domingo, 10 de maio de 2020

AR/CAMADAS DA TERRA/CAMADAS DA CROSTA TERRESTRE/2020

O Ar

O ar é uma mistura de vários gases: hidrogênio, oxigênio, hélio,gás carbônico, nitrogênio, gases nobres, vapor de água...etc.

Atmosfera é uma imensa camada de ar que envolve a Terra.

Vento é o ar que se movimenta em uma direção.

Camadas da Terra .

 1.Núcleo: o centro da Terra é de ferro e níquel. Ele tem cerca de 3.400 km de espessura. Possui duas partes: Os núcleos interno e externo. O interno é um cristal sólido e o externo, líquido. O interno tem temperatura de cerca de 4.000ºC (graus Celsius ou centígrados). Acredita-se que ele gire no mesmo sentido e um pouco mais rápido que o restante da Terra.
2. Manto: grossa camada pastosa com cerca de 2.900 km de espessura. É formado de magma, mistura incandescente principalmente de silicato de magnésio e ferro. Tem uma temperatura aproximada de 3.500ºC. O núcleo externo e o magma estão em constante movimento, porque o calor do núcleo interno (sólido) se propaga para o núcleo externo (líquido) e para o magma (pastoso), criando movimentos de subida e descida nessas partes líquida e pastosa (a lava que sai dos vulcões é formada de magma).
3. Crosta: camada superficial. Tem de 10 a 70 km de espessura. É formada principalmente por oxigênio, silício e alumínio, mas também por ferro, cálcio, sódio, potássio, magnésio, fósforo e enxofre, dentre outros. Tem três camadas: Rocha matriz, subsolo e solo.

Camadas da Crosta terrestre.
1. Rocha matriz: é a camada mais inferior da crosta. Também chamada rocha-mãe, se formou a partir do resfriamento da parte mais superficial do manto. Foi ela que originou as outras duas camadas acima.
2. Subsolo: contém fragmentos de rocha originados da rocha matriz. Fornece recursos naturais como o carvão, o petróleo e vários tipos de minérios (ferro, alumínio, cobre, prata, etc.).
3. Solo: é a camada mais fina e externa da litosfera. Se formou a partir da desintegração de fragmentos das rochas do subsolo. Garante o desenvolvimento das plantas.

Introdução

Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.

Solos
Solos arenosos

São aqueles que tem a sua maioria dos grãos de tamanho entre 2mm e 0,075mm, formado principalmente por cristais de quartzo e oxido de ferro no caso de solos de regiões tropicais.Os solos arenosos têm boa aeração. Plantas e microorganismos vivem com mais dificuldade, devido à pouca umidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%.

Também possui argila e outros compostos em menor percentagem. Mas como tem boa aeração não retém água. Esse solo é permeável, Também é conhecido com neossolo. Os grãos de areia são maiores e tem mais espaço entre si facilitando a passagem da água.

Solos argilosos

Não são tão arejados, mas armazenam mais água. São menos permeáveis, a água vai passando mais lentamente, ficando, então armazenada. Alguns solos brasileiros, mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita).

Formam pequenos grãos semelhantes ao pó-de-café, isso lhe dá um similar ao arenoso. Chamado de argilossolo.

Os grão de argila são menores e bem próximos uns dos outros, dificultando a passagem da água.

Solos siltosos

Com grande quantidade de silte, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como a argila e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves.

Solo humífero

Esse solo apresenta uma quantidade maior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde os vegetais encontram melhores condições para se desenvolverem. Possui cerca de 10% de húmus em relação ao total de partículas sólidas. A presença de húmus dá uma coloração, em geral, escura, contribui para sua capacidade de reter água e sais minerais e aumenta sua porosidade e aeração.

Os grãos são de tamanhos variados e diversificados; a passagem da água ocorre de acordo com o tipo de grão.

Solo calcário

A quantidade de calcário nesse tipo de solo é maior que em outros solos.

Desse tipo de solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização dos solos destinados à agricultura e à pecuária.

Esse solo também fornece a matéria-prima para a fabricação de cal e do cimento.

Terra roxa é um tipo de solo bastante fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas de arenito-basáltico originadas do maior derrame vulcânico que este planeta já presenciou, causado pela separação da Gondwana - América da Sul e África - datada do período Mezozóico. É caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devida a presença de minerais, especialmente Ferro.

A terra preta, também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, chamado solo humífero, contém cerca de 10% de húmus e é bastante fértil. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.


Tipos de Rochas

Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituido por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera é constituida por rochas.

 Ígneas ou magmáticas

Ver artigo principal: Rocha ígnea.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/69/Granit-1.jpg/200px-Granit-1.jpghttp://www.sobiologia.com.br/figuras/Solo/solo%20argiloso2.jpghttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7f/Quartzite.jpg/200px-Quartzite.jpg

O granito, um exemplo de rocha ígnea ou magmática.

Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), daí o nome rochas magmáticas. Também conhecida como rochas ígneas.

O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos, a saber:

Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pumes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido.

Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.

 Sedimentares ou estratificadas.

Ver artigo principal: Rocha sedimentar.

As rochas sedimentares fazem parte de 75% da superficie dos continentes, são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:

Detriticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho.

Químiogénicas - resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em àgua. Alguns exemplos são o sal gema, as estalactites e as estalagmites.

Biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquifelo, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos, Possui o mineral cálcite.; e o carvão, formado a partir dos resíduos de vegetais.

Metamórficas.

Ver artigo principal: Rocha metamórfica. Exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeoamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra

 

 

 https://www.estudopratico.com.br/camadas-terra/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_interna_da_Terra

https://escolakids.uol.com.br/geografia/sistema-terrestre.htm



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Pedra no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."
Fernando pessoa.