E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS - 1º BIMESTRE 2021 Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Instruções para realização das atividades a serem feitas: Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. Faça com capricho e dedicação. 6º anos - Ensino Fundamental II ARTE Professora Andréa Potenza - 6º anos A B C e D Semana de acolhimento. Fazer a capa de o caderno colocar na primeira folha do caderno de desenho. Fazer margem de 1 cm. Colocar no centro do caderno. 1 bimestre. Fazer um desenho livre para ser a capa do 1 bimestre, não pode ser desenho com violência. Definição de arte. Definição de cores primárias. As cores primárias são as que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores. Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. Fazer um desenho no caderno de arte nas cores primarias. Azul, Vermelho e Amarelo. Faça o desenho e pinte apenas nas cores primarias. Semana de 15 a 19/02/2021. Fazer margem no caderno de 1 cm, antes das atividades. Fazer um trabalho sobre marchinhas de carnaval. E fazer um desenho no caderno caracterizando a sua pesquisa. Cores secundárias definição. As cores secundárias, de acordo com a teoria das cores, são formadas a partir da união em proporções iguais de duas cores primárias. Elas são: o laranja, o verde e o roxo . Fazer no caderno um desenho e pintar somente com as cores secundárias. CIÊNCIAS Professora Izilda 6 ˚ Anos A B C D Identificar e relatar o uso de materiais em objetos mais utilizados no cotidiano e associar as escolhas desses materiais às suas propriedades para o fim desejado como, por exemplo, a condutibilidade elétrica em fiações, a dureza de determinados materiais em aplicações na infraestrutura de casas ou construção de instrumentos de trabalho no campo, na indústria, dentre outras. Misturando e separando Afinal o que são misturas. Quantos materiais podem ser misturados? Depois de misturados é possível recuperar os materiais a sua condição original? Pesquise e responda: • O que é misturas? • O que são substâncias? • O que são misturas homogêneas e misturas heterogêneas • Faça uma lista com misturas do nosso dia a dia e classifique -as em HOMOGENEAS E HETEROGENEAS EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 6º Anos A B C D Leia atentamente o texto: A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. Faça uma breve pesquisa e responda: 1-) Qual é a importância da atividade física para uma vida saudável? 2-) Como a atividade física pode contribuir para a saúde? 3-) Qual a importância da atividade física para a imunidade? GEOGRAFIA Professora Isa - 6º Anos A B C D As escolas começam a reabrir em todo Brasil. Embora o atendimento proposto seja parcial e gradativo, esse tem sido um momento muito esperado. Tudo será muito diferente neste recomeço. Estaremos todos cuidadosos, testando novas regras e limites. Novas formas de ser e de fazer. Há muito tempo se fala na importância de aprender a aprender, e a realidade atual torna isso necessário. Afinal, o ambiente escolar exigirá de todos a capacidade de se reinventar a partir dos novos acontecimentos, tentando novas formas de conviver e aprender no espaço escolar, que é compartilhado por muitos. Teremos, todos, de reaprender a ser. A empatia (que é a capacidade de se colocar no lugar do outro) será fundamental, nesse novo momento, tão cheio de restrições e medos. Desenvolver o olhar para o outro, aprender a ouvir, exercitar a comunicação pacífica serão importantíssimos para que todos superemos os traumas e ansiedades. Teremos de aprender a caminhar juntos, mesmo que não possamos nos dar as mãos. No recomeço, precisamos cuidar de nosso espaço e de quem estiver do nosso lado. Comecemos, então, por cuidar de nós usando a máscara, o álcool gel, lavando as mãos, obedecendo ao distanciamento e respeitando a todas as regras que cuidam de nossa saúde e de todos que nos rodeiam. Seja muito bem-vindo! Agora, responda as questões abaixo (não esqueça nome, número e série) e as envie pelo e-mail: professoraisadias@gmail.com ou entregue à coordenação da escola (não esqueça nome, número e série). Caso tenha alguma dúvida, deixe-a no grupo de WhatsApp da sua turma. Não esqueça de mencionar o professor ou a disciplina e, se ainda não fizer parte do grupo peça à coordenação que o/a adicione. Excelente ano letivo para você!!! Eu sou professora Isa e minha disciplina é Geografia. 1 - Qual seu nome, data de nascimento e turma? 2 - Em que escola estudou ano passado? 3 - Como você resumiria em uma palavra seu período de pandemia de março/2020 até agora? 4 - Produza um texto dizendo o que você espera desse ano novo diferente, em uma nova escola, em meio a tantas novidades e preocupações com a saúde, bem-estar e aprendizagem. HISTÓRIA Professora Sueli - 6º Anos A B C D Observações: Vocês devem copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data proposta com nome, número e série. O celular em nossas vidas Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas já imaginou que o celular existe há pouco tempo? Basta você assistir a reprise de uma novela de tv de duas décadas atrás, e você logo perceberá muitas situações que são bem diferentes das encontradas nos dias atuais, graças ao celular as pessoas saíam para seus compromissos e só era possível entrar em contato com elas, quando chegassem aos seus destinos. Isso contando que lá onde elas estivessem existisse um telefone "fixo" disponível. O fato é que durante o trajeto, seja ele perto ou longe as pessoas ficavam incomunicáveis. Essa pequena caixinha que as pessoas costumam levar dentro de suas bolsas, bolsos ou dependuradas no pescoço, provocaram uma grande mudança na nossa sociedade. Antes o telefone se limitava a fazer e receber ligações; hoje vários recursos são utilizados: torpedos, e- mails, fotos, vídeos, jogos e outros. Tudo mudou muito depressa e certamente mudará muito mais. Imagine só que a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distância foi feita em Nova York em 1973 pelo engenheiro Martin Cooper. O aparelho que ele usou pesava quase um quilo, e media 25 centímetros, a bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos, custava 4 mil dólares e o apelido era perfeito: "tijolão". No Brasil a primeira ligação por celular foi feita na cidade do Rio de janeiro no mês de dezembro de 1990; o aparelho custava uma fortuna e a conta outra. texto disponível em: https://www.saladeatividades.com.br Responda: 1) Quando, onde e quem fez a primeira apresentação de um aparelho portátil de comunicação a distância? 2) Escreva algumas características deste aparelho que foi apresentado? 3) Onde e quando foi feita a primeira ligação por celular no Brasil? 4) A finalidade desse texto é: ( ) contar uma história. ( ) fazer um anúncio. ( ) informar. ( ) fazer uma propaganda. 5) De acordo com o texto, o celular: ( ) modificou os meios de comunicação. ( ) só ocupou o lugar do telefone fixo. ( ) não alterou o modo de vida das pessoas. ( ) prejudicou a comunicação entre as pessoas LÍNGUA PORTUGUESA Professor Charles Henrique - ''6º ANO A'' Conteúdo - Variação Linguística 1- Pesquisar ´´O que é Variação Linguística? 2- Quais são os tipos de variação linguística? 3- Pesquisar ´´O que é linguagem culta e linguagem coloquial? 4- Tendo em vista que "as gírias" compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise as frases abaixo e explique o significado das palavras em destaque. A - Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos! B - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme. C - Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar. D - E aí mano? Está a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar! E - Aquela aula foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou. 5- Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta: "Iscute o que to dizeno, Seu dotor, seu coroné: De fome tão padeceno Meus fio e minha muiér. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefas pra eu! Tenha pena do agregado Não me dexe deserdado Daquilo que Deus me deu".(Patativa do Assaré) Qual tipo de variação linguística identificamos no texto lido acima? a- Urbana. b- Rural ou caipira. c- Gírias. d- Norma culta Realizar todas as atividades em folha de papel almaço ou sulfite e entregar na escola no dia e no horário agendado. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=6fBOVygtNo U&feature=emb_logo ''LÍNGUA PORTUGUESA'' - Professora Ângela Maria - 6º Anos B C D INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: FÁBULAS Essa é uma atividade de interpretação de texto com duas fábulas clássicas: A cigarra e a formiga A Cigarra e a Formiga Num dia de verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha afadigada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro. - Por que não ficas aqui a conversar um pouco comigo, em vez de te trabalhar tanto? - Perguntou-lhe a Cigarra. - Preciso de arrecadar comida para o inverno - respondeu-lhe a Formiga. - Aconselho-te a fazeres o mesmo. - Por que me hei- de preocupar com o inverno? Comida não nos falta... - respondeu a Cigarra, olhando em redor. A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi-se embora. Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal... Moral da história: Não penses só em se divertir. Trabalhe e pense no futuro. ATIVIDADES Leia atentamente a Fábula e Responda as Questões: Este texto é uma fábula. Quais são as características de uma fábula? (A) Os personagens são animais que brincam e se divertem e adoram conversar com as pessoas. ((B)Os personagens são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos e sempre transmitem um ensinamento. (C)Os personagens são animais que gostam de fazer o que os humanos fazem. 2- A primeira parte desta fábula passa-se: (A) Na primavera (B) No verão (C) No outono (D) Está bem, fico contigo só um bocadinho. 3- A Cigarra convidou a Formiga para ficar a conversar com ela. O que lhe respondeu a Formiga? ( A ) - Não fico porque não aprecio a tua companhia. (B) -Não fico porque não gosto de ouvir o teu canto. (C) -Não fico porque tenho que arrecadar comida. (D) -Está bem, fico contigo só um bocadinho. 4- Que conselho deu a Formiga à Cigarra? (A) Aconselhou-a a arrecadar também comida para o inverno. (B) Aconselhou-a a continuar a cantar. (C) Aconselhou-a continuar brincando 5-A Cigarra segui o conselho da Formiga? (A) Verdadeiro (B) Falso Explique___________________________________________________ _____ __________________________________________________________ _____ 6-Quando o inverno chegou, a Cigarra passou fome e arrependeu-se por não ter seguido o conselho da Formiga. (A) Verdadeiro (B) Falso 7-"A Formiga carregava penosamente um grão de milho" Assinale a expressão com o mesmo significado desta frase. (A) "arrastava facilmente" (B) "arrastava com muito esforço" (C) "arrastava alegremente" 8-"Por que me hei-de preocupar com o inverno?" Esta frase é: (A) Interrogativa (B) Exclamativa "Preciso arrecadar comida para o inverno" Quem disse esta frase: 10-IlUSTRE a Fábula com um lindo desenho da Cigarra e da Formiga, não esqueça do ambiente INGLÊS Professora Denise - 6º Anos A B C D Affirmative Interrogative Negative I am Am I?I am not is not Is is HeHe?He SheShe? She ItIt? It are not Are are WeWe? We YouYou? You TheyThey? They Peter I´m married. No. I´m Brazilian. I´m 24. No. I´m a teacher. She´s Japan. Brenda. She´s 25. 1.Write the questions. name? What´s your name? a.married or single? ______________________ b.Australian? ____________________________ c. how old? _____________________________ d. a lawyer? ____________________________ e.from? ________________________________ f.her name? ____________________________ g.how old? _____________________________ 2.Write short answers with Yes, I am; No, she isn´t, etc. a.Are you a teacher? Yes, I am. b.Are your hands cold? ___________________________________ c.It is cold today? ___________________________________ d.Is it dark now? ___________________________________ e.Are you married? ___________________________________ f.Are you thirsty? ___________________________________ MATEMÁTICA Professora Rosana Attico - 6º Anos A B C D Assista ao vídeo de boas vindas: https://www.youtube.com/hashtag/bemvindoasaulas Escreva um pequeno texto: Cada aluno deve falar um pouco de si, seu nome completo, como foi a fase de quarentena, como se organizou em seus estudos durante esse período e quais as maiores dificuldades que passou no período da quarentena. Responda as perguntas de forma escrita em folha separada para entregar à coordenadora Daniela na semana em que estiver presencialmente na escola ou de forma digital enviando para o e mail: rosanaattico@professor.educacao.sp.gov.br PROJETO DE VIDA Professora Ângela Maria - 6° ano C D Leia atentamente o Verso abaixo: Poema A chuva que cai com tanto frescor e molha a terra e alegra a flor. Só pode ser boa, ser forte e ser bela se cada gotinha fizer parte dela. Meu verso da 5°ano. (Mary Gea) Nunca fez tanto sentido esse verso. Mas, hoje, após 3 dias de queimada..." A chuva que cai com tanto frescor e molha a terra e alegra a flor. Hoje, lembro -me do verso que escrevi, quando cursava o 5° ano. Após 3 dias de * bushfire e 71 casas terem sido queimadas. A chuva trouxe o alívio que estávamos precisando em Perth ( Austrália). 1- Escreva sobre uma Atividade que você fez no seu 4° ano, que chamou a sua Atenção. (Pode ser na aula de Ciências, Português, Arte, Informática ou outra). 2- Você sabe o que é bushfire? Olhe as Imagens e Identifique "PROJETO DE VIDA" - Professora Alba - 6º Ano A B Assista ao vídeo de boas vindas: https://www.youtube.com/hashtag/bemvindoasaulas Escreva um pequeno texto: Cada aluno deve falar um pouco de si, seu nome completo, como foi a fase de quarentena, como se organizou em seus estudos durante esse período e quais as maiores dificuldades que passou no período da quarentena. Responda as perguntas de forma escrita em folha separada para entregar à coordenadora Daniela na semana em que estiver presencialmente na escola. Tecnologia Professora Denise - 6º Ano A REDES SOCIAIS Passe para o caderno e responda as seguintes perguntas: 1) O que é rede social e para que você usa? 2) O que você costuma publicar em seus perfis na internet? 3 )Amigos virtuais são confiáveis? Justifique. 4) Você fornece informações pessoais na rede? Acha seguro? Justifique 5) Quanto tempo fica conectado e o que mais gosta ? 6) Fale o que mais acredita que seja ruim sobre redes sociais? Se tiver alguma experiência relate "TECNOLOGIA" - Professor Marcos - 6º Anos B C D CONCEITO E USO DA TECNOLOGIA Pode-se definir tecnologia como a aplicação das descobertas da ciência aos objetivos da vida prática. De fato, a ciência teve quase sempre um importante papel no desenvolvimento tecnológico, mas surge da conjunção da prática artesã com base da ciência (conhecer a propriedade do material na natureza e saber associa-los), assim da tecnologia prática (instrumentos) a tecnologia cientifica (equipamentos que associam instrumentos ). EXERCÍCIO PRÁTICO AVALIATIVO Nome ___________________________nº_______ série ________ Observe o uso da tecnologia: QUESTÕES: • A bicicleta pode ser considerada uma tecnologia? ( Sim ou Não )? • Pinte a Magali em uso de sua tecnologia (atividade para nota). (A IMAGEM SERÁ COLOCADA NO GRUPO DO WHATSAPP PARA QUE VOCÊS POSSAM IMPRIMIR E PINTAR) • O uso desta tecnologia pode ser benevolente ( boa ) ou malevolente, você já viu alguém fazendo um mal uso de uma bicicleta? (lembre toda tecnologia pode ter uso positivo ou negativo , depende de quem usa). ELETIVAS Professora Andrea Potenza - 6º Anos A B C D 1. O trabalho de limpeza das ruas recolhendo o lixo e a folhas que caem das árvores, e a limpeza dos bueiros para evitar alagamento é considerado um trabalho de: A) higiene ambiental. B) higiene corporal. C) higiene mental. D) higiene bucal. Na saúde uma grande preocupação é com higiene ambiental, pois contribui tanto para a saúde individual como para a saúde da população local. A higiene ambiental envolve ações gerais como cuidados com os rios e córregos, com as cidades, com as escolas, ou seja, cuidado com os locais em que a população tem livre acesso. Responda: 2. Em relação à higiene ambiental uma ação que deve ser desenvolvida é: A) escovar os dentes após as refeições. B) lavar as mãos após usar o banheiro. C) realizar o tratamento do esgoto. D) tomar banhos todos os dias. A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. Responda: 4. Dos materiais citados abaixo, qual deles pode ser reciclado? A) casca de banana. B) papel molhado com café. C) algodão usado em ferimentos. D) garrafa plástica de água mineral. 5. Escreva três exemplos de materiais recicláveis que existem em sua casa ou na rua em que você mora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.