quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

𝓘𝓵𝓾𝓶𝓲𝓷𝓲𝓼𝓶𝓸 𝓮 𝓜𝓸𝓷𝓪𝓻𝓺𝓾𝓲𝓪 𝓬𝓸𝓷𝓼𝓽𝓲𝓽𝓾𝓬𝓲𝓸𝓷𝓪𝓵 𝓷𝓪 𝓔𝓾𝓻𝓸𝓹𝓪

 

𝓘𝓵𝓾𝓶𝓲𝓷𝓲𝓼𝓶𝓸 𝓮 𝓜𝓸𝓷𝓪𝓻𝓺𝓾𝓲𝓪 𝓬𝓸𝓷𝓼𝓽𝓲𝓽𝓾𝓬𝓲𝓸𝓷𝓪𝓵 𝓷𝓪 𝓔𝓾𝓻𝓸𝓹𝓪

O Iluminismo foi uma filosofia que ia contra ao Absolutismo, foi um movimento cultural que surgiu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Os iluministas eram conhecidos por serem os “propagadores da luz e do conhecimento”, ou seja, acima de tudo, eles pensavam de forma racional. Agora que já vimos o conceito de Iluminismo, vamos voltar um pouco no tempo e ver o que estava acontecendo um pouco antes.

A Europa no século XVII era marcada pelo Absolutismo (forma de governo onde o poder máximo é do rei, nenhuma constituição ou lei estava acima de seu poder. Na época, o rei era visto como o representante direto de Deus na terra. A Inglaterra foi a primeira a passar de uma Monarquia Absolutista para uma Monarquia Constitucional (onde o rei governa de acordo com a constituição, seu poder é limitado). Essa transição de forma de governo aconteceu por causa da Revolução Puritana.

A Revolução Puritana aconteceu enquanto o rei Carlos I estava no poder (de forma absolutista). Ela aconteceu em 1640. Basicamente, ela rompeu com a monarquia. As causas que levaram a ter essa revolução foram:

1- As insatisfações sociais. A burguesia (que eram pessoas que tinham grande poder aquisitivo, porém, não tinham título de nobreza, ou seja, não tinham privilégios) queriam um sistema econômico onde o monarca não fizesse nenhum tipo de intervenção.

2- Perseguição religiosa. Muitos seguidores do Anglicanismo foram perseguidos.

Nesse mesmo ano, a burguesia e seus aliados organizaram um exército que lutou contra o rei Carlos I e suas forças. Em 1649, ele foi derrotado e condenado à morte. Ocorreu a substituição da Monarquia por uma república, Oliver Cromwell foi quem governou, ela governou (de forma absoluta) de 1649 até 1658.

Logo depois, aconteceu a Revolução Gloriosa. A Revolução Gloriosa aconteceu de 1688 até 1699, representa uma nova forma de pensar. Depois da morte de Oliver Cromwell, o parlamento decidiu que seria melhor o retorno da monarquia. Carlos II (filho do rei Carlos I) voltou de seu exílio na França e assumiu o poder na Inglaterra. Carlos II não implantou oficialmente o absolutismo na Inglaterra, mas ele fez de tudo para enfraquecer a força do parlamento. Em 1685, Carlos II faleceu, ele não tinha deixado herdeiros, então quem assumiu o poder foi seu irmão Jaime II.

Agora temos um acontecimento importante. Em 1688, o parlamento conseguiu tirar Jaime II do poder, e em seu lugar, colocaram Guilherme de Orange (genro de Jaime II). Por isso o nome de “Revolução Gloriosa”, pois não aconteceu mortes e conflitos.

Em 1689, Guilherme de Orange foi coroado como Guilherme II. Agora temos a chegada de um documento importante que se chama “Bill of Rights”, ou seja, Declaração dos Direitos. Basicamente, esse documento diminuiu os privilégios da nobreza e do parlamento, e garantiu a participação popular. Agora podemos considerar o fim do Absolutismo na Inglaterra, e o começo das ideias iluministas, que começam a ganhar força a partir desse momento.

Devemos prestar atenção no que o Iluminismo tinha como base. Seus pilares eram: Educação e ciência, a razão, liberdade religiosa e política, liberdade de expressão e a extinção de privilégios. Aqui estão alguns filósofos importantes e seus conceitos e ideias defendidas:

John Locke

John Locke é provavelmente um dos filósofos iluministas mais famosos. Considerado o "pai" do liberalismo e o fundador do empirismo.  Ele defendia a liberdade de expressão. Algumas das ideias de Locke causaram grandes conflitos na época. Ao contrário do dogma católico, ele não acredita que Deus pode controlar o destino da humanidade. Também defendia a separação entre o Estado e a igreja.

Voltaire

Voltaire foi o maior dos filósofos iluministas e um grande crítico ao Antigo Regime. Defendia a liberdade de expressão. Tem uma frase dele que expressa muito de seu pensamento, a frese é: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” Ele era a favor de uma Monarquia Esclarecida.

Diderot e D’Alembert

Foram os organizadores das enciclopédias. D’Alembert estudou Filosofia, Matemática, Direito e Medicina. Diderot foi mestre em Arte e foi escritor. A enciclopédia foi um dos principais meios de divulgação das ideias iluministas.

Também surgiu os Déspotas esclarecidos, que eram governantes absolutistas, mas que adotaram algumas ideias iluministas para o seu governo, porém, não era nada que muda seus “direitos divinos”.


quarta-feira, 26 de maio de 2021

Solstícios e Equinócios

 Solstícios e Equinócios

Os Solstícios e equinócios são nomes dados aos dias que iniciam alguma das estações do ano. A implantação dessas datas teve como pressuposto a intensidade com a qual os raios solares atingem a superfície terrestre.

Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho e 21 de dezembro.

No solstício de 21 de junho, dá-se início ao verão no hemisfério Norte, desse modo, os dias são mais longos do que as noites. Já no hemisfério Sul, a data em questão marca o começo do inverno, no qual as noites são mais longas que os dias.

No solstício de 21 de dezembro, inicia-se no hemisfério Norte a estação de inverno, período em que as noites são mais longas que os dias. Já no hemisfério Sul, a data determina o começo do verão, estação em que as noites são mais curtas do que os dias.

Equinócio é uma palavra derivada do latim que significa “noites iguais”. Esse fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 20 de março e 23 de setembro.

No equinócio de 20 de março, data que marca o início da primavera, os dias são mais longos do que as noites, isso no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo do outono, com noites mais longas do que os dias.

No equinócio de 23 de setembro, dá-se início ao outono no hemisfério Norte, com dias mais curtos que as noites. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo da primavera, apresentando noites mais curtas que os dias.

Data do ano Hemisfério Sul Hemisfério Norte

20 e 21 de março Equinócio de Outono Equinócio de Primavera

22 e 23 de junho Solstício de Inverno Solstício de Verão

22 e 23 de setembro Equinócio de Primavera Equinócio de Outono

22 e 23 de dezembro Solstício de Verão Solstício de Inverno






 










sexta-feira, 14 de maio de 2021

SEMANA DA NUTRIÇÃO/ALIMMENTAÇÃO SAUDAVEL

 Culinária- Lanche divertido

Smoothie de frutas

1 banana cortada em pedaços
450 g de morangos picados
4 cubos de gelo
1 colher de açúcar 

Receita de Smoothie de frutas vermelhas e banana - Comida e Receitas

Sanduba natural

  • Pão de forma 

  • Maionese

  • Mussarela ou queijo branco

  • Presunto

  • Tomate 

  • Alface  ou ingredientes  de preferência


Confira dicas de lanches saudáveis para as crianças | Instituto Pró Criança  Birigui

Confecção de brinquedo de sucata Bilboquê

 Confecção de brinquedo de sucata Bilboquê 

Garrafa pet com tampa 

 Barbante varal fio dental

Live infantil desta terça ensinará a fazer um bilboquê com material  reciclável

Massinha caseira

 Massinha caseira 

    1 xícara de farinha
      ¼ xícara de sal
        1 colher de chá de óleo
          1 pacotinho de suco Tang
            xícara de água



            ARTE: EXEMPLO DE LAND ARTE


            INSTRUÇÕES: UTILIZAR ELEMENTOS DA NATUREZA PARA COMPOR UMA ARTE!
             

            sábado, 1 de maio de 2021

            ETAPA 2 1º BIM 9º ANOS 2021

             E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS 1º BIMESTRE 2021( 2ª ETAPA) Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos ✓Instruções para realização das atividades a serem feitas: ✓Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. ✓As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. ✓Estaremos entregando a ADE (Avaliação Diagnostica de Entrada) deverá ser feita e devolvida no dia : 29/03= 6ºanos e 7ºanos 30/03= 8ºanos e 9ºanos 9º anos - Ensino Fundamental II ARTE Prof. Flávio - 9° A, B e C. Nesta atividade, você terá a oportunidade de conhecer e conversar (com seus amigos nos grupos de whatsApp e redes sociais) sobre alguns estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, músicos, grupos e coletivos musicais que contribuíram para o desenvolvimento desses diferentes gêneros. Responda a algumas perguntas: 1. Quais gêneros musicais nacionais você costuma ouvir? 2. Desses gêneros, quais estilos você mais ouve? Escolha dois e justifique. 3. Pesquise e indique músicos que se dedicam a esses gêneros? O que descobriu ou sabe sobre eles? 4. Quais são os grupos musicais mais importantes da sua cidade ou região. O que descobriu ou sabe sobre eles? 5. Quais músicos ou grupos musicais de importância nacional, você conhece? 6. De que forma você acredita que esses músicos e grupos contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros da música popular brasileira? 7. Quais gêneros musicais internacionais você costuma ouvir? Escolha dois e justifique. 9. Quais músicos ou grupos musicais de importância internacional, você conhece? 10. De que forma você acredita que esses músicos e grupos contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros da música popular estrangeira? . CIÊNCIAS Professora Eliane – 9º Ano A B C Matéria é definida pela ciência como tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Uma porção limitada de matéria recebe o nome de corpo. Quando este corpo é transformado, prestando-se a determinado uso, recebe o nome de objeto. De acordo com o estudado até o momento, tanto no presencial quanto pelo CMSP responda as questões a seguir: Quais são os estados físicos que os materiais podem apresentar? Quais são as mudanças de estados físicos da matéria? Quais mudanças ocorrem com o aumento da temperatura? Quais mudanças ocorrem com a diminuição da temperatura? Não esquecer de sua identificação na atividade por favor nome completo e série turma. GEOGRAFIA Professor José Junior 9º Anos A B C Pesquise sobre a União Europeia e a Mercosul LÍNGUA PORTUGUESA Professor José Maria – 9º Ano A 1 A tirinha explora a oposição entre aparência e essência. Percebemos isso porque o personagem Armandinho: a) ressalta a beleza do colorido dos olhos da pessoa da qual ele fala. b) ressalta a beleza da interpretação do mundo feita pela pessoa da qual ele fala. c) entende que a beleza dos olhos é mais relevante do que o interior da pessoa. d) compreende que a beleza das pessoas está ligada a aparência e) supõe que a pessoa de que fala usa lente de contato colorida. 2 A palavra maravilhosa, usada no último quadrinho, é formada por: a) derivação sufixal nominal (uso de sufixo formador de adjetivo). b) derivação sufixal nominal (uso de sufixo formador de substantivo). c) derivação sufixal adverbial (uso de sufixo formador de advérbio). d) derivação sufixal verbal (uso de sufixo formador de verbo). e) derivação parassintética. Leia a manchete a seguir para resolver as questões 3 e 4. Phil Collins e Pretenders promovem viagem nostálgica em São Paulo FOLHA de S.Paulo. São Paulo, 25 fev.2018 Disponivel em www.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/02/phil-collinseretendemviagem-nostalgicaem-il> Acesso em: 8 maio 2018 -ANOTAÇÕES MODULO 23 LINGUA PORTUGUESA 3 A manchete informa: a) onde ocorre o fato noticiado, qual é esse fato e quem ocorre b) por que ocorre o fato noticiado. c) quando e onde ocorre o fato noticiado e qual é esse fato. d) apenas quando ocorre o fato noticiado. e) por que ocorre o fato noticiado e qual é esse fato. 3 - Assinale a alternativa que apresenta análise correta da formação da palavra nostálgica. a) A palavra primitiva é nostalgia (adjetivo). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em substantivo. b) A palavra primitiva é nostalgia (substantivo). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em adjetivo. c) A palavra primitiva é nostálgico (adjetivo masculino). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em adjetivo feminino. d) A palavra primitiva é nostálgico (substantivo masculino). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em substantivo feminino. e) A palavra primitiva é nostalgicamente (advérbio). Por meio de derivação sufixal nominal, foi transformada em adjetivo. "LÍNGUA PORTUGUESA" - Professora Alba - 9º Anos B C Caderno do Aluno: "Aprender Sempre" Aula 6 - Palavras que caracterizam os seres/objetos Aula 7 - Autorretrato - I Aula 8 - Autorretrato - Parte II Copie o poema e responda as questões a seguir. Poema: Saudades da Escola Estou com saudades da escola Quando penso me consola Já me vejo entrar por aquele portão E sinto uma grande emoção. Ando pelo corredor De um lado a sala do professor Do outro a secretaria Quanta saudade! Quem diria? Minha querida pracinha Está deslumbrante, que gracinha! Meu abacateiro e limoeiro Acabei de chegar companheiro. Indescritíveis são esses sentimentos Que afloram nesses momentos Meu coração bate forte Não sei se vou para o sul ou para o norte. No pátio: conversas, brincadeiras, recreio Voltarei logo, eu creio! Na cantina tem muitos lanches para deliciar E na cozinha a merenda escolar. Na quadra: A educação física é formidável para manter o corpo e a mente saudável Irei logo para sala de vídeo e do acessa pesquisar e aprender me interessa. Cheguei na sala de aula, agora vou estudar São muitos verbos para conjugar vou me esbaldar na gramática até para estudar matemática. Cada canto tem seu encanto Será na biblioteca tem bibliocanto? Quero rever meus amigos Abraçá-los e dizer conte comigo Por enquanto, vou trocadilhar e esse poema compartilhar Até breve, professores e também gestores. Albanira Fernandes (Professora: Alba) Interpretação do Poema. 1. Qual é o título do poema? 2. Quantos versos têm o poema? 3. E quantas estrofes? 4. Pesquise o significado do verbo trocadilhar. 5. O que é um bibliocanto? 6. Copie as rimas das palavras abaixo: a. escola ____________ b. portão ____________ c. pracinha ____________ d. limoeiro ____________ e. estudar ______________ f. gramática _____________ g, sentimentos ___________ h. forte __________________ i. recreio __________________ j. formidável _________________ k. compartilhar __________________ l. professores ____________________ 7. Você também está com saudades da escola? Explique EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 9º Anos A B C Utilize o caça palavras para completar o texto e conhecer mais sobre as Danças de Salão. Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança _ _ _ _ _ _ , ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão. Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres). A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os _ _ _ _ _ _ mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, tango, bolero e _ _ _ _ _. Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como _ _ _ _ _ _ _ ou clássicas. São danças de salão latinas: - Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira. - Rumba – surgiu em _ _ _ _, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país. - Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela). - Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba. - Paso - doble – surgiu na _ _ _ _ _ _ _ _, tem grande semelhança com o One Step. São danças de salão clássicas: - Tango – surgiu nos bordeis da Argentina - Valsa Vienense – surgiu na Áustria. - Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _. - Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis. - Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápido e fácil que o Slow Fox. A dança de salão é, além de uma forma de lazer e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade _ _ _ _ _ _ _ _, as funções cardiovasculares e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, a flexibilidade, entre outras. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/artes-cenicas/danca-de-salao/ Caça Palavras As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal e vertical, sem palavras ao contrário. PROJETO DE VIDA Professora Rosana - 9º anos A e B (...) “O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando” Guimarães Rosa, em Grande sertão: Veredas Faça seu autorretrato interno representando seus sentimentos, ideias, planos relacionados com as partes do seu corpo: Cabeça: (uma ideia que ninguém poderá modificar) Boca: (frase que foi dita e você se arrepende ou frase que precisa ser dita) Coração: (uma paixão muito grande) Mão direita: (um sentimento a doar) Mão esquerda: (um sentimento a receber) Pé direito: (uma meta) Pé esquerdo: (passos para alcançá-la) Elabore as respostas das questões e envie para o e-mail rosanaattico@professor.educacao.sp.gov.br (não esqueça nome, número e série) ou entregue à coordenação da escola. Caso tenha alguma dúvida pode rever as aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias ou enviar sua dúvida para o e-mail acima. Bom estudo!! PROJETO DE VIDA - Professor Kleber - 9º ano C Questões 1 Atualmente estamos passando por um período difícil aonde há crise econômica, greves , pandemia mundial, desemprego , inflação alta , com isto escreva o que sou e deverei ser na sociedade brasileira diante da crise ? 2 Quais são seus objetivos frente a uma profissão ? 3 Buscando se conhecer melhor , escreva como você realizara seus objetivos ? 4 Você já notou quais pensamentos interferem você atingir seu projeto de vida, quais são eles ? ELETIVAS Professor Kleber – 9º Anos A B C Questões 1 - Nas aulas anteriores estudamos a identidade sendo aplicada a técnica do psicodrama, ou a identidade é o pertencimento de unicidade do sujeito diante dos outros , nós precisamos dos outros para saber quem somos, assim a técnica no psicodrama nos ajuda a se relacionarmos melhor , lidar com a timidez , ser espontâneo , desenvolver a oralidade, perceber a si mesmo etc. com isto escreva em poucas palavras o que você entendeu da primeira semana de aula de eletiva e como ela repercute em sua vida ? 2 – Escolha abaixo um dos itens que expressam o Psicodrama e conceitue –o : Empatia espontaneidade tele-sensibilidade fase do ego auxiliar criatividade 3 – Quem foi o autor precursor do psicodrama ? 4 – Quais são as três técnicas trabalhadas no psicodrama ? TECNOLOGIA Professor Kleber – 9º Anos A B C Questões 1 - A web ou internet , divulga informações que você confia ? 2 - Como posso acreditar nas notícias da web ? 3 - O que é Fake News ? 4 - Por que as pessoas divulgam notícias falsas ? 5 – Agora que refletimos sobre as informações vinculadas na internet , escreva o que mudou em sua vida frente ao conteúdo acima ? HISTÓRIA Professora Gabriela – 9ºAnos A B C Obs. Copia ou cole este texto em seu caderno, e responda as questões em folha separada, para serem entregues na escola. Antigo Regime – Absolutismo (Origens da Revolução Francesa) O Antigo Regime pode ser definido como um sistema político, social e econômico de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVII. O Absolutismo é o sistema político no qual o poder se encontra nas mãos do Rei. Denominado "Antigo Regime". Surgiu com a formação das monarquias nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. O Rei representava os interesses da nação, o ideal nacional, o rei concentrava todos os poderes, instituindo leis, exercia a justiça, controlava o poder militar, nomeava ministros e criava impostos. Na França Luís XIV, "o Rei- Sol", expressou o seu poder na seguinte frase: "O Estado sou Eu". Na Inglaterra o poder Real estava nas mãos da Dinastia Tudor, nos reis Henrique VIII e a sua filha Elizabeth I. Sociedade Estamental No Período do Antigo Regime, a sociedade Francesa estava dividida em três estamentos, ordens ou estados. 1) O Primeiro Estado: representado pelo clero (bispos, abades, padres, frades e monges); Entre os clérigos podem-se distinguir aqueles que compõem o clero regular — que, sendo consagrados, segue as regras de uma ordem religiosa — do clero secular ("secular" provém do latim "seculum", que significa mundo) — parcela do clero que desempenha atividades voltadas para o público, que se dedica às mais variadas formas de apostolado e à administração da Igreja e que vive junto dos leigos. 2) O Segundo Estado, representado pela nobreza: Eram os guerreiros, responsáveis por garantir a defesa militar da sociedade. 3) O Terceiro Estado: que representava a burguesia, os camponeses - ou seja, o restante da população e os trabalhadores urbanos, pagavam altos impostos, sustentando o Primeiro e o Segundo Estados, que tinham o privilégio da isenção de impostos. Características: O Antigo Regime tem como características básicas: • 1º sistema econômico: transição do feudalismo ao capitalismo comercial; a propriedade da terra, principal fator de produção, estava submetida a vinculações que incluíam os morgados, no poder da nobreza, as mãos-mortas, em poder do clero, e as terras comunitárias dos ajuntamentos. • 2º relações sociais: determinadas pela oposição entre a sociedade estamental e uma burguesia que não pode assumir o papel da classe dominante, reservado aos estamentos privilegiados; • 3º sistema político: monarquia absolutista ou, pelo menos, autoritária. A tensão fundamental se produz entre a centralização do poder e o respeito aos privilégios de todo tipo (pessoais, estamentais e territoriais), que mantinham uma grande multiplicidade de jurisdições e "fóruns". Questões: 1-) O que foi o Antigo Regime? 2-) Quais eram os três principais elementos do Antigo Regime? 3-) Explique com suas palavras o que foi o Absolutismo. 4-) Explique como era organizada a Sociedade Estamental. INGLÊS Professor Charles Henrique – 7º Ano A 1) COLOQUE O TEXTO ABAIXO EM PORTUGUÊS (USE O VOCABULÁRIO PARA TRADUZIR): My Family Hi. My name is Peter, I am twelve years old. I am from new York city. This is my family: This is my father, his name is Paul. He is a Teacher. My mother’s name is Catherine, she is a dentist. This is my syster, her name is Sandra. The little boy is my brother Daniel, the name of my black and white dog is Bobby. VOCABULARY MY- meu/ minha NAME – nome TWELVE YEARS OLD –doze anos FROM – de CITY OF NEW YORK CITY – cidade de Nova York HIS IS – Esta é/ Este é HE IS – dele A – um/ uma MY MOTHER´S NAME – Nome da minha mãe HER – Dela THE- o/ a/ os/ as LITTLE – pequeno BOY – menino BROTHER – irmão AND – e OF –do DOG- Cachorro 2) ASSOCIE A FRASE EM INGLÊS COM A SUA TRADUÇÃO A) She Was Sick Yesterday B) We Were in the same class last year. C) I was tired after a long day at work. D) The weather was beautiful yesterday. E) The children were hungry after so much physical exercises. F) They were nervous on the first day of school. ( ) EU ESTOU CANSADO APÓS UM LONGO DIA TRABALHANDO. ( )ELES ESTAVAM NERVOSOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA. ( )O TEMPO ESTAVA LINDO ONTEM. ( )NÓS ESTAVAMOS NA MESMA CLASSE ANO PASSADO. ( )ELA ESTAVA DOENTE ONTEM. ( )AS CRIANÇAS ESTAVAM FAMINTAS DEPOIS DE TANTO EXERCICÍO FÍSICO. 3) AGORA DESENHE A FAMILIA DO PETER, COMO VOCÊ IMAGINOU, DE ACORDO COM A TRADUÇÃO QUE VOCÊ FEZ. 4) FAÇA A TRADUÇÃO COM A AJUDA DO VOCABULÁRIO E RESPONDA AS QUESTÕES: My favourite Activity is to make cupcakes. I like doing this activity because it is fun and I love to eating. My delicious cupcakes, when they are done. I really love dark chocolate cupake with peanut butter frosting. Usually I am alone when I make cupcakes. I make cupcakes on weekends. I do this activity in my kitchen at my house. When I make cupcakes, I fell really good, calm and very happy. VOCABULARY MY – meu TO MAKE – fazer CUPCAKE – cupcake (bolinho) LIKE – gostar DOING – fazer BECAUSE – porque IT IS – é FUN- divertido AND- e TO EATING – comer WHEN – quando THEY ARE- eles estão DONE- feitos REALLY – realmente DARK CHOCOLATE – chocolate escuro FEEL - SINTO PEANUT BUTTER FROSTING- manteiga de amendoim gelada ALONE- sozinha ON WEEKENDS – nos finais de semana I DO – eu faço KITCHEN – cozinha 5) ASSOCIE A WH-QUESTION COM SUA TRADUÇÃO WHO quando WHERE quem WHEN onde HOW o que/ qual WHAT como WHICH qual 6) AGORA FAÇA O DESENHO DO CUPCAKE QUE VOCÊ IMAGINOU QUANDO FEZ A TRADUÇÃO DO TEXTO.

            ETAPA 2 1º BIM 8º ANOS 2021

             E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA ROTEIRO DE ATIVIDADES REMOTAS 1º BIMESTRE 2021( 2ª ETAPA) Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos ✓Instruções para realização das atividades a serem feitas: ✓Organizar um horário diário para a realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno São Paulo FAZ Escola. ✓As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (por disciplinas) à caneta preta ou azul. ✓Estaremos entregando a ADE (Avaliação Diagnostica de Entrada) deverá ser feita e devolvida no dia : 29/03= 6ºanos e 7ºanos 30/03= 8ºanos e 9ºanos 8º anos - Ensino Fundamental II ARTE Professora Gisele – 8º Anos A B C D PARÓDIA: O que é isso? Paródia é uma releitura cômica de alguma composição musical, que frequentemente utiliza de ironia. È parecida com a obra original, e quase sempre, tem sentidos diferentes. NÃO ENTENDI? PARÓDIA, é quando você cria uma letra diferente, para uma música que já existe. Exemplo: Música” Asa branca” Paródia da música Asa Branca Quando olhei a terra ardendo Quando eu vim para São Paulo Com a fogueira de São João Tinha grande Multidão Eu perguntei a Deus do céu, uai Eu tive medo, a Deus do céu, uai "Por que tamanha judiação?" “ Por que tamanha aglomeração?” ATIVIDADE 1 – Em uma folha de sulfite, crie uma paródia em homenagem ao dia internacional da mulher. Escolha um ritmo ( música) de sua preferência. A homenagem pode ser para a mãe, vó, professora, tia, amiga... ATIVIDADE 2_ Grave um áudio cantando sua paródia. Não deixe de enviar para a professora de arte até dia 19/03 ATENÇÃO! ENVIAR O ÁUDIO DIRETAMENTE PARA PROFESSORA DE ARTE, PARA NÃO SOBRECARREGAR O GRUPO. CIÊNCIAS Professora Eliane Borelli - 8º Ano A Alunos do 8º ano A. De acordo com o estudado até o momento, tanto no presencial quanto pelo CMSP responda as questões a seguir: O que são fontes de energia renováveis e não renováveis? Usamos energia elétrica para várias coisas em nosso cotidiano, qual tipo de usina fornece a maior parte de energia que nós brasileiros consumimos? De acordo com o conteúdo “A eletricidade em nosso dia a dia”. Complete a tabela com equipamentos eletrônicos que são usados para cada situação destacada na tabela. Complete a tabela Proposta de classificação de aparelhos elétricos Aparelhos que são usados para... Aquecer Resfriar Cozinhar Iluminar Limpar Entreter Não esquecer de sua identificação na atividade por favor nome completo e série turma. GEOGRAFIA Professor José Junior 8º Ano A B Pesquise sobre a Origem e Finalidade da Rosa-Dos-Ventos ''GEOGRAFIA '' - Professora Marizete - 8º anos C e D Mapas Temáticos Mapas são representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a finalidade de apresentar informações da realidade; eles fazem parte da humanidade desde os tempos remotos. Os mapas temáticos são aqueles que focam num tema específico para apresentar as informações. Quando a ideia central é reunir somente alguns dados ou características sobre algo específico (vegetação, biomas, cultura, etc.), temos então os mapas temáticos. Normalmente, os mapas temáticos facilitam o entendimento dos dados. Por isso são acompanhados de legendas explicativas, cores e símbolos, os quais auxiliam na interpretação das informações apresentadas. Hoje em dia existem diversos tipos de mapas temáticos e com o avanço das técnicas de representação associados à tecnologia, eles são feitos com extrema precisão. Há diversos tipos de mapas temáticos: Mapa Físico: reúne diversas informações relacionadas com os aspectos físicos de algum local (relevo, altitude, hidrografia, etc). As cores do mapa indicam alguns aspectos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para indicar planaltos e montanhas; as cores mais escuras para indicar a altitude; e o verde para marcar planícies. Mapa da Vegetação: apresenta informações relacionadas com o tipo de cobertura vegetal de determinado local. Da mesma forma que no mapa físico, ele é repleto de cores e legendas que facilitam o entendimento do leitor. Mapa Político: reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados, capitais e cidades mais importantes. As cores também são muito importantes nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios. Mapa Econômico: reúne aspectos relacionados com o tipo de economia de cada região, ou seja, as atividades econômicas desenvolvidas em cada território (indústrias, comércio, serviços) pautadas nos setores da economia. Também pode apresentar informações sobre a PIB, o IDH, dentre outros. Mapa de Transportes: nesse caso, os mapas podem estar relacionados com as rodovias, ferrovias, metrôs, rios navegáveis, dentre outros. Geralmente contém legendas sobre as estradas bem como a distâncias entre alguns locais. Mapa Climático: reúne informações relacionadas com o tipo clima e os fenômenos meteorológicos que ocorrem em determinado local. Mapa Populacional: também chamado de mapa demográfico, esse tipo de mapa reúne informações relacionadas com a densidade demográfica de determinado local. Geralmente utilizam cores e legendas para indicar algum local com maior ou menor densidade. Baseado no conteúdo, responda as questões abaixo. Envie a atividade pelo e mail marijavier50@gmail.com ou entregue à coordenação da escola (não esqueça nome, numero e série). Caso tenha alguma dúvida, deixe-a no grupo de WhatsApps da sua turma. Não esqueça de mencionar o professor ou disciplina e, se ainda não fizer parte do grupo peça à coordenação que o/a adicione. 1.Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise? 2. Defina Mapas Temáticos 3. Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas? 4. Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto. a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul. b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul. c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes. d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes 5. Faça um resumo sobre as principais características dos mapas temáticos. HISTÓRIA Professora Gabriela - 8º anos A B C D Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada com nome , número e série. Renascimento O Renascimento foi uma época da Idade Moderna, no qual, a sociedade europeia estava buscando melhorar-se, social e culturalmente. As cidades voltaram a crescer, afinal, já não havia mais as invasões bárbaras; O comércio voltava também, afinal, com o financiamento feito pelos reis, que emprestavam moedas de ouro, as pessoas podiam voltar a comprar e vender, o que fez a economia Mercantilista se desenvolver plenamente. O conhecimento, a Ciência, e toda forma de pensar cresceu e prosperou, surgiram escolas, universidades e até a Medicina, antes proibida na Idade Média, passou a crescer e ser realmente presente na Europa; Com todo este conhecimento, a cultura e as Artes se renovaram, e destacamos então, os quatro maiores nomes do Renascimento, são eles: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello e Raphael, que por criarem obras exuberantes e muito caras, tinham como maiores compradores a Igreja Católica. Exercícios 1. Diga, quais foram as principais mudanças sociais e culturais que surgiram durante o Renascimento, na Europa. 2. Quem era o maior comprador dos quadros dos artistas renascentistas? 3. Pesquise, a obra de arte de Leonardo Da Vinci, Monalisa e faça uma releitura dela, ou seja, crie seu desenho (versão) desta obra-prima do Renascimento. MATEMÁTICA Professora Izilda - 8 ˚ ANO A As atividades devem ser realizadas justificando a alternativa selecionada, ou seja, registre o cálculo ao lado, 1) Escreva, na forma irredutível , a razão do primeiro para o segundo número: a) 4 e 16 b) 38 e 19 c) 100 e 48 d) 60 e 24 2 – Numa prova de 100 testes, um garoto acertou 75. A razão do número de erros para o número de acertos é: a) 13 b) 34 c) 14 d) 3 3 – Calcule o valor de x nas proporções a) 812= ��3 b) 63�� = 24 36 3 – Em uma caixa, a razão entre o número de maçãs e o número de laranjas é 3 : 2. Se o número de maças é 36, então o numero de laranjas é: a) 12 b) 18 c) 24 d) 30 4 – Resolva os problemas e indique se são diretamente ou inversamente proporcionais a) Uma fábrica engarrafa 3000 refrigerantes em 6 horas. Quantas horas levará para engarrafar 4000? b) Quatro marceneiros fazem um armário em 18 dias. Em quantos dias 9 marceneiros fariam o memo armário? EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Paulo Cruz - 8º Ano A Utilize o caça palavras para completar o texto e conhecer mais sobre o Voleibol. O voleibol e vôlei é um _ _ _ _ _ _ _ praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada horizontalmente sobre a linha central. O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a _ _ _ _ por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário. O vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No total, são 12 jogadores. Existem ainda 6 jogadores reserva. Cada jogador tem uma _ _ _ _ _ _ _ dentro da quadra, a qual apresenta uma ordem de _ _ _ _ _ _ _, três jogadores posicionam-se perto da rede e três jogadores posicionam-se na linha de trás. Os fundamentos do vôlei são: Saque, _ _ _ _ _ _ _ _, Levantamento, Ataque e Bloqueio. Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O _ _ _ _ _ _ _ _, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da _ _ _ _ e dentro da quadra de seu adversário As regras do voleibol incluem diversas _ _ _ _ _ _ no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola _ _ _ _ vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo, quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários, toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola, rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a _ _ _ _ _ _ comete falta, rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas próximas da rede, o jogador comete falta. Caça Palavras As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal e vertical, sem palavras ao contrário. Professor Isael - 8º Ano B C D Tema: Esportes Objeto de conhecimento: Esporte de rede/Parede Atividade 1 Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3; No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais. Atividade 2 – O VOLEIBOL VOCÊ PESQUISOU, RESPONDEU E APRENDEU NAS ATIVIDADES ANTERIORES AS POSICÕES (RODIZIO) E SISTEMAS DE JOGO NA QUADRA DE VOLEIBOL CERTO? AGORA RESPONDA: 1. Quais foram as dificuldades encontradas para aprender as posições de quadra? Justifique. 2. Quais foram às dificuldades apresentadas nos sistemas de jogo? Em qual você sentiu mais facilidade? Justifique. 3. Quais são os elementos técnicos e táticos do voleibol? Você já percebeu sua aplicabilidade durante o jogo? Em que momento? 4. Como você organizaria seu time em quadra? Explique: 5. Você aprendeu com diferentes elementos do voleibol e algumas formas de organização em quadra. Refletindo sobre; em quais aspectos você encontrou mais dificuldade? Para aprender, é muito importante seu envolvimento com as atividades propostas. Faça uma reflexão sobre como você se dedicou durante todo o aprendizado e proponha, registrando em seu caderno, ações que perceba que pode melhorar. Habilidades: (EF08EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro, técnico, esquemas táticos e fruir os esportes de rede/parede, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco. ELETIVAS Professor Kleber – 8º ano A Questões 1 - Nas aulas anteriores estudamos a identidade sendo aplicada a técnica do psicodrama, ou a identidade é o pertencimento de unicidade do sujeito diante dos outros , nós precisamos dos outros para saber quem somos, assim a técnica no psicodrama nos ajuda a se relacionarmos melhor , lidar com a timidez , ser espontâneo , desenvolver a oralidade, perceber a si mesmo etc. com isto escreva em poucas palavras o que você entendeu da primeira semana de aula de eletiva e como ela repercute em sua vida ? 2 – Escolha abaixo um dos itens que expressam o Psicodrama e conceitue – o : Empatia espontaneidade tele - sensibilidade fase do ego auxiliar criatividade 3 – Quem foi o autor precursor do psicodrama ? 4 – Quais são as três técnicas trabalhadas no psicodrama ? ELETIVAS - Professora Sueli - 8º anos B C D Observações: Vocês podem copiar este texto em folha de almaço ou sulfite, ou imprimir e colar, também em folha apropriada. Na sequência, leia o texto e realize a atividade proposta. Entregue na escola na data estipulada com nome , número e série. Ética, princípios e valores Para entendermos os princípios e valores éticos é necessário entender o que é ética. Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo de agir de um grupo social. De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas. Hoje várias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo social, como a ética médica, ética pública ou mesmo a ética de uma empresa. A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos. Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando: É ser honesto, solidário e justo. Ser uma pessoa de caráter. Atividades: 1) Escreva o que você entendeu sobre o que é ser ético. 2) Você se considera uma pessoa ética? Justifique. 3) Faça uma pesquisa resumidamente explicando o que é a moral. 4) Como podemos ser éticos em nossa sociedade? PROJETO DE VIDA Professor Kleber – 8º Ano A Questões 1 Atualmente estamos passando por um período difícil aonde há crise econômica, greves , pandemia mundial, desemprego , inflação alta , com isto escreva o que sou e deverei ser na sociedade brasileira diante da crise ? 2 Quais são seus objetivos frente a uma profissão ? 3 Buscando se conhecer melhor , escreva como você realizara seus objetivos ? 4 Você já notou quais pensamentos interferem você atingir seu projeto de vida, quais são eles ? PROJETO DE VIDA - Professora Ângela Maria – 8º Ano B Competência Socioemocional: empatia- Iniciativa social REDE SOCIAL MUITA GENTE SE EMOCIONA COM O TRABALHO SOCIAL DE GUSTAVO SILVESTRE ELE SEMPRE SONHOU SEGUIR A PROFISSÃO QUE EXERCE HOJE. SEU PROJETO DE VIDA AUXILIA OUTROS A BUSCAR UMA NOVA CHANCE NA VIDA. Pesquise: 1-QUEM É GUSTAVO SILVESTRE? 2- QUAL FOI O INCENTIVO QUE ELE RECEBEU DA MÃE? 3- QUAL FOI A PROPOSTA QUE ELE RECEBEU EM 2015? POR QUEM? 4-O QUE é FASHION WEEK? 5- O PROJETO DE VIDA DE GUSTAVO SILVESTRE SURPREENDEU A MUITA GENTE? EXPLIQUE 6- VOCÊ CONHECE OUTRA HISTORIA DE SUPERAÇÃO? REGISTRE EM SEU CADERNO E ILUSTRE AS AÇÕES, AS QUE CHAMARAM SUA ATENÇÃO. BOA SORTE! PROFESSORA ÂNGELA MARIA/2021 PROJETO DE VIDA – Professor Charles Henrique – 8º Anos C D Escreva uma carta para você do passado contando algo, seja livre para expressar uma opinião, contar algo, pedir algo para você do passado. Depois você criará uma carta para você do futuro, como se fosse uma capsula do tempo, essa carta será entregue a você no final do ano, seja livre para pedir algo ao futuro e contar coisas do presente. Dúvidas podem me contatar através do email chprof12@gmail.com INGLÊS Professor Charles Henrique – 8º Ano A 1) COLOQUE O TEXTO ABAIXO EM PORTUGUÊS (USE O VOCABULÁRIO PARA TRADUZIR): My Family Hi. My name is Peter, I am twelve years old. I am from new York city. This is my family: This is my father, his name is Paul. He is a Teacher. My mother’s name is Catherine, she is a dentist. This is my syster, her name is Sandra. The little boy is my brother Daniel, the name of my black and white dog is Bobby. VOCABULARY MY- meu/ minha NAME – nome TWELVE YEARS OLD –doze anos FROM – de CITY OF NEW YORK CITY – cidade de Nova York HIS IS – Esta é/ Este é HE IS – dele A – um/ uma MY MOTHER´S NAME – Nome da minha mãe HER – Dela THE- o/ a/ os/ as LITTLE – pequeno BOY – menino BROTHER – irmão AND – e OF –do DOG- Cachorro 2) ASSOCIE A FRASE EM INGLÊS COM A SUA TRADUÇÃO A) She Was Sick Yesterday B) We Were in the same class last year. C) I was tired after a long day at work. D) The weather was beautiful yesterday. E) The children were hungry after so much physical exercises. F) They were nervous on the first day of school. ( ) EU ESTOU CANSADO APÓS UM LONGO DIA TRABALHANDO. ( )ELES ESTAVAM NERVOSOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA. ( )O TEMPO ESTAVA LINDO ONTEM. ( )NÓS ESTAVAMOS NA MESMA CLASSE ANO PASSADO. ( )ELA ESTAVA DOENTE ONTEM. ( )AS CRIANÇAS ESTAVAM FAMINTAS DEPOIS DE TANTO EXERCICÍO FÍSICO. 3) AGORA DESENHE A FAMILIA DO PETER, COMO VOCÊ IMAGINOU, DE ACORDO COM A TRADUÇÃO QUE VOCÊ FEZ. 4) FAÇA A TRADUÇÃO COM A AJUDA DO VOCABULÁRIO E RESPONDA AS QUESTÕES: My favourite Activity is to make cupcakes. I like doing this activity because it is fun and I love to eating. My delicious cupcakes, when they are done. I really love dark chocolate cupake with peanut butter frosting. Usually I am alone when I make cupcakes. I make cupcakes on weekends. I do this activity in my kitchen at my house. When I make cupcakes, I fell really good, calm and very happy. VOCABULARY MY – meu TO MAKE – fazer CUPCAKE – cupcake (bolinho) LIKE – gostar DOING – fazer BECAUSE – porque IT IS – é FUN- divertido AND- e TO EATING – comer WHEN – quando THEY ARE- eles estão DONE- feitos REALLY – realmente DARK CHOCOLATE – chocolate escuro FEEL - SINTO PEANUT BUTTER FROSTING- manteiga de amendoim gelada ALONE- sozinha ON WEEKENDS – nos finais de semana I DO – eu faço KITCHEN – cozinha 5) ASSOCIE A WH-QUESTION COM SUA TRADUÇÃO WHO quando WHERE quem WHEN onde HOW o que/ qual WHAT como WHICH qual 6) AGORA FAÇA O DESENHO DO CUPCAKE QUE VOCÊ IMAGINOU QUANDO FEZ A TRADUÇÃO DO TEXTO. INGLÊS - Professor José Maria – 8º Ano B C D Copie o texto acima e responda as questões abaixo: TECNOLOGIA Professor Kleber – 8º Ano A Questões 1 - A web ou internet , divulga informações que você confia ? 2 - Como posso acreditar nas notícias da web ? 3 - O que é Fake News ? 4 - Por que as pessoas divulgam notícias falsas ? 5 – Agora que refletimos sobre as informações vinculadas na internet , escreva o que mudou em sua vida frente ao conteúdo acima ?