E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS - 1º BIMESTRE 2021 Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Instruções para realização das atividades a serem feitas: Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. Faça com capricho e dedicação . 8º anos - Ensino Fundamental II ARTE Professor Gisele - 8º A,B,C,D Antes da popularização da fotografia na segunda metade do século XIX, artistas eram contratados para retratar reis ou pessoas influentes na sociedade. Os modelos tinham que ficar imóveis durante horas, para que o artista pintasse essas obras. Buscando expressar seus sentimentos e mostrar características de sua sociedade e de sua época, muitos artistas usaram como tema central retratar a si mesmo. A artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) dedicou-se, ao longo de sua vida, a pintura de autorretrato. Com os avanços das técnicas da fotografia, os álbuns de família tornaram-se um hábito da classe média no século XX. Após a invenção das câmeras digitais e, com o acesso de um número cada vez maior de pessoas aos celulares que incluem esse recurso, a imagem fotográfica se tornou instantânea e acessível a muitos. Hoje, graças à tecnologia, muitas pessoas podem fazer e divulgar as chamadas selfies, e através do compartilhamento instantâneo de suas aventuras cotidianas, geraram um novo sentido para o autorretrato. ATIVIDADE 1- Observe com atenção o autorretrato de Frida Kahlo, e faça algumas intervenções. Mude o cabelo , os brincos e a roupa. ATIVIDADE 2 - Agora é a sua vez de fazer seu autorretrato. Olhando -se no espelho ou uma foto , desenhe a si próprio. Use a imaginação para preencher o fundo , criar detalhes com os quais se identifique. Observação - fazer em duas folhas ( sulfite) separadas. Não esqueça de preencher todo espaço e colocar nome e série. CIÊNCIAS Professora Eliane Borelli - 8º Ano A Vacinas As vacinas estão entre os produtos biológicos mais seguros, eficazes e com relação custo-benefício mais favorável. Permitiram a erradicação mundial da varíola e da poliomielite no hemisfério ocidental. No Brasil as doenças evitáveis por vacina estão em franco declínio, com diminuição drástica dos casos de sarampo, difteria, tétano e coqueluche. Para a obtenção destes resultados foram fundamentais a utilização de vacinas de qualidade adequada e coberturas vacinais amplas. Assista a tele-aula indicada no link abaixo que pode auxiliar na ampliação do conhecimento sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=baOVy0xGeb8 Responda as questões propostas. 1) Conceitue vacina. 2) Quem inventou a vacina? 3) Discorra sobre a importância da vacina. 4) Cite pelo menos duas doenças que ainda não existe vacina. 5) Em qual sistema do nosso corpo a vacina vai agir? "CIÊNCIAS" - Professora Karen - 8º Anos B C D Processos de propagação de Calor Para que aconteça a troca de calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação. Condução térmica A condução térmica é um processo de transferência de calor que ocorre principalmente nos sólidos e só acontece em meios materiais. A transferência de calor entre os corpos pode ocorrer por meio de três processos, que são: condução, irradiação e convecção térmica. A condução térmica depende do material de que um determinado objeto é feito. Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos. Já os materiais que transmitem facilmente calor de um corpo para o outro são considerados bons condutores térmicos. As caixas de isopor e os recipientes de plástico são utilizados para conservar a temperatura dos alimentos. Como são isolantes térmicos, esses materiais evitam as trocas de calor entre o alimento e o meio externo, e a temperatura mantém-se constante por muito mais tempo. Os bons condutores térmicos apresentam um arranjo atômico ou molecular que tem a propriedade de transferir calor para os átomos ou moléculas em suas proximidades até que todo o objeto entre em equilíbrio térmico. Para compreender melhor, tomemos como exemplo uma barra metálica. Aproximando-se uma das extremidades dessa barra de uma fonte de calor, as moléculas recebem energia e passam a vibrar com maior intensidade. Essa movimentação é transmitida para as moléculas de sua vizinhança, que também passam a vibrar e continuam transferindo energia até alcançar a outra extremidade da barra. Nos dias frios, usamos roupas feitas de lã, porque esta atua como isolante térmico, evitando que o nosso corpo perca calor para o ambiente. A radiação térmica, também conhecida como irradiação é o processo mais importante, pois sem ela seria praticamente impossível haver vida na Terra. É por irradiação que o calor liberado pelo Sol chega até a Terra. Outro fator importante é que todos os corpos emitem radiação, ou seja, emitem ondas eletromagnéticas, cujas características e intensidade dependem do material de que é feito o corpo e de sua temperatura. Portanto, o processo de emissão de ondas eletromagnéticas é chamado de irradiação. A garrafa térmica é um bom exemplo de irradiação térmica. Na parte interna da garrafa de vidro com paredes duplas, há quase um vácuo entre elas. Isso dificulta a transmissão de calor por condução. As partes interna e externa da garrafa são espelhadas para evitar a transmissão de calor por irradiação. A convecção térmica é a forma de transferência de calor comum para os gases e líquidos. Exemplo: Ao colocar água para ferver, a parte que está próxima ao fogo será a primeira a aquecer. Quando ela aquece, sofre expansão e fica menos densa que a água da superfície, sendo assim, ela desloca-se para ficar por cima, enquanto a parte mais fria e densa move-se para baixo. Esse ciclo repete-se várias vezes e forma uma corrente de convecção, que é ocasionada pela diferença entre as densidades, fazendo com que o calor seja transferido para todo o líquido. ATIVIDADES • (Unicamp 2016) Um isolamento térmico eficiente é um constante desafio a ser superado para que o homem possa viver em condições extremas de temperatura. Para isso, o entendimento completo dos mecanismos de troca de calor é imprescindível. Em cada uma das situações descritas a seguir, você deve reconhecer o processo de troca de calor envolvido. I. As prateleiras de uma geladeira doméstica são grades vazadas, para facilitar fluxo de energia térmica até o congelador por __________ II. O único processo de troca de calor que pode ocorrer no vácuo é por __________. III. Em uma garrafa térmica, é mantido vácuo entre as paredes duplas de vidro para evitar que o calor saia ou entre por __________. Na ordem, os processos de troca de calor utilizados para preencher as lacunas corretamente são (A) ( ) condução, convecção e radiação. (B) ( ) condução, radiação e convecção. (C) ( ) convecção, condução e radiação. (D) ( ) convecção, radiação e condução. • A figura a seguir mostra, em corte lateral, uma caixa de isopor revestida de alumínio com carnes no seu interior. Assinale a alternativa que completa as lacunas das frases a seguir. A caixa de isopor funciona como recipiente adiabático. O isopor tenta __________ a troca de calor com o meio por __________ e o alumínio tenta impedir __________. (A) ( ) impedir -convecção -irradiação do calor. (B) ( ) facilitar -condução -convecção. (C) ( ) impedir -condução -irradiação do calor. (D) ( ) facilitar -convecção -condução. 2. Uma garrafa térmica foi construída de forma a diminuir as trocas de calor com o ambiente que podem ocorrer por três processos: condução, convecção e radiação. Dentre as suas várias características, podemos citar: I. a ampola interna da garrafa é feita de plástico. II. a ampola possui paredes duplas, e entre essas paredes, efeito vácuo. III. a superfície interna da ampola é espelhada. Assinale a alternativa que corresponde ao processo que se quer evitar usando as características citadas acima. (A) ( ) I - radiação; II - condução e convecção; III - convecção. (B) ( ) I -condução e radiação; II -convecção; III -condução. (C) ( ) I - convecção; II - condução; III - radiação. (D) ( ) I - condução; II - condução e convecção; III - radiação. GEOGRAFIA Professor José Junior 8º Ano A B O meio urbano A divisão do trabalho entre o campo e a cidade O meio urbano é o espaço constituído pela cidade. Diferencia-se do meio rural, que é o espaço constituído pelo campo. No entanto, o espaço urbano e o espaço rural dependem um do outro e se complementam. Enquanto o campo se dedica às atividades primárias (extrativismo e agropecuária) , a cidade dedica-se às atividades secundárias (industrias) e terciarias (comércios e serviços). Há cerca de 10.000 anos, o homem aprendeu a domesticar animais e a cultivar plantas. A partir de então, ele pode se fixar em um determinado lugar e, assim., tornou-se sedentário. Durante muitos séculos, a prática da pecuária e da agricultura, que se desenvolvia no campo, apenas garantia a sobrevivência do grupo social, sem permitir a acumulação de recursos. Com o tempo, os grupos humanos começaram a obter um excedente de alimentos e outros produtos, como peças artesanais, roupas e etc. Ou seja, depois que os bens obtidos com a produção eram distribuídos entre todos os membros da comunidade, ainda sobrava uma parte. Até conseguir o excedente econômico, praticamente todos os membros de um mesmo grupo social trabalhavam na terra, cultivando-a ou cuidando do gado, além de praticarem a caça, a pesca ou o extrativismo vegetal. Depois disso, deixou de ser necessário que todos se dedicassem ás atividades manuais. Assim embora a maioria das pessoas continuasse no campo, dedicando à produção de alimentos e a criação de gado, pela primeira vez uma minoria começou a executar outras atividades, tornando-se, por exemplo comerciantes, sacerdotes, militares ou administradores. Essas novas atividades já não eram desenvolvidas no campo, mas na cidade o novo espaço geográfico que muito lentamente passaria a reunir pessoas, habitações e outras edificações, como igrejas, mercados, palácios, etc.. Em resumo, foi assim que, há milhares de anos. surgiu a divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade. O campo se especializou na produção de alimentos e de matérias primas, que em grande parte eram enviadas para a cidade. Esta por sua vez se especializou na atividade comercial, na atividade político administrativa e na fabricação de bens econômicos, inicialmente através do artesanato, depois através da manufatura e por fim da fábrica ou indústria moderna. Na verdade a divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade foi definitivamente consolidada com a Revolução Industrial. Isso porque a atividade industrial, desenvolvia a concentrada na cidade, passou a comentar as atividades econômicas da sociedade moderna, o que resultou nos espaços urbanos industriais que tão bem caracterizam o atual espaço geográfico mundial. Responda O MEIO URBANO-A DIVISÃO DO TRABALHO ENTRE O CAMPO E A CIDADE • Que atividades ajudam a caracterizar o campo? • Qual a diferença entre atividades secundárias e terciárias? • O que torna possível ao homem a sua fixação num lugar? • Diferencie nômade de sedentário • O que permitiu aos grupos humanos conquistarem mais do que apenas a própria sobrevivência? • Quais eram as atividades que garantiam a sobrevivência dos 1ºs grupos humanos? • Quais atividades de trabalho passaram a surgir nas cidades? Onde eles realizavam esses trabalhos|||? • Complete: • O ...........................................se especializou na produção de alimentos e de matérias primas que ajudavam a sustentar as ......................................... • Nas cidades os bens econômicos foram produzidos inicialmente através do...........................,depois com a ...............................e agora pelas........................................ • A divisão territorial do trabalho entre campo e cidade foi consolidada pela.............................. ''GEOGRAFIA '' - Professora Marizete - 8º anos C e D Eu, sou a professora Marizete de Geografia; estou trabalhando home office; por motivo de saúde. remotamente acompanhando e lecionando para vocês; quero reafirmar meu desejo de boas-vindas. "Quando damos boas-vindas para alguém demonstramos a alegria de um reencontro ou a expectativa do início de uma nova amizade. A proximidade faz com que as almas se toquem e por um momento e dividam entre si a deliciosa sensação de estar diante de uma pessoa que naquele momento faz parte de nossa vida." (Luis Alves) É um prazer estar com vocês, mesmo que remotamente; quero desejar que todos sejam muito bem-vindos e como falar nesse momento tão difícil, a verdade é que, para não dizer ninguém, pouquíssimas pessoas imaginavam uma pandemia com as proporções que a COVID-19 tem alcançado nos últimos meses. Como consequência disso, praticamente organização nenhuma estava preparada para lidar com as consequências naturais impostas pelo distanciamento e isolamento social. onde as mudanças não têm relação apenas com a contenção da pandemia e segurança com a saúde, a solidão, o desemprego, à relação com o luto. Muitos alunos podem ter perdido entes queridos ou alguns conhecidos. Para muitos pode ter sido a primeira vez de ter que lidar com a morte. Por isso, temos que falar em superação, e nada melhor que de texto Magnus Souza Fernandes: SUPERAÇÃO Aprendi com a vida que, se quisermos continuar vivendo sem ser vencido pelas circunstâncias da vida, é preciso superá-las: a perda de um grande amigo, um sonho que não é mais possível, um grande amor perdido, a vontade louca de um suicídio. Aprendi que quando não se pode superar algo este algo pode nos deixar adoecido, por isso é necessário superar também a perda de um ente querido e deixar para tras o passado que foi perdido, verdadeiramente superar é preciso! Uma palavra contraria uma crise financeira, até a traição de um amigo. Superar até seus próprios limites, até mesmo isso é preciso, superar várias noites de insônia e pensamentos que são mesmo uma loucura. É necessário superar tudo aquilo que é preciso para mantermos a vida no seu devido equilíbrio para que não sejamos derrotados e vivermos uma vida sem sentido. Após a leitura, faça um relato ou desenho das coisas que mais marcaram nesse período de isolamento. HISTÓRIA Professora Gabriela - 8º anos A B C D Revisão de Conteúdos Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada. As Reformas Religiosas Durante a idade Moderna, seguindo a lógica do Renascimento, outras mudanças significativas, ocorreram na Europa. As monarquias, também conhecidas como Estados Nacionais estavam se formando, e o conhecimento estava em franco crescimento. Com isso, quem perdia poder e controle, era a Igreja. Revoltado com os desmandos católicos, um monge alemão (também católico) chamado Martinho Lutero, começou uma série de atos que acabou por dar origem, ao que chamamos de Reforma Protestante ou Luteranismo. As missas católicas eram feitas em latim, e com os padres de costas para as pessoas. Lutero, na tentativa de aproximar os fiéis, que nada entendiam das missas, traduziu a Bíblia para o idioma de seu povo, o alemão, para que todos pudessem entender as palavras de Deus. Passou a ler esta Bíblia nas praças, para cada vez mais pessoas, que, ao perceberem que o livro sagrado não falava sobre o pagamento de indulgencias (venda do perdão de pecados), dízimo ou venda de terrenos no Céu, deixaram de pagar estes tributos, o que gerou revolta do alto Clero. O papa do período, Leão X, chamou Lutero até Roma, sede católica no período, e o ameaçou de excomungá-lo (expulsar da Igreja), caso ele não parasse de colocar a população "contra" os domínios absurdos católicos. Lutero resistiu, pois via sua luta como justa e necessária, e assim, nasceu a segunda religião Cristã do mundo, a Igreja Protestante, conhecida hoje, como evangélica. Publicou ainda, 95 teses sobre suas ideias religiosas. As duas religiões, apesar de ambas serem cristãs e monoteístas, seguiram caminhos diferentes, no que diz respeito a cobrança dos impostos e o uso de imagens. No mesmo período do Luteranismo, ainda nasceram correntes como o calvinismo na França e o Anglicanismo, na Inglaterra, que veremos nas próximas atividades. Atualmente, a Igreja Católica reconhece e pede perdão por seus desmandos na Idade Média e Moderna, e os tributos obrigatórios não existem mais, exceção do Dízimo, que apesar de ainda existir, é facultativo, não obrigatório e sem valor estipulado. Atividades: 1) Quem foi e o que fez Martinho Lutero? 2) Como eram rezadas as missas católicas na Idade Média e Moderna? 3) O que eram as "indulgências"? Como funcionavam? 4) Por que as atitudes de Lutero incomodavam a Igreja? Explique. 5) Quais foram as outras religiões que surgiram no mesmo período? 6) Procure as "95 Teses", leia-as e registre em sua pesquisa, apenas duas delas, as que mais tenham te chamado atenção, e diga o motivo da escolha. INGLÊS Professores Ana Paula, José Mª e Charles Henrique - 8° ANOS A B C D Olá queridos alunos, espero que todos estejam bem, se cuidando, protegendo e tomando os cuidados devidos contra a Covid-19, trabalharemos juntos na disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês durante esse tempo de pandemia, fiquem atentos aos prazos de entregas das atividades. Quaisquer dúvidas podem me perguntar pelo email chprof12@gmail.com. Vocês devem copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data proposta com nome, número e série. ATIVIDADE 1 Traduza o texto abaixo e responda as questões a seguir em inglês: Social isolationStay at home. Every day we hear from people close to us, in the media or social networks, an intention to protect the community, summarized in the phrase: "Stay at home". At the moment, we still hear the phrase: "Stay at home, if you can".We all experience a significant change in our lives. The world has changed dramatically in the blink of an eye. A simple flirtation, or going to school, or to work, everyday practices that the individual often did not value because it was common and habitual became the object of conquest of most human beings.It is not easy to change who we are, it "materializes" in our behaviors and activities. What we do on a daily basis often defines us. Whenever we identify ourselves in the social environment, we seek to inform about our habits and customs. Some are lawyers and also surfers, jiu-jitsu fighters; others are nurses and like football and are always in a samba circle at the end of the day; Many of us are many things. And these are the things that make us "be". This "being" is a set of activities, crafts, behaviors that make up our persona. This is described by Carl Yung as the personality that the individual presents to others as real, but which, in fact, is a variant at times very different from the real one. 1 - Qual a importância da comunicação digital em tempos de pandemia? 2 - Por que devemos ter o distanciamento social e os cuidados de prevenção? 3 - Qual foi o País de origem do Coronavírus? 4 - RESPONDA EM PORTUGUÊS - De o significado dos termos abaixo: * lockdown = * home work = * home office = * prevention protocols = * home schooling = * bacterial pandemic = 5 - Escrever um texto de 15 linhas com o tema ''Como foi meu 2020 e como poderia ser sem a pandemia?''Depois de escrever em português, não esqueça de traduzir o seu texto para o inglês. LÍNGUA PORTUGUESA Professora Vanilde - 8º Anos A B C D * Realizar as atividades abaixo do caderno Aprender Sempre, vol 1, 2021: Aula 1 - Conhecendo o gênero textual entrevista. Aula 2 - A entrevista mais perto de você. Aula 3 - Tomando notas... Aula 4 - Entrevista: partes e organização. MATEMÁTICA Professora Izilda - 8 ˚ ANO A Resolver e elaborar situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas. Resolva as atividades do Caderno do Aluno - APRENDER SEMPRE • Sequência de atividades 1 • Observe as atividades e relate o que foi estudado em cada uma delas. Houve dificuldades em resolver? Quais? "MATEMÁTICA" - Professor Paulo Mariano - 8º Anos B C D Trabalho sobre Conjunto dos números inteiros relativos: Definição, exemplos e exercícios das quatro operações: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão/ Potenciação e Raiz Quadrada em Z EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 8º Ano A Leia atentamente o texto: A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. Faça uma breve pesquisa e responda: 1-) Qual é a importância da atividade física para uma vida saudável? 2- ) Como a atividade física pode contribuir para a saúde? 3-) Qual a importância da atividade física para a imunidade? "EDUCAÇÃO FÍSICA" - Professor Isael - 8º Ano B C D Tema: Esportes Objeto de conhecimento: Esporte de rede/Parede Atividade 1 · Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3; · No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais. Atividade 2 - Sistema tático do voleibol Agora que você pesquisou, relembrou as posições de quadra, iremos entender os sistemas táticos do voleibol. Você deve ter percebido pela transposição das posições na quadra da atividade anterior que os jogadores da posição 2, 3 e 4 são os que podem realizar o ataque e o bloqueio durante o jogo. Os jogadores das posições 1, 6 e 5 também podem realizar o ataque, contanto que não pisem na linha dos 3 metros, chamada de zona de ataque, mas não podem realizar o bloqueio, por estarem nas posições de fundo de quadra. Vamos ver se você aprendeu? Destaque com a cor vermelha as posições que estão na defesa e com a cor verde as posições que estão no ataque. Desenhe uma quadra no seu caderno como no exemplo abaixo para fazer essa atividade . Atividade 2 - Movimentação nos sistemas táticos Pesquise e escreva as características dos sistemas no seu caderno em uma tabela como o exemplo a seguir: PROJETO DE VIDA Professor Kleber - 8º Ano A Questões 1 Eu sou bom em ? 2 Eu preciso aprender a ? 3 Eu tenho medo de ? 4 Eu me animo quando ? 5 Eu não gosto de ? "PROJETO DE VIDA" - Professora Ângela Maria - 8º Ano B Leia atentamente o Verso abaixo: Poema A chuva que cai com tanto frescor e molha a terra e alegra a flor. Só pode ser boa, ser forte e ser bela se cada gotinha fizer parte dela. Meu verso da 5°ano. (Mary Gea) Nunca fez tanto sentido esse verso. Mas, hoje, após 3 dias de queimada..." A chuva que cai com tanto frescor e molha a terra e alegra a flor. Hoje, lembro -me do verso que escrevi, quando cursava o 5° ano. Após 3 dias de * bushfire e 71 casas terem sido queimadas. A chuva trouxe o alívio que estávamos precisando em Perth ( Austrália). 1- Escreva sobre uma Atividade que você fez no seu 4° ano, que chamou a sua Atenção. (Pode ser na aula de Ciências, Português, Arte, Informática ou outra). 2-Você sabe o que é bushfire? Olhe as Imagens e Identifique ''PROJETO DE VIDA'' - Professora Giselle Gomes - 8º Anos C D ● Email: gisellecosta@prof.educacao.sp.gov.br Tema(s): Reflexão sobre o que pretendo ser Objetivo da Atividade: Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a vida que desejamos projetar para o futuro. ATIVIDADE PROPOSTA Caros alunos, Atividade 1 - (Escrita reflexiva): Escrever uma carta sobre quem você deseja ser e tudo o que pretende conquistar. Guarde esta carta num local especial, que deverá ser aberta somente em FEV/2028 ou quando você sentir vontade de conectar-se com os seus sonhos, desafios e desejos. Atividade 2 - (Reflexão sobre as experiências atuais): Prazo: 19/02/2021 Responda às seguintes questões: 1. Quais suas expectativas para 2021? 2. Qual o maior aprendizado (pessoal) de 2020? ELETIVAS ELETIVAS - Professor Kleber - 8º Ano A TEATRO 1 O QUE É O PSICODRAMA ? 2 O QUE É A IDENTIDADE ? 3 O QUE É A FASE DO DUPLO ? 4 O QUE É A FASE DO ESPELHO ? 5 O QUE É A FASE DE INVERSAO DE PAPÉIS ? ELETIVAS - Professora Sueli - 8º anos B C D Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada com nome, número e série. Cidadania Você vive isolado do mundo e das pessoas, fazendo o que quer, na hora em que bem entende? Provavelmente não, certo? Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania: é o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade. A cidadania é justamente essa relação de respeito com o lugar em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele. Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente. Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade. São deveres nossos: respeitar pai e mãe, tratar todos com boa educação, cuidar dos lugares em que vivemos, etc. Os deveres existem para organizar a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua - em qualquer lugar a gente vai encontrar regras, o que pode ser feito e o que não pode. Sem essas regras a convivência ficaria impossível. Antigamente a palavra cidadão se referia as pessoas que viviam nas cidades, hoje, essa palavra se refere às pessoas que têm seus direitos garantidos e cumpre seus deveres podendo morar na cidade ou no campo, ser criança, adolescente, adulto ou idoso, ou seja, todos os habitantes de um país são cidadãos. Um cidadão consciente é aquele que não se preocupa só com seus direitos, mas com os direitos das pessoas com quem convivem em sua casa, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, etc. Ele luta para que todos tenham seus direitos respeitados. Para alcançar esses direitos, o cidadão consciente pode criar associações de moradores, ser voluntário em projetos sociais, ajudar como puder as pessoas com quem convive. Atividades : 1. O que é cidadania? 2. O que é direito? Cite exemplos. 3. O que é dever? Cite exemplos. 4. O que é um cidadão? 5. O que é um cidadão consciente? TECNOLOGIA Professor Kleber - 8º Ano A 1 - O que você espera aprender na matéria de tecnologia ? 2 - O que é uma rede de computadores ? O que é plugado e desplugado ? 3 - O que é um servidor em uma rede de computadores ? 4 - O que significa www do endereço de um site ? "TECNOLOGIA" - Professora Denise - 8º Anos B C D REDES SOCIAIS Passe para o caderno e responda as seguintes perguntas: 1) O que é rede social e para que você usa? 2) O que você costuma publicar em seus perfis na internet? 3 )Amigos virtuais são confiáveis? Justifique. 4) Você fornece informações pessoais na rede? Acha seguro? Justifique 5) Quanto tempo fica conectado e o que mais gosta ? 6) Fale o que mais acredita que seja ruim sobre redes sociais? Se tiver alguma experiência relate
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.