa - 7º Anos A e B As escolas começam a reabrir em todo Brasil. Embora o atendimento proposto seja parcial e gradativo, esse tem sido um momento muito esperado. Tudo será muito diferente neste recomeço. Estaremos todos cuidadosos, testando novas regras e limites. Novas formas de ser e de fazer. Há muito tempo se fala na importância de aprender a aprender e a realidade atual torna isso necessário. Afinal, o ambiente escolar exigirá de todos a capacidade de se reinventar a partir dos novos acontecimentos, tentando novas formas de conviver e aprender no espaço escolar, que é compartilhado por muitos. Teremos, todos, de reaprender a ser. A empatia (que é a capacidade de se colocar no lugar do outro) será fundamental, nesse novo momento, tão cheio de restrições e medos. Desenvolver o olhar para o outro, aprender a ouvir, exercitar a comunicação pacífica serão importantíssimos para que todos superemos os traumas e ansiedades. Teremos de aprender a caminhar juntos, mesmo que não possamos nos dar as mãos. No recomeço, precisamos cuidar de nosso espaço e de quem estiver do nosso lado. Comecemos, então, por cuidar de nós usando a máscara, o álcool gel, lavando as mãos, obedecendo ao distanciamento e respeitando a todas as regras que cuidam de nossa saúde e de todos que nos rodeiam. Seja muito bem-vindo! Agora, responda as questões abaixo (não esqueça nome, número e série) e as envie pelo e-mail: professoraisadias@gmail.com ou entregue em uma folha à coordenação da escola (sem esquecer nome, número e série). Caso tenha alguma dúvida, deixe-a no grupo de WhatsApp da sua turma. Não esqueça de mencionar o professor ou a disciplina e, se ainda não fizer parte do grupo peça à coordenação que o/a adicione. Excelente ano letivo para você!!! Eu sou professora Isa e minha disciplina é Geografia. 1 - Qual seu nome, data de nascimento e turma? 2 - Como você resumiria em uma palavra seu período de pandemia de março/2020 até agora? 3 - Produza um texto dizendo o que você espera desse novo ano, em meio a tantas novidades e preocupações com a saúde, bem estar e aprendizagem. ''GEOGRAFIA'' - Professora Marizete - 7º Ano C Eu, sou a professora Marizete de Geografia; estou trabalhando home office; por motivo de saúde. Remotamente acompanhando e lecionando para vocês; quero reafirmar meu desejo de boas-vindas. "Quando damos boasvindas para alguém demonstramos a alegria de um reencontro ou a expectativa do início de uma nova amizade. A proximidade faz com que as almas se toquem e por um momento e dividam entre si a deliciosa sensação de estar diante de uma pessoa que naquele momento faz parte de nossa vida." (Luis Alves) É um prazer estar com vocês, mesmo que remotamente; quero desejar que todos sejam muito bem-vindos e como falar nesse momento tão difícil, a verdade é que, para não dizer ninguém, pouquíssimas pessoas imaginavam uma pandemia com as proporções que a COVID-19 tem alcançado nos últimos meses. Como consequência disso, praticamente organização nenhuma estava preparada para lidar com as consequências naturais impostas pelo distanciamento e isolamento social. onde as mudanças não têm relação apenas com a contenção da pandemia e segurança com a saúde, a solidão, o desemprego, à relação com o luto. Muitos alunos podem ter perdido entes queridos ou alguns conhecidos. Para muitos pode ter sido a primeira vez de ter que lidar com a morte. Por isso, temos que falar em superação, e nada melhor que de texto Magnus Souza Fernandes: SUPERAÇÃO Aprendi com a vida que, se quisermos continuar vivendo sem ser vencido pelas circunstâncias da vida, é preciso superá-las: a perda de um grande amigo, um sonho que não é mais possível, um grande amor perdido, a vontade louca de um suicídio. Aprendi que quando não se pode superar algo este algo pode nos deixar adoecido, por isso é necessário superar também a perda de um ente querido e deixar para tras o passado que foi perdido, verdadeiramente superar é preciso! Uma palavra contraria uma crise financeira, até a traição de um amigo. Superar até seus próprios limites, até mesmo isso é preciso, superar várias noites de insônia e pensamentos que são mesmo uma loucura. É necessário superar tudo aquilo que é preciso para mantermos a vida no seu devido equilíbrio para que não sejamos derrotados e vivermos uma vida sem sentido. Após a leitura, faça um relato ou desenho das coisas que mais marcaram nesse período de isolamento. HISTÓRIA Professoras Gabriela e Sueli - 7º Anos A B C Observações: Vocês devem copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data proposta, com nome, número e série. As pinturas Rupestres e a Pré-História Durante a evolução da espécie humana, que ocorreu na Pré-Históra, mesmo sem dominar a escrita, os homens e mulheres faziam uma forma de arte, a arte Rupestre. Já estudamos que, oficialmente, a História se inicia com a escrita, mas os desenhos feitos nas paredes das cavernas é, para alguns historiadores, uma forma de registrar sua história, como se fosse uma escrita primitiva. Estas pessoas, desenhavam animais, figuras humanas, fogueiras e seus objetos de caça e defesa, ou mesmo, suas lutas com outros povos. As tintas usadas eram carvão, frutas e folhas amassadas e terra molhada, e como as cavernas são protegidas de Sol e chuvas, foram preservadas por muitos milhares de anos. Não se sabe ao certo os motivos destes desenhos, mas estudiosos acreditam, que se tratavam de uma forma de registro, de alerta sobre a presença de animais perigosos dentro das cavernas, e que em certa medida, evitavam acidentes com os outros humanos que ali entrassem - era uma espécie de aviso também. Ainda hoje, cavernas pelo mundo possuem estes registros, e são objetos de estudos de arqueólogos e historiadores. As principais cavernas estão em países como Brasil, com o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, na Espanha, em Altamira e na França, em Lascoux. Agora, em folha de almaço ou sulfite, faça um desenho baseado nas artes rupestres que você irá ver na página seguinte, recriando, a seu modo, o desenho escolhido, entre os 3 abaixo. Pinte-o bem bonito. Capriche, e teremos uma arte rupestre feita por vocês. INGLÊS Professores José Mª e Charles Henrique - 7º Anos A e C Olá queridos alunos, espero que todos estejam bem, se cuidando, protegendo e tomando os cuidados devidos contra a Covid-19, trabalharemos juntos na disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês durante esse tempo de pandemia, fiquem atentos aos prazos de entregas das atividades. Quaisquer dúvidas podem me perguntar pelo email chprof12@gmail.com. Vocês devem copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data proposta com nome, número e série. ATIVIDADE 1 Traduza o texto abaixo e responda as questões a seguir em inglês: Social isolationStay at home. Every day we hear from people close to us, in the media or social networks, an intention to protect the community, summarized in the phrase: "Stay at home". At the moment, we still hear the phrase: "Stay at home, if you can".We all experience a significant change in our lives. The world has changed dramatically in the blink of an eye. A simple flirtation, or going to school, or to work, everyday practices that the individual often did not value because it was common and habitual became the object of conquest of most human beings.It is not easy to change who we are, it "materializes" in our behaviors and activities. What we do on a daily basis often defines us. Whenever we identify ourselves in the social environment, we seek to inform about our habits and customs. Some are lawyers and also surfers, jiu-jitsu fighters; others are nurses and like football and are always in a samba circle at the end of the day; Many of us are many things. And these are the things that make us "be". This "being" is a set of activities, crafts, behaviors that make up our persona. This is described by Carl Yung as the personality that the individual presents to others as real, but which, in fact, is a variant at times very different from the real one. 1 - Qual a importância da comunicação digital em tempos de pandemia? 2 - Por que devemos ter o distanciamento social e os cuidados de prevenção? 3 - Qual foi o País de origem do Coronavírus? 4 - RESPONDA EM PORTUGUÊS - De o significado dos termos abaixo: * lockdown = * home work = * home office = * prevention protocols = * home schooling = * bacterial pandemic = 5 - Escrever um texto de 15 linhas com o tema ''Como foi meu 2020 e como poderia ser sem a pandemia? ''Depois de escrever em português, não esqueça de traduzir o seu texto para o inglês''. Good Luck. Teacher Charles "INGLÊS" - Professora Denise - 7º Ano B Read the text. At The park Right now I am looking at a picture of Darla. She is not at home in the picture. She is at the park. She is sitting on a bench. She is eating her lunch. Some boys and girls are running on a patch in the park. A squirrel is sitting on the ground in front of Darla. The squirrel is eating a nut. Darla is watching the squirrel. She always watches squirrels when she eats her lunch in the park. Some ducks are swimming in the pond in the picture, and some birds are flying in the sky. A policeman is riding a horse. He rides a horse in the park every day. Near Darla, a family is having a picnic. They go on a picnic every week. 1.O que o eu lírico está olhando? 2.De acordo com o texto, onde Darla está localizada na foto? 3.O que Darla faz nesse local? 4.Quais ações o esquilo pratica na foto? a( ) comer b( ) dormir c( ) andar d( ) saltar 5.Qual é a ação dos pássaros retratada na foto? 6.Descreva as ações dos patos na imagem. 7. Quem está andando a cavalo na ? a-( ) A irmã de Darla b-( ) O amigo de Darla c-( ) Um policial d-( ) A prima de Darla 8.Quem são as pessoas perto de Darla na imagem? a( ) familia b( ) policial c( ) o chefe de Darla d( ) o vizinho de Darla 9.Qual ação essas pessoas estão praticando? a-( )brincando b-( ) fazendo piquenique c-( ) bebendo d-( ) festejando 10.Com que frequência essas pessoas praticam essa ação? LÍNGUA PORTUGUESA Professora Vanilde - 7º Ano A * Realizar as atividades abaixo do caderno Aprender Sempre, vol.1, 2021: Aula 1 - Hoje é dia D ler cartaz! Aula 2 e 3 - Vacinar e doar, é só começar! Aula 6 - Ler e compreender. ''LÍNGUA PORTUGUESA'' - Professora Geni Tereza - 7º Anos B C AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA FESTANÇA NA FLORESTA Foi assim: os animais das matas até que estavam ocupados e calmos em relação a seus deveres, pois o dever do animal é existir. Mas eis senão quando surgiu no ar um boato que logo se espalhou alvissareiro num diz que-diz assanhado. Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá. Como o sabiá, a quanto se sabe, canta pelo mero prazer de cantar, ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade. E - de repente - começou a chover convite para a tal festança. Quem convidava não dizia quem era, mas todos desconfiaram que a ideia vinha da rainha das selvas brasileiras, a onça, mandachuva que era. Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade. Até a mãe-coruja, que de tão séria e sábia até óculos usava, foi convidada com os seus filhotes. Quanto às filhas do macaco, doidas para namorar e enfim casar, enfeitaram-se tanto e com tantas bugigangas que pareciam umas - é isso mesmo, pareciam umas verdadeiras macacas. E quem pensa que a cobra faltou por ser tão nojenta está enganado: apareceu fazendo salamaleques com o corpo escorregadio para chamar atenção. A noite estava toda iluminada por milhares de vagalumes, pela lua silenciosa e pelas estrelas úmidas. Quanto à orquestra, fiquem certos de que era da melhor qualidade: uma turma de tucanos encarregou-se de tocar em valsa os mais belos grunhidos da mata. Clarice Lispector. QUESTÃO 1 No primeiro parágrafo do texto, lemos: "Foi assim". Que fato foi narrado a partir dessa confirmação? ( ) a) O início dos preparativos para a festança que se realizaria na floresta. ( ) b) A chegada dos filhotes da mãe-coruja. ( ) c) O ataque que a onça planejava fazer contra os bichos da floresta. ( ) d) Os preparativos para o casamento das filhas do macaco. ( )e) O ensaio do canto do sabiá, já que ele seria responsável por espalhar o convite para a festa. QUESTÃO 2 No trecho "E - de repente - começou a chover convite para a tal festança", o significado da expressão em destaque é: ( )a) poucos convites foram distribuídos. ( )b) muitos convites foram distribuídos. ( )c) os convites não seriam distribuídos. ( )d) os convites não chegaram a seus destinatários. ( )e) nem todos os animais receberiam o convite para a festança. QUESTÃO 3 Observe os usos que a autora faz da palavra até em um trecho do texto: Até (1) a mãe-coruja, que de tão séria e sábia até(2) óculos usava, foi convidada com os seus filhotes. • Assinale a alternativa correta: ( )a) Em (1), a ideia é de causalidade: entre todos os animais,até a coruja e seus filhotes foram convidados. Em (2), a ideia é de inclusão: de tão séria e sábia, até óculos usava. ( ) b) Em (1), a ideia é de inclusão: entre todos os animais, até a coruja e seus filhotes foram convidados. Em (2), a ideia é de causalidade: de tão séria e sábia, até óculos usava. ( ) c) Em (1) e em (2), a ideia é de causalidade: entre todos os animais, até a coruja e seus filhotes foram convidados e, de tão séria e sábia, até óculos usava. ( ) d) Em (1) e em (2), a ideia é de inclusão: entre todos os animais, até a coruja e seus filhotes foram convidados e, de tão séria e sábia, até óculos usava. ( )e) Em (1) e (2) não é possível determinar os usos que a autora faz da palavra até. QUESTÃO 4 A rotina em que viviam os animais na floresta é quebrada e logo surge para o leitor a ideia de um possível conflito. Que expressão do texto faz essa revelação? ( )a)E - de repente - começou a chover convite para a tal festança. ( )b)[...] pois o dever do animal é existir. ( )c)Mas eis senão quando. ( )d)[...] ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade. ( )e)Foi assim. QUESTÃO 5 O texto lido pertence a que gênero textual? Justifique sua resposta. QUESTÃO 6 Que tipo de narrador encontramos no texto lido? Justifique sua resposta. QUESTÃO 7 Determine o espaço do texto. QUESTÃO 8 Retire do último parágrafo o que se pede: a) os substantivos b) os adjetivos c) os artigos MATEMÁTICA MATEMÁTICA - 7º Anos A B Assistir as Aulas do Centro de Mídias e responder a Apostila Aprender Sempre de matemática MATEMÁTICA Professora Izilda - 7º Ano C Resolver e elaborar situações- problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores. Resolva as atividades do Caderno do Aluno - APRENDER SEMPRE • Sequência de atividades 1 • Observe as atividades e relate o que foi estudado em cada uma delas. Houve dificuldades em resolver? Quais? PROJETO DE VIDA "PROJETO DE VIDA" - Professora Ângela Maria - 7º Ano A Leia atentamente o Verso abaixo: Poema A chuva que cai com tanto frescor e molha a terra e alegra a flor. Só pode ser boa, ser forte e ser bela se cada gotinha fizer parte dela. Meu verso da 5°ano. (Mary Gea) Nunca fez tanto sentido esse verso. Mas, hoje, após 3 dias de queimada..." A chuva que cai com tanto frescor e molha a terra e alegra a flor. Hoje, lembro -me do verso que escrevi, quando cursava o 5° ano. Após 3 dias de * bushfire e 71 casas terem sido queimadas. A chuva trouxe o alívio que estávamos precisando em Perth ( Austrália). 1-Escreva sobre uma Atividade que você fez no seu 4° ano, que chamou a sua Atenção. (Pode ser na aula de Ciências, Português, Arte, Informática ou outra). 2-Você sabe o que é bushfire? Olhe as Imagens e Identifique "PROJETO DE VIDA" - Professora Rosana Attico - 7º anos B C Assista ao vídeo de boas vindas: https://www.youtube.com/hashtag/bemvindoasaulas Escreva um pequeno texto: Cada aluno deve falar um pouco de si, seu nome completo, como foi a fase de quarentena, como se organizou em seus estudos durante esse período e quais as maiores dificuldades que passou no período da quarentena. Responda as perguntas de forma escrita em folha separada para entregar à coordenadora Daniela na semana em que estiver presencialmente na escola ou de forma digital enviando para o e-mail: rosanaattico@professor.educacao.sp.gov.br TECNOLOGIA Professor Marcos - 7º Anos A B C CONCEITO E USO DA TECNOLOGIA Pode-se definir tecnologia como a aplicação das descobertas da ciência aos objetivos da vida prática. De fato, a ciência teve quase sempre um importante papel no desenvolvimento tecnológico, mas surge da conjunção da prática artesã com base da ciência (conhecer a propriedade do material na natureza e saber associa-los), assim da tecnologia prática (instrumentos) a tecnologia cientifica (equipamentos que associam instrumentos ). EXERCÍCIO PRÁTICO AVALIATIVO Nome ___________________________nº_______ série ________ Observe o uso da tecnologia: QUESTÕES: • A bicicleta pode ser considerada uma tecnologia? ( Sim ou Não )? • Pinte a Magali em uso de sua tecnologia (atividade para nota). (A IMAGEM SERÁ COLOCADA NO GRUPO DO WHATSAPP PARA QUE VOCÊS POSSAM IMPRIMIR E PINTAR) • O uso desta tecnologia pode ser benevolente ( boa ) ou malevolente, você já viu alguém fazendo um mal uso de uma bicicleta? (lembre toda tecnologia pode ter uso positivo ou negativo , depende de quem usa). ELETIVAS Professora Andrea Potenza 7º Anos A B C 1. O que é Cidadania e por que ela é importante? 2. O conceito de Cidadania surgiu na sociedade grega a muito tempo atrás. Procure na internet quem era considerado cidadão na Grécia Antiga (não esqueça de colocar o link do site que você encontrou a resposta). 3. Escreva o que é Democracia e por que ela é importante na nossa sociedade. 4. Como o Estado pode garantir o exercício da Cidadania Plena? 5. Explique o que é a Cidadania Formal. Sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, responda: 6. Segundo essa lei, quem é considerado deficiente? 7. Quais são os direitos das pessoas com deficiência? 8. As crianças com Deficiência Física podem realizar atividades escolares como outras crianças (sem essa deficiência)? Por quê? 9. Quais recursos tecnológicos que podem auxiliar a pessoa com Deficiência a realizar tarefas diárias? 10. Porque é importante a incorporação de personagens com deficiência nos quadrinhos/desenhos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.