sábado, 1 de maio de 2021

ETAPA 2 1º BIM 8º ANOS 2021

 E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS 1º BIMESTRE 2021( 2ª ETAPA) Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos ✓Instruções para realização das atividades a serem feitas: ✓Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. ✓As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. ✓Estaremos entregando a ADE (Avaliação Diagnostica de Entrada) deverá ser feita e devolvida no dia : 29/03= 6ºanos e 7ºanos 30/03= 8ºanos e 9ºanos 8º anos - Ensino Fundamental II ARTE Professora Gisele – 8º Anos A B C D PARÓDIA: O que é isso? Paródia é uma releitura cômica de alguma composição musical, que frequentemente utiliza de ironia. È parecida com a obra original, e quase sempre, tem sentidos diferentes. NÃO ENTENDI? PARÓDIA, é quando você cria uma letra diferente, para uma música que já existe. Exemplo: Música” Asa branca” Paródia da música Asa Branca Quando olhei a terra ardendo Quando eu vim para São Paulo Com a fogueira de São João Tinha grande Multidão Eu perguntei a Deus do céu, uai Eu tive medo, a Deus do céu, uai "Por que tamanha judiação?" “ Por que tamanha aglomeração?” ATIVIDADE 1 – Em uma folha de sulfite, crie uma paródia em homenagem ao dia internacional da mulher. Escolha um ritmo ( música) de sua preferência. A homenagem pode ser para a mãe, vó, professora, tia, amiga... ATIVIDADE 2_ Grave um áudio cantando sua paródia. Não deixe de enviar para a professora de arte até dia 19/03 ATENÇÃO! ENVIAR O ÁUDIO DIRETAMENTE PARA PROFESSORA DE ARTE, PARA NÃO SOBRECARREGAR O GRUPO. CIÊNCIAS Professora Eliane Borelli - 8º Ano A Alunos do 8º ano A. De acordo com o estudado até o momento, tanto no presencial quanto pelo CMSP responda as questões a seguir: O que são fontes de energia renováveis e não renováveis? Usamos energia elétrica para várias coisas em nosso cotidiano, qual tipo de usina fornece a maior parte de energia que nós brasileiros consumimos? De acordo com o conteúdo “A eletricidade em nosso dia a dia”. Complete a tabela com equipamentos eletrônicos que são usados para cada situação destacada na tabela. Complete a tabela Proposta de classificação de aparelhos elétricos Aparelhos que são usados para... Aquecer Resfriar Cozinhar Iluminar Limpar Entreter Não esquecer de sua identificação na atividade por favor nome completo e série turma. GEOGRAFIA Professor José Junior 8º Ano A B Pesquise sobre a Origem e Finalidade da Rosa-Dos-Ventos ''GEOGRAFIA '' - Professora Marizete - 8º anos C e D Mapas Temáticos Mapas são representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a finalidade de apresentar informações da realidade; eles fazem parte da humanidade desde os tempos remotos. Os mapas temáticos são aqueles que focam num tema específico para apresentar as informações. Quando a ideia central é reunir somente alguns dados ou características sobre algo específico (vegetação, biomas, cultura, etc.), temos então os mapas temáticos. Normalmente, os mapas temáticos facilitam o entendimento dos dados. Por isso são acompanhados de legendas explicativas, cores e símbolos, os quais auxiliam na interpretação das informações apresentadas. Hoje em dia existem diversos tipos de mapas temáticos e com o avanço das técnicas de representação associados à tecnologia, eles são feitos com extrema precisão. Há diversos tipos de mapas temáticos: Mapa Físico: reúne diversas informações relacionadas com os aspectos físicos de algum local (relevo, altitude, hidrografia, etc). As cores do mapa indicam alguns aspectos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para indicar planaltos e montanhas; as cores mais escuras para indicar a altitude; e o verde para marcar planícies. Mapa da Vegetação: apresenta informações relacionadas com o tipo de cobertura vegetal de determinado local. Da mesma forma que no mapa físico, ele é repleto de cores e legendas que facilitam o entendimento do leitor. Mapa Político: reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados, capitais e cidades mais importantes. As cores também são muito importantes nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios. Mapa Econômico: reúne aspectos relacionados com o tipo de economia de cada região, ou seja, as atividades econômicas desenvolvidas em cada território (indústrias, comércio, serviços) pautadas nos setores da economia. Também pode apresentar informações sobre a PIB, o IDH, dentre outros. Mapa de Transportes: nesse caso, os mapas podem estar relacionados com as rodovias, ferrovias, metrôs, rios navegáveis, dentre outros. Geralmente contém legendas sobre as estradas bem como a distâncias entre alguns locais. Mapa Climático: reúne informações relacionadas com o tipo clima e os fenômenos meteorológicos que ocorrem em determinado local. Mapa Populacional: também chamado de mapa demográfico, esse tipo de mapa reúne informações relacionadas com a densidade demográfica de determinado local. Geralmente utilizam cores e legendas para indicar algum local com maior ou menor densidade. Baseado no conteúdo, responda as questões abaixo. Envie a atividade pelo e mail marijavier50@gmail.com ou entregue à coordenação da escola (não esqueça nome, numero e série). Caso tenha alguma dúvida, deixe-a no grupo de WhatsApps da sua turma. Não esqueça de mencionar o professor ou disciplina e, se ainda não fizer parte do grupo peça à coordenação que o/a adicione. 1.Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise? 2. Defina Mapas Temáticos 3. Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas? 4. Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto. a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul. b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul. c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes. d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes 5. Faça um resumo sobre as principais características dos mapas temáticos. HISTÓRIA Professora Gabriela - 8º anos A B C D Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada com nome , número e série. Renascimento O Renascimento foi uma época da Idade Moderna, no qual, a sociedade europeia estava buscando melhorar-se, social e culturalmente. As cidades voltaram a crescer, afinal, já não havia mais as invasões bárbaras; O comércio voltava também, afinal, com o financiamento feito pelos reis, que emprestavam moedas de ouro, as pessoas podiam voltar a comprar e vender, o que fez a economia Mercantilista se desenvolver plenamente. O conhecimento, a Ciência, e toda forma de pensar cresceu e prosperou, surgiram escolas, universidades e até a Medicina, antes proibida na Idade Média, passou a crescer e ser realmente presente na Europa; Com todo este conhecimento, a cultura e as Artes se renovaram, e destacamos então, os quatro maiores nomes do Renascimento, são eles: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello e Raphael, que por criarem obras exuberantes e muito caras, tinham como maiores compradores a Igreja Católica. Exercícios 1. Diga, quais foram as principais mudanças sociais e culturais que surgiram durante o Renascimento, na Europa. 2. Quem era o maior comprador dos quadros dos artistas renascentistas? 3. Pesquise, a obra de arte de Leonardo Da Vinci, Monalisa e faça uma releitura dela, ou seja, crie seu desenho (versão) desta obra-prima do Renascimento. MATEMÁTICA Professora Izilda - 8 ˚ ANO A As atividades devem ser realizadas justificando a alternativa selecionada, ou seja, registre o cálculo ao lado, 1) Escreva, na forma irredutível , a razão do primeiro para o segundo número: a) 4 e 16 b) 38 e 19 c) 100 e 48 d) 60 e 24 2 – Numa prova de 100 testes, um garoto acertou 75. A razão do número de erros para o número de acertos é: a) 13 b) 34 c) 14 d) 3 3 – Calcule o valor de x nas proporções a) 812= ��3 b) 63�� = 24 36 3 – Em uma caixa, a razão entre o número de maçãs e o número de laranjas é 3 : 2. Se o número de maças é 36, então o numero de laranjas é: a) 12 b) 18 c) 24 d) 30 4 – Resolva os problemas e indique se são diretamente ou inversamente proporcionais a) Uma fábrica engarrafa 3000 refrigerantes em 6 horas. Quantas horas levará para engarrafar 4000? b) Quatro marceneiros fazem um armário em 18 dias. Em quantos dias 9 marceneiros fariam o memo armário? EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 8º Ano A Utilize o caça palavras para completar o texto e conhecer mais sobre o Voleibol. O voleibol e vôlei é um _ _ _ _ _ _ _ praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada horizontalmente sobre a linha central. O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a _ _ _ _ por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário. O vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No total, são 12 jogadores. Existem ainda 6 jogadores reserva. Cada jogador tem uma _ _ _ _ _ _ _ dentro da quadra, a qual apresenta uma ordem de _ _ _ _ _ _ _, três jogadores posicionam-se perto da rede e três jogadores posicionam-se na linha de trás. Os fundamentos do vôlei são: Saque, _ _ _ _ _ _ _ _, Levantamento, Ataque e Bloqueio. Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O _ _ _ _ _ _ _ _, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da _ _ _ _ e dentro da quadra de seu adversário As regras do voleibol incluem diversas _ _ _ _ _ _ no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola _ _ _ _ vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo, quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários, toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola, rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a _ _ _ _ _ _ comete falta, rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas próximas da rede, o jogador comete falta. Caça Palavras As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal e vertical, sem palavras ao contrário. Professor Isael - 8º Ano B C D Tema: Esportes Objeto de conhecimento: Esporte de rede/Parede Atividade 1 Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3; No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais. Atividade 2 – O VOLEIBOL VOCÊ PESQUISOU, RESPONDEU E APRENDEU NAS ATIVIDADES ANTERIORES AS POSICÕES (RODIZIO) E SISTEMAS DE JOGO NA QUADRA DE VOLEIBOL CERTO? AGORA RESPONDA: 1. Quais foram as dificuldades encontradas para aprender as posições de quadra? Justifique. 2. Quais foram às dificuldades apresentadas nos sistemas de jogo? Em qual você sentiu mais facilidade? Justifique. 3. Quais são os elementos técnicos e táticos do voleibol? Você já percebeu sua aplicabilidade durante o jogo? Em que momento? 4. Como você organizaria seu time em quadra? Explique: 5. Você aprendeu com diferentes elementos do voleibol e algumas formas de organização em quadra. Refletindo sobre; em quais aspectos você encontrou mais dificuldade? Para aprender, é muito importante seu envolvimento com as atividades propostas. Faça uma reflexão sobre como você se dedicou durante todo o aprendizado e proponha, registrando em seu caderno, ações que perceba que pode melhorar. Habilidades: (EF08EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro, técnico, esquemas táticos e fruir os esportes de rede/parede, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco. ELETIVAS Professor Kleber – 8º ano A Questões 1 - Nas aulas anteriores estudamos a identidade sendo aplicada a técnica do psicodrama, ou a identidade é o pertencimento de unicidade do sujeito diante dos outros , nós precisamos dos outros para saber quem somos, assim a técnica no psicodrama nos ajuda a se relacionarmos melhor , lidar com a timidez , ser espontâneo , desenvolver a oralidade, perceber a si mesmo etc. com isto escreva em poucas palavras o que você entendeu da primeira semana de aula de eletiva e como ela repercute em sua vida ? 2 – Escolha abaixo um dos itens que expressam o Psicodrama e conceitue – o : Empatia espontaneidade tele - sensibilidade fase do ego auxiliar criatividade 3 – Quem foi o autor precursor do psicodrama ? 4 – Quais são as três técnicas trabalhadas no psicodrama ? ELETIVAS - Professora Sueli - 8º anos B C D Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada com nome , número e série. Ética, princípios e valores Para entendermos os princípios e valores éticos é necessário entender o que é ética. Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo de agir de um grupo social. De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas. Hoje várias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo social, como a ética médica, ética pública ou mesmo a ética de uma empresa. A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos. Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando: É ser honesto, solidário e justo. Ser uma pessoa de caráter. Atividades: 1) Escreva o que você entendeu sobre o que é ser ético. 2) Você se considera uma pessoa ética? Justifique. 3) Faça uma pesquisa resumidamente explicando o que é a moral. 4) Como podemos ser éticos em nossa sociedade? PROJETO DE VIDA Professor Kleber – 8º Ano A Questões 1 Atualmente estamos passando por um período difícil aonde há crise econômica, greves , pandemia mundial, desemprego , inflação alta , com isto escreva o que sou e deverei ser na sociedade brasileira diante da crise ? 2 Quais são seus objetivos frente a uma profissão ? 3 Buscando se conhecer melhor , escreva como você realizara seus objetivos ? 4 Você já notou quais pensamentos interferem você atingir seu projeto de vida, quais são eles ? PROJETO DE VIDA - Professora Ângela Maria – 8º Ano B Competência Socioemocional: empatia- Iniciativa social REDE SOCIAL MUITA GENTE SE EMOCIONA COM O TRABALHO SOCIAL DE GUSTAVO SILVESTRE ELE SEMPRE SONHOU SEGUIR A PROFISSÃO QUE EXERCE HOJE. SEU PROJETO DE VIDA AUXILIA OUTROS A BUSCAR UMA NOVA CHANCE NA VIDA. Pesquise: 1-QUEM É GUSTAVO SILVESTRE? 2- QUAL FOI O INCENTIVO QUE ELE RECEBEU DA MÃE? 3- QUAL FOI A PROPOSTA QUE ELE RECEBEU EM 2015? POR QUEM? 4-O QUE é FASHION WEEK? 5- O PROJETO DE VIDA DE GUSTAVO SILVESTRE SURPREENDEU A MUITA GENTE? EXPLIQUE 6- VOCÊ CONHECE OUTRA HISTORIA DE SUPERAÇÃO? REGISTRE EM SEU CADERNO E ILUSTRE AS AÇÕES, AS QUE CHAMARAM SUA ATENÇÃO. BOA SORTE! PROFESSORA ÂNGELA MARIA/2021 PROJETO DE VIDA – Professor Charles Henrique – 8º Anos C D Escreva uma carta para você do passado contando algo, seja livre para expressar uma opinião, contar algo, pedir algo para você do passado. Depois você criará uma carta para você do futuro, como se fosse uma capsula do tempo, essa carta será entregue a você no final do ano, seja livre para pedir algo ao futuro e contar coisas do presente. Dúvidas podem me contatar através do email chprof12@gmail.com INGLÊS Professor Charles Henrique – 8º Ano A 1) COLOQUE O TEXTO ABAIXO EM PORTUGUÊS (USE O VOCABULÁRIO PARA TRADUZIR): My Family Hi. My name is Peter, I am twelve years old. I am from new York city. This is my family: This is my father, his name is Paul. He is a Teacher. My mother’s name is Catherine, she is a dentist. This is my syster, her name is Sandra. The little boy is my brother Daniel, the name of my black and white dog is Bobby. VOCABULARY MY- meu/ minha NAME – nome TWELVE YEARS OLD –doze anos FROM – de CITY OF NEW YORK CITY – cidade de Nova York HIS IS – Esta é/ Este é HE IS – dele A – um/ uma MY MOTHER´S NAME – Nome da minha mãe HER – Dela THE- o/ a/ os/ as LITTLE – pequeno BOY – menino BROTHER – irmão AND – e OF –do DOG- Cachorro 2) ASSOCIE A FRASE EM INGLÊS COM A SUA TRADUÇÃO A) She Was Sick Yesterday B) We Were in the same class last year. C) I was tired after a long day at work. D) The weather was beautiful yesterday. E) The children were hungry after so much physical exercises. F) They were nervous on the first day of school. ( ) EU ESTOU CANSADO APÓS UM LONGO DIA TRABALHANDO. ( )ELES ESTAVAM NERVOSOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA. ( )O TEMPO ESTAVA LINDO ONTEM. ( )NÓS ESTAVAMOS NA MESMA CLASSE ANO PASSADO. ( )ELA ESTAVA DOENTE ONTEM. ( )AS CRIANÇAS ESTAVAM FAMINTAS DEPOIS DE TANTO EXERCICÍO FÍSICO. 3) AGORA DESENHE A FAMILIA DO PETER, COMO VOCÊ IMAGINOU, DE ACORDO COM A TRADUÇÃO QUE VOCÊ FEZ. 4) FAÇA A TRADUÇÃO COM A AJUDA DO VOCABULÁRIO E RESPONDA AS QUESTÕES: My favourite Activity is to make cupcakes. I like doing this activity because it is fun and I love to eating. My delicious cupcakes, when they are done. I really love dark chocolate cupake with peanut butter frosting. Usually I am alone when I make cupcakes. I make cupcakes on weekends. I do this activity in my kitchen at my house. When I make cupcakes, I fell really good, calm and very happy. VOCABULARY MY – meu TO MAKE – fazer CUPCAKE – cupcake (bolinho) LIKE – gostar DOING – fazer BECAUSE – porque IT IS – é FUN- divertido AND- e TO EATING – comer WHEN – quando THEY ARE- eles estão DONE- feitos REALLY – realmente DARK CHOCOLATE – chocolate escuro FEEL - SINTO PEANUT BUTTER FROSTING- manteiga de amendoim gelada ALONE- sozinha ON WEEKENDS – nos finais de semana I DO – eu faço KITCHEN – cozinha 5) ASSOCIE A WH-QUESTION COM SUA TRADUÇÃO WHO quando WHERE quem WHEN onde HOW o que/ qual WHAT como WHICH qual 6) AGORA FAÇA O DESENHO DO CUPCAKE QUE VOCÊ IMAGINOU QUANDO FEZ A TRADUÇÃO DO TEXTO. INGLÊS - Professor José Maria – 8º Ano B C D Copie o texto acima e responda as questões abaixo: TECNOLOGIA Professor Kleber – 8º Ano A Questões 1 - A web ou internet , divulga informações que você confia ? 2 - Como posso acreditar nas notícias da web ? 3 - O que é Fake News ? 4 - Por que as pessoas divulgam notícias falsas ? 5 – Agora que refletimos sobre as informações vinculadas na internet , escreva o que mudou em sua vida frente ao conteúdo acima ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.