sábado, 1 de maio de 2021

ETAPA 2 1º BIM 6º ANOS 2021

 E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS 1º BIMESTRE 2021(2ª ETAPA) Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos ✓Instruções para realização das atividades a serem feitas: ✓Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. ✓As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. ✓Estaremos entregando a ADE (Avaliação Diagnostica de Entrada) deverá ser feita e devolvida no dia : 29/03= 6ºanos e 7ºanos 30/03= 8ºanos e 9ºanos 6º anos - Ensino Fundamental II CIÊNCIAS Professora Izilda – 6º Anos A b C D SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os materiais naturais são, em sua maioria misturas de substâncias. Para que os químicos consigam entender a composição, as propriedades, as transformações. É essencial que consigam também separar. Assim em muitos laboratórios, o uso de técnicas de separação de mistura faz parte do dia a dia dos químicos. 1- Pesquise resumidamente como acontece cada uma das seguintes técnicas de Separação de Misturas. a) Filtração b) Decantação c) Destilação d) Catação 2 - A charge mostra um navio petroleiro afundando com vazamento de petróleo no mar. a) Pesquise o conceito de densidade e use- o para explicar por que o navio flutua se o seu casco estiver intacto, mas afunda caso ele sofra rompimento b) A densidade do petróleo é menor que a densidade da água do ma. Dessa informação, pode se deduzir que existe um ERRO CIÊNTIFICO na ilustração, explique que erro é esse EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz – 6º A B C D Atividade de Educação Física 6º Ano. Semana de 08 a 12 de março de 2021. Realize uma pesquisa para conhecer mais sobre as paraolimpíadas e responda as questões: (1-) O que são esportes paraolímpicos individuais? (2-) Quais são os 22 esportes paraolímpicos? (3-) O que são esportes paraolímpicos em conjunto? GEOGRAFIA Professora Isa - 6º Anos A B C D Brasil América é o maior continente em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de 42.189.120 km 2. Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul, onde se localiza o Brasil. O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto do mundo em extensão territorial. Com proporções continentais, estende-se por uma área de 8.514.876,599 km². Ao norte, é cortado pelo Equador, enquanto ao sul, pelo trópico de Capricórnio. A população brasileira chegou em 2020 em 211,8 milhões de habitantes. Roraima é a unidade federativa (estado) menos populosa do país e São Paulo o mais populoso. São Paulo é o estado mais populoso, com 45,91 milhões de pessoas, seguido por Minas Gerais (21,16 milhões), Rio de Janeiro (17,26 milhões) e Bahia (14,87 milhões). Entre os municípios, São Paulo segue como o mais populoso, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões), Brasília (3,0 milhões) e Salvador (2,9 milhões); Serra da Saudade (MG) é a cidade com a menor população, 781 habitantes, seguida de Borá (SP), com 837 pessoas, e Araguainha (MT), com 935; A população brasileira formou-se pela interação entre os povos europeu, africano e indígenas. Mais tarde, depois da libertação dos escravos negros, o país recebeu várias correntes imigratórias (alemães, italianos, espanhóis, japoneses e sírio-libaneses) que contribuíram também para a formação étnica atual da população. Agora observe o mapa. Ele está numerado. Faça uma lista de 1 a 26 e escreva o nome dos estados e capitais correspondentes a cada número. Envie a atividade pelo e-mail professoraisadias@gmail.com ou entregue à coordenação da escola (não esqueça nome, número e série). Caso tenha alguma dúvida, deixe-a no grupo de WhatsApp da sua turma. Não esqueça de mencionar o professor ou a disciplina e, se ainda não fizer parte do grupo peça à coordenação que o/a adicione. LÍNGUA PORTUGUESA Professor Charles Henrique – 6º Ano A 1- Leia a cantiga e responda a questão abaixo: O cravo brigou com a rosa Debaixo de uma sacada O cravo saiu ferido E a rosa despedaçada [...] Qual alternativa correta em relação ao termo destacado na cantiga? a - Substantivo b - Adjetivo c - Pronome d - Artigo 2 - Leia a tirinha do Chico Bento e responda: Qual linguagem empregada nessa tirinha? a - Variedade Urbana (Cidade) b - Rural (Caipira) c - “Gíria” d – “linguagem virtual” 3 - Analise o último quadrinho e responda: A - Chico Bento não gosta de histórias B - Chico Bento gosta de histórias curtas, para não dormir sem saber o final. C - Chico Bento gosta de histórias longas. D - Chico Bento gosta de inventar o final das histórias. Os preguiçosos Dois preguiçosos estão sentados, cada um na sua cadeira de balanço, sem vontade nem de balançar. Um deles diz: - Será que está chovendo? O outro: - Acho que está. - Será? - Não sei. -Vai lá fora ver. - Eu não. Vai você. - Eu não. - Chama o cachorro. - Chama você. - Tupi! O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos. - E então? - O cachorro tá seco... Luis Fernando Veríssimo. 4- Qual frase nos revela como ́ ́ Os preguiçosos ́ ́descobriram se estava chovendo? A - Vai lá fora ver. B - Chama o cachorro. C - O cachorro tá seco. D - O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos. 5- Em ́ ́ - O cachorro tá seco... . Qual das alternativas está correta em relação ao uso das reticências? A - Para indicar o fim da frase. B - Para indicar continuidade de uma ação ou fato. C - Para indicar surpresa. D - Para indicar início de um parágrafo. 6- Observe a escrita das palavras abaixo e marque as que estão escritas corretamente: A) ( ) sessemta B) ( ) noventa C) ( ) cinquemta D) ( ) setenta 7-) Marque um X na palavra que está escrita de maneira incorreta: A) ( ) adolescência B) ( ) paralisação C) ( ) democracia D) ( ) felisidade ''LÍNGUA PORTUGUESA''- Professora Ângela Maria - 6ºAnos B C D Boa tarde, aluno (a)! Copie as atividades em seu caderno de português (a caneta) e responda (a lápis): Sua apostila aprender sempre e a apostila Currículo em ação serão seus cadernos diários (reserve 40 minutos diários para ler e responde los): 1- Qual é a mensagem que esse poema transmite para você? 2- Você já conhecia os poemas de Cora Coralina? Que tal conhecer? 3- Biografia de Cora Coralina e anote em seu caderno https://globaleditora.com.br/autores/biografia/?id=2077 4- “ir ou ficar” por que destaquei esse verso com o recurso linguístico( aspas)? 5- O que é Manchete? 6- O que é preconceito linguístico? 7- Quais são os países que falam a língua Portuguesa? INGLÊS Professora Denise - 6º Anos A B C D Verb to be Read: 1. A tradução do texto do primeiro quadrinho corresponde a: a.( ) Papai e mamãe estão passando mal e minha irmã e eu estamos também. b.( ) Papai e mamãe estão bem, e meu irmão e eu estamos bem. 2.Circule as formas verbais usadas nas frases “Dad and Mom are fine, and my brother and I are fine. And my cat is fine.” ________________________________ 3.Analise as frases: “Dad and Mom are fine, and my brother and I are fine. And my cat is fine.” Qual delas está no singular e qual está no plural? “Dad and Mom are fine, and my brother and I are fine.” ______________________ “And my cat is fine.” _________________________________________________ 4.Match the sentences with the same meaning. (Combine as frases com o mesmo significado). a.Dad and mom are fine. ( )We are fine. b.My brother and I are fine. ( )It is fine. c.My cat is fine. ( )They are fine. 5.Complete com is ou are: a.Dad and Mom ______happy. b.It ______ a cat. c. ______ fine. d.How ______ you? e.The students ______ very happy. f.It ______ a ruler. g.He ______ an athlete. 6. Do you know The Simpsons family? Look at their names in the box and try to complete the crossword puzzle. MATEMÁTICA Professora Rosana Attico - 6º Anos A B C D Responder as Atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre, Vol.1, 2021 . Sequência de Atividades 1 . Sequência de Atividades 2 Caso tenha alguma dúvida pode rever as aulas de Matemática do Centro de Mídias ou enviar sua dúvida para a Profa. Rosana no grupo dos 6° anos. Bom estudo!! PROJETO DE VIDA Professora Ângela Maria - 6° ano C D Competências socioemocionais em foco: Responsabilidade – empatia - Confiança 1-Faça de seu caderno um diário de Bordo (onde você deve anotar as suas atividades da semana), não esqueça de ilustrar e dar cor as suas ações. 2- Observe a imagem abaixo e responda: A) Como é a sua participação em sala de aula? B) Você sempre quer ser o 1º a levantar a mão? Justifique a sua resposta ]] Use o seu diário de Bordo (Caderno de Projeto de Vida) para fazer o rascunho. Evite arrancar folhas. Seu caderno deve ser limpo e organizado. Anote em seu diário de Bordo: Projeto de vida é aquele principal que uma pessoa pode ter; porém, ele apenas será realizado se formos capazes de nos comprometer com ele no presente. Portanto, é essencial nos atentarmos para o fato de que somos os protagonistas de nosso projeto de Vida. 4- O que você pensa das palavras em destaques? Justifique 5- Assista ao filme: Diário de um banana e faça um pequeno texto das Atitudes positivas e das negativas. Não se esqueça de explicar o porquê você destacou essas atitudes. Um abraço, até breve!!! Que Deus nos abençoe HISTÓRIA Professora Sueli – 6º Anos A B C D Observações: Vocês devem copiar este texto em folha de sulfite ou almaço. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data proposta com nome, número e série. Todos têm história [...] Quando eu nasci da barriga da minha mãe, meu pai procurava um lugar. Bom para vivermos bem. Eu era criança, meu pai pescava, caçava, buscava frutas para minha mãe poder comer durante meu crescimento: Quando eu tinha dez anos, já pescava, caçava, buscava frutas para meu pai, minha mãe, minha irmã, meu irmão. Até hoje cuido da minha família. Quando eu tinha dez anos, gostava de brincar com meus amigos, jogava bola, [...], ia para a praia, (...) flechava peixe, brincava de esconder, de guerreiro brigando com os adversários, me divertia quando tinha festa. Hoje, nesta época, sou um jovem apaixonado, gosto de estudar, gosto das festas, gosto de me divertir com meus amigos, gosto de ouvir histórias que meu pai conta, presto atenção no que os velhos explicam [...]. Questões: 1) Quem é o personagem principal do texto? 2) Como você descobriu? 3) É possível saber informações sobre a vida do personagem? Quais? 4) Você já pensou na sua história? 5) Que acontecimentos fazem parte da sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.