E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA
ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS
1º BIMESTRE 2021( 2ª ETAPA)
Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos
✓Instruções para realização das atividades a serem feitas:
✓Organizar um horário diário para a realização das atividades de
estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola.
✓As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas
separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul.
✓Estaremos entregando a ADE (Avaliação Diagnostica de Entrada)
deverá ser feita e devolvida no dia :
29/03= 6ºanos e 7ºanos
30/03= 8ºanos e 9ºanos
8º anos - Ensino Fundamental II
ARTE
Professora Gisele – 8º Anos A B C D
PARÓDIA: O que é isso?
Paródia é uma releitura cômica de alguma composição musical, que frequentemente
utiliza de ironia. È parecida com a obra original, e quase sempre, tem sentidos
diferentes.
NÃO ENTENDI?
PARÓDIA, é quando você cria uma letra diferente, para uma música que já existe.
Exemplo: Música” Asa branca” Paródia da música Asa Branca
Quando olhei a terra ardendo Quando eu vim para São Paulo
Com a fogueira de São João Tinha grande Multidão Eu
perguntei a Deus do céu, uai Eu tive medo, a Deus do céu, uai
"Por que tamanha judiação?" “ Por que tamanha aglomeração?”
ATIVIDADE 1 – Em uma folha de sulfite, crie uma paródia em homenagem ao dia
internacional da mulher. Escolha um ritmo ( música) de sua preferência.
A homenagem pode ser para a mãe, vó, professora, tia, amiga...
ATIVIDADE 2_ Grave um áudio cantando sua paródia. Não deixe de enviar para a
professora de arte até dia 19/03
ATENÇÃO! ENVIAR O ÁUDIO DIRETAMENTE PARA PROFESSORA DE ARTE,
PARA NÃO SOBRECARREGAR O GRUPO.
CIÊNCIAS
Professora Eliane Borelli - 8º Ano A
Alunos do 8º ano A.
De acordo com o estudado até o momento, tanto no presencial quanto pelo
CMSP responda as questões a seguir:
O que são fontes de energia renováveis e não renováveis?
Usamos energia elétrica para várias coisas em nosso cotidiano, qual tipo de
usina fornece a maior parte de energia que nós brasileiros consumimos?
De acordo com o conteúdo “A eletricidade em nosso dia a dia”. Complete a
tabela com equipamentos eletrônicos que são usados para cada situação
destacada na tabela.
Complete a tabela
Proposta de classificação de aparelhos elétricos
Aparelhos que são usados para...
Aquecer Resfriar Cozinhar Iluminar Limpar Entreter
Não esquecer de sua identificação na atividade por favor nome completo e série turma.
GEOGRAFIA
Professor José Junior 8º Ano A B
Pesquise sobre a Origem e Finalidade da Rosa-Dos-Ventos
''GEOGRAFIA '' - Professora Marizete - 8º anos C e D
Mapas Temáticos
Mapas são representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana
(como papel), com a finalidade de apresentar informações da realidade; eles
fazem parte da humanidade desde os tempos remotos.
Os mapas temáticos são aqueles que focam num tema específico para
apresentar as informações. Quando a ideia central é reunir somente alguns
dados ou características sobre algo específico (vegetação, biomas, cultura,
etc.), temos então os mapas temáticos.
Normalmente, os mapas temáticos facilitam o entendimento dos dados. Por
isso são acompanhados de legendas explicativas, cores e símbolos, os quais
auxiliam na interpretação das informações apresentadas.
Hoje em dia existem diversos tipos de mapas temáticos e com o avanço das
técnicas de representação associados à tecnologia, eles são feitos com
extrema precisão. Há diversos tipos de mapas temáticos:
Mapa Físico: reúne diversas informações relacionadas com os aspectos físicos
de algum local (relevo, altitude, hidrografia, etc). As cores do mapa indicam
alguns aspectos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para indicar
planaltos e montanhas; as cores mais escuras para indicar a altitude; e o verde
para marcar planícies.
Mapa da Vegetação: apresenta informações relacionadas com o tipo de
cobertura vegetal de determinado local. Da mesma forma que no mapa físico,
ele é repleto de cores e legendas que facilitam o entendimento do leitor. Mapa
Político: reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um
território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados,
capitais e cidades mais importantes. As cores também são muito importantes
nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios. Mapa
Econômico: reúne aspectos relacionados com o tipo de economia de cada
região, ou seja, as atividades econômicas desenvolvidas em cada território
(indústrias, comércio, serviços) pautadas nos setores da economia. Também
pode apresentar informações sobre a PIB, o IDH, dentre outros. Mapa de
Transportes: nesse caso, os mapas podem estar relacionados com as
rodovias, ferrovias, metrôs, rios navegáveis, dentre outros. Geralmente contém
legendas sobre as estradas bem como a distâncias entre alguns locais. Mapa
Climático: reúne informações relacionadas com o tipo clima e os fenômenos
meteorológicos que ocorrem em determinado local. Mapa Populacional:
também chamado de mapa demográfico, esse tipo de mapa reúne informações
relacionadas com a densidade demográfica de determinado local. Geralmente
utilizam cores e legendas para indicar algum local com maior ou menor
densidade.
Baseado no conteúdo, responda as questões abaixo. Envie a atividade pelo e
mail marijavier50@gmail.com ou entregue à coordenação da escola (não
esqueça nome, numero e série). Caso tenha alguma dúvida, deixe-a no grupo
de WhatsApps da sua turma. Não esqueça de mencionar o professor ou
disciplina e, se ainda não fizer parte do grupo peça à coordenação que o/a
adicione.
1.Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da
População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos
estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais
elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse
caso, que tipo de mapa é objeto de análise?
2. Defina Mapas Temáticos
3. Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?
4. Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale
o que for correto.
a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.
b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no
hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.
c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.
d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes
5. Faça um resumo sobre as principais características dos mapas temáticos.
HISTÓRIA
Professora Gabriela - 8º anos A B C D
Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou
imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a
atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada com nome , número e
série.
Renascimento
O Renascimento foi uma época da Idade Moderna, no qual, a sociedade europeia estava
buscando melhorar-se, social e culturalmente.
As cidades voltaram a crescer, afinal, já não havia mais as invasões bárbaras; O
comércio voltava também, afinal, com o financiamento feito pelos reis, que emprestavam
moedas de ouro, as pessoas podiam voltar a comprar e vender, o que fez a economia
Mercantilista se desenvolver plenamente.
O conhecimento, a Ciência, e toda forma de pensar cresceu e prosperou, surgiram
escolas, universidades e até a Medicina, antes proibida na Idade Média, passou a crescer
e ser realmente presente na Europa; Com todo este conhecimento, a cultura e as Artes se
renovaram, e destacamos então, os quatro maiores nomes do Renascimento, são eles:
Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello e Raphael, que por criarem obras
exuberantes e muito caras, tinham como maiores compradores a Igreja Católica.
Exercícios
1. Diga, quais foram as principais mudanças sociais e culturais que surgiram durante
o Renascimento, na Europa.
2. Quem era o maior comprador dos quadros dos artistas renascentistas?
3. Pesquise, a obra de arte de Leonardo Da Vinci, Monalisa e faça
uma releitura dela, ou seja, crie seu desenho (versão) desta
obra-prima do Renascimento.
MATEMÁTICA
Professora Izilda - 8 ˚ ANO A
As atividades devem ser realizadas justificando a
alternativa selecionada, ou seja, registre o cálculo ao lado,
1) Escreva, na forma irredutível , a razão do primeiro para o segundo
número:
a) 4 e 16
b) 38 e 19
c) 100 e 48
d) 60 e 24
2 – Numa prova de 100 testes, um garoto acertou 75. A razão
do número de erros para o número de acertos é:
a) 13
b) 34
c) 14
d) 3
3 – Calcule o valor de x nas proporções
a) 812= ��3
b) 63�� = 24
36
3 – Em uma caixa, a razão entre o número de maçãs e o número de
laranjas é 3 : 2. Se o número de maças é 36, então o numero de
laranjas é:
a) 12
b) 18
c) 24
d) 30
4 – Resolva os problemas e indique se são diretamente ou
inversamente proporcionais
a) Uma fábrica engarrafa 3000 refrigerantes em 6 horas. Quantas
horas levará para engarrafar 4000?
b) Quatro marceneiros fazem um armário em 18 dias. Em
quantos dias 9 marceneiros fariam o memo armário?
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor Paulo Cruz - 8º Ano A
Utilize o caça palavras para completar o texto e conhecer mais sobre o
Voleibol.
O voleibol e vôlei é um _ _ _ _ _ _ _ praticado entre duas equipes numa quadra
retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada
horizontalmente sobre a linha central. O voleibol é jogado com uma bola e inclui
diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a _ _ _ _ por cima
da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.
O vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No
total, são 12 jogadores. Existem ainda 6 jogadores reserva. Cada jogador tem
uma _ _ _ _ _ _ _ dentro da quadra, a qual apresenta uma
ordem de _ _ _ _ _ _ _, três jogadores posicionam-se perto da rede e três
jogadores posicionam-se na linha de trás. Os fundamentos do vôlei são: Saque,
_ _ _ _ _ _ _ _, Levantamento, Ataque e Bloqueio.
Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O _ _ _ _ _ _ _ _, como é
chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da _
_ _ _ e dentro da quadra de seu adversário As regras do voleibol incluem
diversas _ _ _ _ _ _ no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação
de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são: Dois Toques:
quando um jogador toca a bola _ _ _ _ vezes consecutivas ou a bola bate em
várias partes de seu corpo, quatro Toques: quando a equipe toca na bola
quatro vezes antes de enviá-la aos adversários, toque apoiado: quando um
jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele
se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a
bola, rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira
correta na hora do saque, a _ _ _ _ _ _ comete falta, rede: se jogar a bola entre
o espaço das duas antenas próximas da rede, o jogador comete falta.
Caça Palavras
As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal e vertical, sem
palavras ao contrário.
Professor Isael - 8º Ano B C D
Tema: Esportes
Objeto de conhecimento: Esporte de rede/Parede
Atividade 1
Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV
Cultura canal 2.3; No caderno, resolver os exercícios
propostos e realizados nos canais.
Atividade 2 – O VOLEIBOL
VOCÊ PESQUISOU, RESPONDEU E APRENDEU NAS ATIVIDADES
ANTERIORES AS POSICÕES (RODIZIO) E SISTEMAS DE JOGO NA
QUADRA DE VOLEIBOL CERTO?
AGORA RESPONDA:
1. Quais foram as dificuldades encontradas para aprender as
posições de quadra? Justifique.
2. Quais foram às dificuldades apresentadas nos sistemas de
jogo? Em qual você sentiu mais facilidade? Justifique.
3. Quais são os elementos técnicos e táticos do voleibol?
Você já percebeu sua aplicabilidade durante o jogo? Em que
momento?
4. Como você organizaria seu time em quadra? Explique:
5. Você aprendeu com diferentes elementos do voleibol e
algumas formas de organização em quadra. Refletindo sobre;
em quais aspectos você
encontrou mais dificuldade?
Para aprender, é muito importante seu envolvimento com as atividades
propostas. Faça uma reflexão sobre como você se dedicou
durante todo o aprendizado e proponha, registrando em seu
caderno, ações que perceba
que pode melhorar.
Habilidades:
(EF08EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro, técnico, esquemas
táticos e fruir os esportes de rede/parede, valorizando o
trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos
individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das
modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna
das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
ELETIVAS
Professor Kleber – 8º ano A
Questões
1 - Nas aulas anteriores estudamos a identidade sendo aplicada a técnica do
psicodrama, ou a identidade é o pertencimento de unicidade do sujeito diante
dos outros , nós precisamos dos outros para saber quem somos, assim a
técnica no psicodrama nos ajuda a se relacionarmos melhor , lidar com a
timidez , ser espontâneo , desenvolver a oralidade, perceber a si mesmo etc.
com isto escreva em poucas palavras o que você entendeu da primeira
semana de aula de eletiva e como ela repercute em sua vida ?
2 – Escolha abaixo um dos itens que expressam o Psicodrama e conceitue –
o : Empatia espontaneidade tele - sensibilidade fase do ego auxiliar
criatividade
3 – Quem foi o autor precursor do psicodrama ?
4 – Quais são as três técnicas trabalhadas no psicodrama ?
ELETIVAS - Professora Sueli - 8º anos B C D
Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou
imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a
atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada com nome , número e
série.
Ética, princípios e valores
Para entendermos os princípios e valores éticos é necessário entender o que é
ética. Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo
de agir de um grupo social. De uma maneira mais simples, a ética estuda
os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as
pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de
outras pessoas.
Hoje várias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo
social, como a ética médica, ética pública ou mesmo a ética de uma empresa. A
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas
na sociedade e seus grupos.
Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem
estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando:
É ser honesto, solidário e justo. Ser uma pessoa de caráter. Atividades:
1) Escreva o que você entendeu sobre o que é ser ético.
2) Você se considera uma pessoa ética? Justifique.
3) Faça uma pesquisa resumidamente
explicando o que é a moral. 4) Como podemos
ser éticos em nossa sociedade?
PROJETO DE VIDA
Professor Kleber – 8º Ano A
Questões
1 Atualmente estamos passando por um período difícil aonde há crise econômica,
greves , pandemia mundial, desemprego , inflação alta , com isto escreva o que
sou e deverei ser na sociedade brasileira diante da crise ?
2 Quais são seus objetivos frente a uma profissão ?
3 Buscando se conhecer melhor , escreva como você realizara seus objetivos ?
4 Você já notou quais pensamentos interferem você atingir seu projeto de vida,
quais são eles ?
PROJETO DE VIDA - Professora Ângela Maria – 8º Ano B
Competência Socioemocional: empatia- Iniciativa social
REDE SOCIAL
MUITA GENTE SE EMOCIONA COM O TRABALHO SOCIAL DE GUSTAVO
SILVESTRE ELE SEMPRE SONHOU SEGUIR A PROFISSÃO QUE EXERCE
HOJE.
SEU PROJETO DE VIDA AUXILIA OUTROS A BUSCAR UMA NOVA CHANCE NA
VIDA. Pesquise:
1-QUEM É GUSTAVO SILVESTRE?
2- QUAL FOI O INCENTIVO QUE ELE RECEBEU DA MÃE?
3- QUAL FOI A PROPOSTA QUE ELE RECEBEU EM 2015? POR QUEM?
4-O QUE é FASHION WEEK?
5- O PROJETO DE VIDA DE GUSTAVO SILVESTRE SURPREENDEU A MUITA
GENTE? EXPLIQUE
6- VOCÊ CONHECE OUTRA HISTORIA DE SUPERAÇÃO? REGISTRE EM SEU CADERNO E
ILUSTRE AS AÇÕES, AS QUE CHAMARAM SUA ATENÇÃO.
BOA SORTE!
PROFESSORA ÂNGELA MARIA/2021
PROJETO DE VIDA – Professor Charles Henrique – 8º Anos C D
Escreva uma carta para você do passado contando algo, seja livre para
expressar uma opinião, contar algo, pedir algo para você do passado.
Depois você criará uma carta para você do futuro, como se fosse uma
capsula do tempo, essa carta será entregue a você no final do ano, seja
livre para pedir algo ao futuro e contar coisas do presente. Dúvidas
podem me contatar através do email chprof12@gmail.com
INGLÊS
Professor Charles Henrique – 8º Ano A
1) COLOQUE O TEXTO ABAIXO EM PORTUGUÊS (USE O VOCABULÁRIO PARA
TRADUZIR):
My Family
Hi. My name is Peter, I am twelve years old. I am from new York city.
This is my family: This is my father, his name is Paul. He is a Teacher. My mother’s name
is Catherine, she is a dentist. This is my syster, her name is Sandra. The little boy is my
brother Daniel, the name of my black and white dog is Bobby.
VOCABULARY
MY- meu/ minha
NAME – nome
TWELVE YEARS OLD –doze anos
FROM – de
CITY OF NEW YORK CITY – cidade de Nova York
HIS IS – Esta é/ Este é
HE IS – dele
A – um/ uma
MY MOTHER´S NAME – Nome da minha mãe
HER – Dela
THE- o/ a/ os/ as
LITTLE – pequeno
BOY – menino
BROTHER – irmão
AND – e
OF –do
DOG- Cachorro
2) ASSOCIE A FRASE EM INGLÊS COM A SUA TRADUÇÃO
A) She Was Sick Yesterday
B) We Were in the same class last year.
C) I was tired after a long day at work.
D) The weather was beautiful yesterday.
E) The children were hungry after so much physical exercises.
F) They were nervous on the first day of school.
( ) EU ESTOU CANSADO APÓS UM LONGO DIA TRABALHANDO.
( )ELES ESTAVAM NERVOSOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA.
( )O TEMPO ESTAVA LINDO ONTEM.
( )NÓS ESTAVAMOS NA MESMA CLASSE ANO PASSADO.
( )ELA ESTAVA DOENTE ONTEM.
( )AS CRIANÇAS ESTAVAM FAMINTAS DEPOIS DE TANTO EXERCICÍO FÍSICO.
3) AGORA DESENHE A FAMILIA DO PETER, COMO VOCÊ IMAGINOU, DE ACORDO
COM A TRADUÇÃO QUE VOCÊ FEZ.
4) FAÇA A TRADUÇÃO COM A AJUDA DO VOCABULÁRIO E RESPONDA AS
QUESTÕES:
My favourite Activity is to make cupcakes. I like doing this activity because it is fun and I
love to eating. My delicious cupcakes, when they are done. I really love dark chocolate
cupake with peanut butter frosting. Usually I am alone when I make cupcakes. I make
cupcakes on weekends. I do this activity in my kitchen at my house. When I make
cupcakes, I fell really good, calm and very happy.
VOCABULARY
MY – meu
TO MAKE – fazer
CUPCAKE – cupcake (bolinho)
LIKE – gostar
DOING – fazer
BECAUSE – porque
IT IS – é
FUN- divertido
AND- e
TO EATING – comer
WHEN – quando
THEY ARE- eles estão
DONE- feitos
REALLY – realmente
DARK CHOCOLATE – chocolate escuro
FEEL - SINTO
PEANUT BUTTER FROSTING- manteiga de amendoim gelada
ALONE- sozinha
ON WEEKENDS – nos finais de semana
I DO – eu faço
KITCHEN – cozinha
5) ASSOCIE A WH-QUESTION COM SUA TRADUÇÃO
WHO quando
WHERE quem
WHEN onde
HOW o que/ qual
WHAT como
WHICH qual
6) AGORA FAÇA O DESENHO DO CUPCAKE QUE VOCÊ IMAGINOU QUANDO FEZ A
TRADUÇÃO DO TEXTO.
INGLÊS - Professor José Maria – 8º Ano B C D
Copie o texto acima e responda as questões abaixo:
TECNOLOGIA
Professor Kleber – 8º Ano A
Questões
1 - A web ou internet , divulga informações que você confia ?
2 - Como posso acreditar nas notícias da web ?
3 - O que é Fake News ?
4 - Por que as pessoas divulgam notícias falsas ?
5 – Agora que refletimos sobre as informações vinculadas na internet ,
escreva o que
mudou em sua vida frente ao conteúdo acima ?