quinta-feira, 26 de novembro de 2020

TRABALHO BIMESTRAL - 6º ANO - 3º BIMESTRE/ COMPENSAÇÃO DE FALTAS

 

 

              

  TRABALHO BIMESTRAL  - 6º ANO  - 3º BIMESTRE/ COMPENSAÇÃO DE FALTAS

ENTREGA DIA 

PORTUGUÊS

         Leia o texto e encontre as palavras sublinhadas no quadro abaixo:    








 


 























a)   Qual é o gênero textual desta receita,ou seja ,que tipo de texto?

___________________________________________________________

 

b)    Para que serve o título  de uma  receita?

___________________________________________________________

 

c)    Sublinhe na receita um substântivo comum acompanhado de um adjetivo e escreva ao lado :________________________________________________

 

d)   Retire do texto duas palavras com encontros vocálicos e escreva abaixo.

____________________________________________________________

 

e)   Escreva dois verbos que aparecem na receita

____________________________________________________________

 MATEMÁTICA

 

 


1.    Arme e efetue:

 

a)  4649+1204=

b)  4.866-885=

c)  32x26=

d)  13x25=

 

2. Situação problema

a.            Um vendedor colocou 348 pêssegos em caixas de 12 pêssegos cada uma. Quantas caixas foram usadas?

 

 

 

 

R:

b.            Caio tem 475 livros para coloca-los em 25 prateleiras. Quantos livros colocará em cada uma?

 

 

 

 

 

R:

HISTÓRIA

 

 


            Complete as frases abaixo de acordo com o que estudamos sobre os portugueses onde hoje é o Brasil.

 

1)    Em ____de __________de ________ marcou oficialmente a chegada  dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como __________________do __________________.o capitão escolhido para capitanear a expedição portuguesa  foi ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________

 

 2)   Portugal estava desfrutando a riqueza  com o comércio de especiarias da região das __________ como:_______________,_______________,________________, entre outras  especiarias que eram valiosíssimas.

 

 

 3)  Depois que os espanhóis chegaram à américa, as terras recém-descobertas começaram a ser disputadas por ______________ e espanhóis. Foi dessa preocupação dos portugueses em impedir  a invasão espanhola fizeram um acordo chamado de tratado de ___________________.Este acordo dividiu  as novas terras entre Portugal e Espanha.

 

  4)  O avistamento de terras,foi relatado ao rei por ________________________, escrivão da expedição.

  5) O primeiro contato entre __________________e ________________foi calmo, houve troca de presentes entre as duas partes.

 

  6) Portugal  foi o primeiro país europeu a  fazer viagens  longas, porque o _______  apoiava o comércio marítimo. 

 

   7) A bússola foi inventada pelos ________________ e  aperfeiçoadas  pelos _____________________.

 

 

CIÊNCIAS

 

 

1.    As transformações fazem parte do nosso dia a dia. Os materiais mudam constantemente na natureza ou pelo ser humano para algum propósito.

 

Dê 2 exemplos das transformações citadas abaixo:

 

Transformações físicas: _________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Transformações químicas:_______________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

2.    Sólido, liquido ou gasoso?

Recorte e cole cada um em seu lugar.

 

TÉCNICA DE REDAÇÃO

 

 


            Com suas palavras, escreva abaixo a sua lenda favorita,não se esqueça da aparência dos personagens,o que ele faz,onde ele vive, como podemos encontrá-lo e o que mais você desejar.

 

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ARTES

 

 

´PINTE A OBRA E DIGA DE QUEM É?


 


GEOGRAFIA  

 

 


NO CADERNO DE GEOGRAFIA,ESCREVA O TEXTO ABAIXO DESENHE A PAISAGEM E NOMEIE AS PARTES DE UM RIO




EDUCAÇÃO FINANCEIRA/MATEMÁTICA



História da Astronomia II

 

 

História da Astronomia II

A Astronomia é uma grande área da ciência responsável por muitos avanços científicos e sua história está repleta de grandes nomes como Copérnico, Galileu, Kepler e Newton.

O que é Astronomia?

A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si. A palavra Astronomia vem do grego Astron, que significa astro, e Nomos, que significa lei.

 

História da Astronomia

Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.

Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da Astronomia. Muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da Terra, as estações do ano, bem como os movimentos do Sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu.

 

Um desses filósofos foi Tales de Mileto (624-546 a.C.), que considerava a Terra um disco plano preenchido por água. Pitágoras de Samos (572-479 a.C.), por sua vez, acreditava que a Terra apresentava formato esférico. Já Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar, ao observar a formação de sombras durante os eclipses, e também defendia a hipótese de que o Universo fosse finito e esférico e que, juntamente aos astros, fosse imutável: sempre existira e sempre existiria.

 

A visão de Aristóteles do sistema solar era qualitativa, pois usava de poucos recursos matemáticos para justificar seu modelo. Sua interpretação logo tornou-se aceita, acolhida e difundida por séculos, contribuindo para a propagação de conceitos físicos e astronômicos equivocados. Entre esses equívocos, podemos ressaltar o éter: a substância proposta por Aristóteles que comporia os corpos celestes, cuja existência foi investigada até meados do século XIX.

Aristarco de Samos (310-230 a.C.) foi o primeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do Sol, quase 2 mil anos antes de Copérnico, e também conseguiu medir o tamanho do Sol e da Lua em relação à Terra. Eratóstenes de Cirênia (276-194 a.C.) calculou, com boa precisão, o diâmetro da Terra.

 

As primeiras tentativas de descrição do sistema solar colocavam no centro do Universo o Sol, a Lua e os demais astros, que girariam ao redor da Terra. Esse modelo de sistema solar centrado na Terra ficou conhecido como geocêntrico.

 

O ápice do sistema geocêntrico foi o complexo modelo Ptolemaico, proposto pelo cientista grego Cláudio Ptolomeu (85-165 d.C.). Esse modelo apresentava diversas órbitas circulares, que descreviam com relativa precisão o movimento dos planetas conhecidos, mas não era capaz de explicar o movimento retrógrado de alguns planetas, quando observados da Terra. O modelo foi usado até a época do Renascimento Científico, no século XVI.

 

Em 1608, Galileu Galilei (1564-1642) enfrentou as ideias geocentristas da época, bem como a visão de imutabilidade dos astros proposta por Aristóteles, aperfeiçoou o telescópio e utilizou-o para observar as crateras da Lua, as fases de Vênus e descobriu os satélites naturais de Júpiter: Io, Ganimedes, Calixto e Europa.

 

O primeiro modelo matemático capaz de predizer as órbitas planetárias com precisão, porém com grande complexidade, foi atribuído ao astrônomo francês Nicolau Copérnico (1473-1543). Copérnico abandonou a visão geocêntrica, atribuindo, em seu modelo, ao Sol o centro do Sistema Solar, no qual a Terra orbitaria o astro-rei em uma trajetória circular, completando uma volta a cada ano. Nessa representação, a inclinação do eixo de rotação da Terra seria a responsável pela divisão das estações do ano, e o movimento retrógrado de alguns planetas, como Marte, e a mudança de luminosidade eram explicados com o uso de diversas órbitas.

 

O modelo planetário de Copérnico foi posteriormente corrigido pelas precisas observações astronômicas do dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601). Em 1599, o brilhante astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630) tornou-se assistente de Tycho e teve em suas mãos uma enorme quantidade de dados astronômicos de grande precisão. Kepler revolucionou a mecânica celeste quando enunciou três leis que regem as órbitas planetárias, descrevendo-as como elipses, e não como círculos, como até então se acreditava, e estabeleceu uma relação Matemática entre o período e o raio orbital dos planetas.

 

Anos mais tarde, munido das grandes contribuições de Copérnico, Galileu e Kepler, Isaac Newton (1642-1727) elaborou sua Lei de Gravitação Universal, explicando o fenômeno da gravidade e a dinâmica planetária de forma inédita.

 

Áreas da Astronomia

A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:

 

Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo;

 

Astrofísica: estudo das propriedades físicas dos corpos celestes, como sua densidade, temperatura, luminosidade, entre outros;

 

Astronomia planetária: estudo dos sistemas planetários, com ênfase no sistema solar, que reúne física nuclear, geologia, meteorologia etc.

 

Dia Mundial da Astronomia

No Brasil, no dia 8 de abril é comemorado o Dia Mundial da Astronomia, diferentemente do Dia Internacional da Astronomia, que é celebrado anualmente em datas diferentes de acordo com a fase da Lua. A data tem como intuito estreitar os laços entre entusiastas e pesquisadores da área, bem como promover a divulgação da Ciência para o público em geral. Em 2009, 400 anos após as primeiras observações telescópicas de Galileu Galilei, comemorou-se o Ano Internacional da Astronomia.

 

A história da astronomia

 

história da astronomia

história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem.[1] A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.[2] Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapacalendário ou relógio.[3] O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.[4]

Sol sobre o Stonehenge, durante o solstício de inverno. Desde o início, o homem sempre observou o céu em busca de possíveis relações entre suas histórias e os fenômenos cósmicos[1]

Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu.[2] Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas. A antiga compreensão da mecânica celeste contribuiu para a criação de uma "agenda" ligada às estações do ano e da lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo. Por isso, a investigação do céu sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra, entre o homem e Deus (ou entre o homem e os deuses).[1]

Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo na dinâmica celestial, abrindo uma "janela" mais ampla sobre o universo e suas regras. O desenvolvimento técnico aliada a exploração do espaço procurará expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmos.[5]