terça-feira, 2 de maio de 2023

EXERCÍCIOS SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

EXERCÍCIOS SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA TRABALHO ITINERÁRIO METABOLISMO

 

 


1.  Qual a definição do termo respiração?

2.  Qual a função básica do sistema respiratório?

3.  Por que os espaços mortos são assim chamados?

4.  Qual a unidade funcional dos pulmões? Justifique.

5.  Descreva as estruturas que formam o nariz.

6.  Quais as funções do nariz?

7.  Como pode ser dividida a faringe?

8.  Porque a laringe é chamada caixa de voz?

9.  Quais são as cartilagens que formam a laringe?

10.  Qual a importância da cartilagem epiglote?

11.  Quais estruturas estão envolvidas na produção do som?

12.  Qual a localização dos pulmões?

13.  O que ocorreu com o pulmão esquerdo em decorrência da posição do coração?

14.  Descreva todo o caminho que o ar faz até chegar aos pulmões.

15.  Disserte sobre a morfologia dos pulmões.

16.  Qual a função do surfactante?

17.  Explique os mecanismos de inspiração e expiração.

18.  Qual o principal e quais os músculos acessórios da respiração?

19.  Defina capacidade pulmonar total.

20.  Defina ventilação.

21.  Qual o objetivo da tosse e do espirro?

22.  O que é hipóxia?

 

23.  A sequência das estruturas do sistema respiratório pulmonar é:

 

a)  fossas nasais - laringe - esôfago - brônquios - traquéia

b)  fossas nasais - faringe - laringe - traquéia - brônquios

c)  fossas nasais - laringe - faringe - traquéia - brônquios

d)  fossas nasais - faringe - esôfago - traquéia - brônquios

e)  fossas nasais - faringe - traquéia - laringe – brônquios

24.  Na expiração não ocorre:

 

a)  relaxamento do diafragma

b)  diminuição do volume pulmonar

c)  contração da musculatura intercostal

d)    aumento da pressão intratorácica em relação à pressão atmosférica

e)  eliminação de dióxido de carbono

 

25.      A obstrução dos bronquíolos impede que o oxigênio atinja:

 

a)  a faringe.

b)  o esôfago.

c)  a laringe.

d)  a traquéia.

e)  os alvéolos.


26.      O esquema a seguir representa, de modo simplificado, a seção de uma estrutura do corpo humano.


 

A estrutura acima esquematizada é encontrada:

(A)  na pele.

(B)  nos pulmões.

(C)  nos rins.

(D)  no coração.

(E)  no estômago.

 

27.  A laringe é continuada por qual órgão?

 

28.   Que ossos fazem parte da constituição do septo nasal?

29.  Quais são os órgãos principais da respiração?

 

30.  Observe o esquema;

 

 


Identifique:

 

a)  o sistema representado no esquema.

b)  os órgãos apontados pelas setas de 1 a 4.

c)  o detalhe representado em 5.

d)  o local das trocas gasosas.

 

31.  A respiração pela boca é útil quando precisamos de mais oxigênio (durante um exercício físico, por exemplo), porém é muito melhor respirarmos pelo nariz. Por quê?


32.    De que maneira o muco secretado pela nossa traquéia protege nosso aparelho respiratório?

 

33.    Qual estrutura está localizada entre a cavidade nasal e a cavidade oral?

a)  osso palatino

b)  osso etmoidal

c)  osso frontal

d)  osso nasal

e)  Septo nasal

 

34.       Qual das cartilagens da laringe produz a proeminência anterior da laringe conhecida pelo nome de "pomo de Adão"?

 

a)  epiglote

b)  tireóide

c)  cricóide

d)  aritenóide

e)  articular

 

35.  Qual a constituição do Sistema Respiratório Humano?

 

a)  Vias respiratórias e alvéolos pulmonares

b)  Pulmões e vias aéreas

c)  Vias respiratórias e fossas nasais

d)  Vias respiratórias e pulmões

e)  NRA

 

36.   Qual a via respiratória responsável pela humidade e aquecimento do ar exterior?

 

a)  Fossas nasais

b)  Traquéia

c)  Laringe

d)  Faringe

e)  Alvéolos

 

37.  Como se designa a saída do ar dos pulmões?

 

a)  respiração

b)  inspiração

c)  ventilação

d)  expiração

 

38.        Os pulmões possuem algumas diferenças anatômicas. Comparando-se o pulmão direito com o pulmão esquerdo, observamos a existência de um número diferente de lobos pulmonares. Esta diferença está indicada na seguinte alternativa:

 

a)  No lado esquerdo, o pulmão possui três lobos.

b)  O pulmão direito possui apenas dois lobos.

c)   O pulmão esquerdo possui um lobo superior e um lobo inferior.

d)   O pulmão direito possui dois lobos laterais e um lobo medial.

e)   O pulmão esquerdo é duas vezes maior do que o pulmão direito.

 

39.   A laringe é um órgão do sistema respiratório, que é continuado inferiormente pelo órgão conhecido como


a)  faringe.

b)  brônquio principal.

c)  esôfago.

d)  pulmão.

e)  traquéia.

 

40.  Analise a figura abaixo, que exibe uma vista frontal de parte do sistema respiratório.

 

 

 

 

 

2

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa abaixo.

As setas com os números 1, 2 e 3 indicam, respectivamente...

 

a)  traquéia, lobo pulmonar direito, brônquio principal.

b)  traquéia, lobo pulmonar esquerdo, bronquíolo.

c)  esôfago, lobo pulmonar direito, bronquíolo.

d)  esôfago, lobo pulmonar direito, brônquio principal.

e)  traquéia, lobo pulmonar esquerdo, brônquio principal.

Olfato e Paladar.

 

ITINERÁRIO FORMATIVO BIOQUÍMICA/METABOLISMO

Olfato e Paladar.

Como acontece o desenvolvimento do olfato e paladar.

Os bebês têm um reflexo instintivo de sucção, mas não é porque procuram o peito e se satisfazem com o leite que apreciam o gosto em si. O desenvolvimento do paladar se dará somente com a introdução de papinhas doces e salgadas, após os 06 meses. Já o olfato funciona perfeitamente desde o nascimento. O bebê procura o seio da mãe porque reconhece o cheiro da pele dela e do leite. Aos poucos, passa a identificar outros odores, como o do pai, das pessoas próximas e até mesmo dos ambientes.

Como tudo é muito novo, cheiros fortes podem causar obstrução nasal. Essa é só uma reação de proteção do organismo, não quer dizer que ele seja alérgico. De qualquer forma, como recém-nascidos não sabem coordenar a respiração, ou seja, não conseguem respirar pela boca com o nariz tampado, evitar perfumes fortes ao lado deles não é mero capricho.

A construção do paladar das crianças

A criança pode nascer com potencial para gostar de rock, mas se MPB for o estilo mais ouvido na sua casa, haverá boas chances de ele passar a curtir esse som, também. O mesmo acontece com o paladar. As preferências alimentares que adquirimos na infância e mantemos na vida adulta são, em boa parte, um reflexo das escolhas dos nossos genitores. “A influência dos pais na alimentação das crianças ocorre pelo exemplo, uma vez que a observação favorece a aceitação de novos alimentos. Daí a importância das refeições em família”, pondera Raquel Gonçalves, coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade Metrocamp, de Campinas (SP). Levando em conta que bons hábitos alimentares podem garantir saúde e prevenir a obesidade.

Influências desde o útero

É ainda no ventre da mãe que o paladar começa a ser formado. No último trimestre da gravidez, o feto engole pequenas quantidades do líquido amniótico, que pode estar levemente “temperado” por substâncias presentes nos alimentos que a mãe ingeriu. Há indícios importantes de que esses sabores ficam registrados no cérebro do bebê. Além disso, os nutrientes presentes nos alimentos consumidos pela mãe chegam ao feto por intermédio da placenta. “Os hábitos maternos determinam preferências alimentares na vida da criança, pois têm relação com aporte de nutrientes e sensações uterinas relativos à dieta da mãe. São registros emocionais que o feto em desenvolvimento carregará para a vida”, explica a nutricionista Marcela Mello, da Clínica Camila Caetano, de Piracicaba (SP).

Bons hábitos sempre

Os dois primeiros anos de vida são cruciais para solidificar bons hábitos alimentares. Assim que acabar a fase de aleitamento exclusivo, é hora de tomar alguns cuidados. Para agradar o paladar, os alimentos precisam ser atraentes, em vários aspectos. “O desenvolvimento das escolhas alimentares se dá na primeira infância, a partir da introdução alimentar. As escolhas não são feitas apenas pelo paladar, mas fundamentalmente pela união de todos os sentidos, como o visual, por exemplo,”, avisa Marcela. Aroma, textura e temperatura harmoniosos também facilitam a aceitação.

 

Paladar e Olfato: sentidos que se completam

Nada é mais marcante do que um cheiro. Um aroma pode ser inesperado, momentâneo e fugaz e, mesmo assim, marcar para sempre um instante de nossa vida.

Os odores explodem suavemente em nossa memória, como minas escondidas sob a massa de muitos anos e de diversificadas experiências. Basta percebermos um aroma para as lembranças aflorarem e as emoções serem despertadas.

O olfato é uma máquina do tempo poderosa que, aguçando a nossa memória, nos transporta ao passado. Quem já não sentiu um dia um cheiro salutar de pão assando no forno, lembrando a cozinha da vovó? Quem já não viu despertar, a partir de um perfume, a lembrança do primeiro namorado? Quem não tem uma recordação, a partir do cheiro de canela? A respiração é formada por pares, inspiração e expiração. Ao nascer, inspiramos pela primeira vez; ao morrer, expiramos pela última. No intervalo entre uma e outra, ao longo de toda a vida, cada respiração faz com que o ar passe pelos órgãos do olfato. Ao respirar, percebemos os aromas. Os cheiros envolvem-nos, giram ao nosso redor, entram em nossos corpos, emanam de nós. Vivemos em constante banho de odores. Tudo o que cheira se desmancha no ar, desprendendo moléculas, já que os aromas são voláteis.

Mais do que as imagens ou os sons os cheiros nos colocam em contato direto com o mundo. O que o olfato capta são moléculas odoríficas, que flutuam livremente pelo ar e chegam até a câmara olfativa situada na parte mais alta do nariz, atrás da região entre as duas sobrancelhas; entram em contato com os receptores do epitélio olfativo, conduzindo as informações ao cérebro para o sistema límbico, que é a área dos sentimentos, das memórias, das reações aprendidas arquivadas e das emoções.

Quando as mensagens aromáticas atingem o sistema límbico, são processadas instantânea e instintivamente. É por isso que os aromas têm grande efeito: agindo nos centros cerebrais, provocam reações que podem ser emocionais ou físicas. De uma forma sutil, afetam os sentimentos, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o stress.

O olfato humano é capaz de identificar mais de 4.000 cheiros diferentes. É um índice menor do que o da maioria dos animais, mas, para o nosso cotidiano, dá e sobra. Alguns animais sobejam nessa área: não é à toa que se recrutam cachorros para trabalho que requer olfato apurado. É que o cão tem nada menos do que 70 milhões de células olfativas, enquanto os seres humanos possuem 5 milhões.

Ao contrário dos bichos, podemos sobreviver sem o olfato. No entanto, não devemos menosprezá-lo. Ele nos sinaliza perigos. Pelo cheiro de queimado, ele dá o sinal de alerta quando algo está pegando fogo. Ajuda a nos manter longe dos venenos e dos alimentos estragados. Perfuma a vida e... até define o paladar!

Uma prova de que o paladar depende do olfato surge quando se está resfriado ou gripado. É comum, durante uma gripe, não se sentir o gosto da comida. Tudo fica sem sabor e até o apetite vai embora. Todavia, não há nada de errado com a língua. É que, com o nariz entupido, as moléculas odoríficas simplesmente não conseguem encontrar os receptores do olfato. A pessoa sente falta, na verdade, é do cheiro da comida.

A vida perderia muito da sua graça se não fosse o paladar. Chupar uma laranja ou um limão daria tudo na mesma. Repolho ou jiló com chocolate? Por que não, se tudo tem o mesmo gosto? O que torna a vida saborosa é exatamente a combinação de sensores, dos quais apenas alguns estão situados na língua.Daí o crescimento da importância do olfato em conjunto com o paladar.

Nariz e língua uma boa parceria

Dentro da boca, nada tem muito gosto – os alimentos são apenas doces, salgados, azedos ou amargos, de acordo com a análise da língua. Mas o cérebro reúne essas informações gustativas com as impressões do nariz e cria uma imensa gama de sabores. Eis o paladar.

O sabor de tudo o que se come é o resultado de uma parceria entre nariz e língua. Quando se mastiga uma maçã, parte das moléculas da fruta cai direto nas papilas especializadas em reconhecer o sabor doce. A outra parte – moléculas odoríficas voláteis viajam por trás do nariz até os receptores do olfato. O cérebro junta todas essas informações e tem como resultado: o paladar.

As moléculas do alimento precisam ser diluídas em algum líquido. Com a boca seca, nada tem gosto. Para garantir o sabor, a saliva entra em ação assim que se sente o cheiro agradável do alimento. É a chamada água na boca. No fundo, o organismo pede, via olfato e paladar, para a pessoa comer.

São os movimentos da língua - para cima e para baixo, e de um lado a outro- que esparramam por toda a sua superfície o alimento diluído em saliva, a fim de decifrar os ingredientes. O segredo desse trabalho de análise é entrar em contato íntimo com o alimento, para isso, a língua conta com ligeiras elevações batizadas de papilas, há dois séculos, por dois cientistas alemães, Georg Meissner e Rudolf Wagner.

No fundo da língua, encontra-se um tipo de papila que reconhece o gosto amargo. E funciona, mesmo, como um mecanismo de defesa, pois o sabor amargo está associado aos venenos e essas papilas avisam para o reflexo de cuspir o alimento antes que ele seja deglutido.

Nos bordos laterais da língua estão as papilas que captam o sabor azedo. Os sabores doces e salgado são percebidos pelas papilas que ficam na ponta e na borda da língua, as chamadas papilas fungiformes, que dão à língua o toque aveludado.

Interessante é que, na parte superior da língua, as papilas são as únicas que não captam gosto nenhum. Elas são responsáveis apenas pela sensação de tato e de temperatura. São elas que dizem que um sorvete é frio e úmido ou que um bolo é fofo. Essas papilas formam um tapete sensorial que forra a língua inteira.

Um fato curioso é a esterognosia, propriedade que tem a língua, de nos fornecer um dado interessante: se a pessoa estiver de olhos fechados e colocarem na sua boca uma bala, a pessoa é capaz de identificar se a bala é quadrada, redonda, furada, estreita ou larga.

Como conseguiu identificar o tipo da forma? Claro, através da esterognosia, que é a capacidade que tem a língua de envolver o objeto. Em seguida, só é necessária a função do informante: a deformação sofrida pela língua para envolver a bala é informada ao cérebro, que interpreta a forma do objeto.

Sistema límbico

Na última metade do século XX, acumulou-se evidência experimental sugestiva de que um conjunto de localizações situadas na base do cérebro influi em nossas emoções. Essas localizações ficam numa região chamada límbica, daí mencioná-las coletivamente sob o nome de sistema límbico.

Operações em que se retiram de um animal os lobos temporais dos dois hemisférios cerebrais removem juntamente o sistema límbico, que fica por baixo. O animal muda de temperamento, principalmente sofrendo alterações da agressividade. Experimentos de retirada de outras regiões cerebrais que fazem parte do sistema límbico também alteraram o temperamento de animais. Não há dúvida de que, também no homem, o sistema límbico é o grande produtor de emoções.

As regiões frontais do córtex cerebral e os núcleos profundos associados destas regiões, têm sido chamados rinencéfalo, porque esta parte do cérebro presumiu-se servir apenas às funções olfativas. Nos mamíferos e no homem, apenas uma pequena parte do rinencéfalo é diretamente relacionada à olfação. O resto do rinencéfalo é relacionado com respostas emocionais, instintos e complexas funções reguladoras neuroendócrinas.

 

 

O olfato

O nariz constitui o órgão do olfato. Apresenta-se dividido pelo septo nasal em duas cavidades em que, na porção anterior, mantém contato com o meio externo através de dois orifícios denominados narinas.

Os receptores olfativos estão localizados em uma região especializada da mucosa nasal, a membrana mucosa olfativa, de pigmentação amarelada.

Embora o olfato (microsmático) não seja tão desenvolvido na espécie humana como em certos animais macrosmáticos - o cão, por exemplo - podemos distinguir entre 2.000 e 4.000 odores diferentes, numa área de apenas 5 cm2 na parte superior da cavidade nasal, próxima ao septo!

O olfato e o paladar são geralmente classificados como sentidos viscerais, devido à sua íntima associação com a função gastrintestinal. Fisiologicamente, estão relacionados entre si. Os sabores de vários alimentos são, em grande parte, a combinação de seus gostos e odores. Conseqüentemente, os alimentos podem ter gosto "diferente" quando se tem um resfriado, que diminui o sentido do olfato.

Os receptores de olfato e do paladar são ambos quimiorreceptores, que são estimulados por moléculas em solução nos líquidos do nariz e da boca. Os receptores olfativos respondem apenas as substâncias que estão em contato com o epitélio olfativo. E que estão dissolvidas na fina camada de muco que recobre o manto.

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O paladar

Paladar ou gustação é o sentido que permite a identificação dos sabores das substâncias em solução e que atingem a língua.

Os sabores resultam da combinação de quatro sensações gustativas fundamentais: azedo ou ácido, doce, salgado, amargo. Substâncias amargas têm seu gosto percebido na parte posterior da língua, azedas ao longo das bordas, doces na ponta e salgadas no dorso anterior.

Os ácidos têm gosto azedo e o H+, mais que o ânion associado, estimula os receptores. Para qualquer ácido dado, o azedume é geralmente proporcional à concentração de H+ e os ácidos orgânicos costumam ser mais azedos que os ácidos minerais. Provavelmente, porque os ácidos orgânicos penetram nas células mais rapidamente que os ácidos minerais.

O sabor salgado é produzido pelo ânion dos sais inorgânicos. Os halogênios são particularmente eficazes.

A substância geralmente usada para pesquisar o gosto amargo é o sulfato de quinina. Outros compostos orgânicos especialmente morfina, nicotina, cafeína e ureia, têm gosto amargo. O gosto é devido ao cátion.

Este sentido, o paladar, deve-se à atividade dos corpúsculos ou papilas gustativas, que se distribuem pela mucosa da epiglote e da faringe e nas paredes laterais das papilas fungiformes e valadas da língua.

As papilas gustativas - saliências da mucosa que reveste a língua - podem ser de vários tipos: caliciformesfungiformesfiliformes. Existe um total de cerca de 9.000 botões gustativos no homem.

 

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Os botões gustativos, órgãos sensitivos do gosto, são corpos ovóides medindo de 50 a 70 mm. Cada botão gustativo é composto de células de sustentação e de 5 a 18 células ciliadas, os receptores gustativos. Cada uma das células receptoras tem numerosos cílios que se projetam no poro gustativo, abertura na superfície epitelial do botão gustativo.

Cada botão gustativo é inervado por cerca de 50 fibras nervosas e, inversamente, cada fibra nervosa recebe "imergências" de mais ou menos 5 botões gustativos. Se o nervo sensitivo for cortado, o botão gustativo por ele inervado degenera e, finalmente, desaparece.

As fibras nervosas sensitivas provenientes dos botões gustativos nos dois terços anteriores da língua trafegam na corda do tímpano, ramo do nervo facial. As fibras do terço posterior da língua alcançam o tronco cerebral através do nervo glossofaríngeo. As fibras de outras áreas que não a língua, chega ao tronco cerebral através do nervo vago. Os impulsos que passam pelo bulbo e tálamo são retransmitidos para a área de projeção gustativa no córtex cerebral, no pé do giro pós-central. O gosto não tem uma área de projeção cortical separada, mas é representado na região do giro pós-central que corresponde às sensações cutâneas da face.

Por baixo dos hemisférios do cérebro localizam-se partes do encéfalo, como a ponte e o bulbo, chamados, em conjunto, de tronco cerebral, e a medula, que nada mais é que um prolongamento do bulbo.

 

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Atividades

Faça uma leitura dos texto;

Elabore um mapa mental e uma síntese do conteúdo (caderno);

Elabore 20 perguntas com respostas sobre o contúdo;

 

 

 

GÊNEROS TEATRAIS: TEATRO DE SOMBRAS

 

GÊNEROS TEATRAIS: TEATRO DE SOMBRAS

 

TEATRO DE SOMBRAS,  UMA ARTE MUITA ANTIGA QUE ENCANTA JOVENS, ADULTOS E PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS.

O teatro de sombras é uma arte muita antiga. Sua origem vem desde o período da Pré-História onde os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas, e algumas mães  na época teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando sombras diversas com as mãos, para distrair seus filhos.  É originário da China surgindo por volta de 5.000 antes de Cristo. Esta arte consiste em uma projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos. O espetáculo costuma atrair multidões graças ao seu encanto artístico que se espalhou pelos países da Europa até chegar ao Brasil fazendo também muito sucesso.

 

QUAL A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS?

 

Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121 depois de Cristo, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "reino das Sombras", caso contrário seria decapitado. O mago usou  a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.

Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE:

MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA:

01.)  O TEATRO DE SOMBRAS É UMA:

(    ) Arte muito antiga

(    ) Arte muito nova

(    ) Arte da dança

02.) A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS VEM DESDE QUE PERÍODO?

(    )Período moderno

(    ) Período antigo

(    ) Período da Pré-História

03.) QUE PAÍS SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS?

(    ) Japão

(    ) China

(    ) Índia

04.) QUAIS AS FIGURAS QUE SÃO PROJETADAS  SOBRE PAREDES OU TELAS DE LINHO NO TEATRO DE SOMBRAS?

(    ) Figuras humanas, animais ou objetos

(    ) Figuras de papel

(    ) Figuras de barro

05.) RELACIONE CORRETAMENTE:

(  1  ) Retrata o surgimento do teatro de sombras

(  2  ) Imperador Chinês

(  3  ) Produziu  a silhueta de uma  bailarina

(  4  ) Instrumento tocado que fez surgir a sombra de uma bailarina

(      )Flauta

(      ) Mago da corte

(      ) Lenda chinesa

(      ) Wu Ti

 

Passo a passo de como montar um teatro de sombras

 

O teatro de sombras é muito divertido e fácil de fazer! Acompanhe nosso passo a passo e encante as crianças.

Material para fazer o teatro de sombras

·         Caixa de papelão quadrada

·         Canetas Posca ou marcadores coloridos

·         Cola para EVA ou cola quente

·         Cola branca Cascorez Extra

·         Palitos de churrasco

·         Papel color set preto

·         Papel vegetal

·         Retalhos de EVA laranja

·         Papel color-set preto

·         Lanterna LED

·         Papel carbono

·         Esquadro

·         Estiletes

·         Tesoura

·         Lápis

Modo de Fazer

O ideal para se fazer esse teatro é uma caixa de vinhos, por causa de seu tamanho (caixas de sapatos são muito pequenas). Mas, na falta de uma, pode-se usar uma caixa de supermercado média, cortando fora mais da metade dela.

Risque com o esquadro um quadrado num dos lados, deixando uma moldura de uns 2cm (pode ser menos).

Remova o quadrado com o estilete.

Corte fora a lateral oposta da caixa, pois precisaremos que um lado do teatro esteja aberto.

Coloque a caixa com a 1ª abertura sobre o papel vegetal e risque em torno.

Recorte o papel.

Passe cola na “moldura” da caixa e espere pelo menos um minuto (para evaporar a água) antes de colar o papel vegetal.

Use de preferência cola Cascorez, que tem menos água do que as colas escolares.

Estique bem a folha de papel vegetal sobre a “moldura”, vire a caixa sobre um plástico ou fórmica (para não grudar na mesa) e deixe secar.

Para que o papel vegeta não enrugue (muito) nas áreas com cola, coloque livros ou outros objetos pesados dentro da caixa.

Imprimindo os Moldes

Eles estão nas proporções da caixa, que mede 23cmX28cm (lados menores). Mas você pode mudar o tamanho com o auxílio de um programa gráfico, como o Gimp. Baixe os moldes clicando no box abaixo, imprima-os e recorte-os.

 

Risque os moldes do teatro no EVA com um palito de churrasco (apenas de leve, com cuidado para não rasgar o material) e recorte com cuidado.

Enfeite a moldura do teatro à vontade, com marcadores, retalhos coloridos de Eva, etc.

Se possível, deixe essa parte a encargo das crianças.

Cole as molduras no papelão com cola para EVA. O teatro está pronto; agora, faltam os atores. (9)

Fazendo os Personagens

Imprima os personagens que estão junto às folhas de molde.

Fizemos uma pequena seleção aqui, mas você também pode encontrar muitos personagens para teatros de sombras na internet: princesa, rei, príncipe, árvore, bruxa, coelho, fada.

Copie os desenhos no papel color-set com uma folha de papel carbono e recorte com cuidado. Se você gosta de trabalhar com recortes de papel, uma máquina Silhouette é um bom investimento.

Corte os palitos de churrasco mais ou menos pela metade (ou mais) e cole os bonecos.

Agora é só acender uma lanterna por trás do teatro e apresentar a peça!

Use uma daquelas lanternas LED com base, que se vendem nas casas de 1,99.



 

Sistema respiratório

 Sistema do corpo humano responsável pela respiração


O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.


No interior dos pulmões, acontece a troca gasosa de dióxido de carbono pelo oxigênio, denominada hematose pulmonar. Sendo assim, a principal função desse sistema é realizar a troca gasosa entre o meio ambiente e o organismo dos animais. Nesse texto, você irá estudar a função dos órgãos que compõe o sistema respiratório do corpo humano. 


Órgãos do sistema respiratório

Antes de chegar até as células, o oxigênio e outros elementos químicos que vem do ar atmosférico é inspirado e entra nesses órgãos através das vias respiratórias condutoras. Veja a função de cada um dos órgãos.

Pulmões

O corpo humano possui dois pulmões. Dentro do sistema respiratório, eles são os órgãos mais importantes e contém cerca de 200 milhões de estruturas minúsculas, chamadas alvéolos pulmonares. 

Os pulmões são envolvidos por duas membranas, chamadas de pleuras. O ar que chega até eles é constantemente renovado, garantindo o abastecimento contínuo do oxigênio no sangue. 

Cavidades nasaisAs cavidades ou fossas nasais são dois condutos paralelos, separados por uma parede cartilaginosa, chamada de septo nasal, e revestidos por uma mucosa. Esse muco é responsável por umedecer as vias respiratórias, além de reter as partículas sólidas e bactérias presentes no ar inspirado.

Os pelos que existem no interior das cavidades tem a função de filtrar o ar, barrando os germes e retirando as impurezas, garantindo que o ar chegue limpo até os pulmões. Ainda na cavidade, na parte superior, estão as células sensoriais, responsáveis pelo olfato.

Faringe

A faringe é um órgão com dupla função, pois além de receber a passagem do alimento, o ar inspirado também passa por esse canal. Assim, ele é compartilhado entre o sistema respiratório e sistema circulatório. 

Isso acontece porque em sua extremidade superior a faringe se comunica com as cavidades nasais e boca, enquanto que nas extremidades inferiores, o canal comunica-se com a laringe e o esôfago.

Laringe

No sistema respiratório, a laringe está localizada na parte superior da traqueia. Ela permite a condução do oxigênio através da ligação que ela faz entre a traqueia e a faringe. 

A sua função principal é impedir a entrada de alimentos nas vias aéreas inferiores, por meio da epiglote, que se fecha durante a deglutição. Além disso, ela é responsável pela fonação, pois nelas estão localizadas as cordas vocais. 

Traqueia

A traqueia consiste em um tubo com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos, que tem a função de mantê-la sempre aberta para a passagem de ar. Ela está localizada abaixo da laringe e se divide em dois tubos curtos, que são os brônquios, também reforçados por anéis de cartilagem.

Brônquios

Os brônquios tem uma importante função dentro do sistema respiratório, pois são eles que realizam o trabalho de condução do ar até os pulmões. Eles se ramificam abundantemente, formando os bronquíolos. Tanto a traqueia, como os brônquios e os bronquíolos são revestidos por um epitélio ciliado, que é rico em células produtoras de muco. 




Movimentos respiratórios

O sistema respiratório depende bastante dos movimentos de inspiração e expiração, pois eles é que garantem a entrada e saída de ar dos pulmões. 

•Inspiração: corresponde à entrada de ar nos pulmões. Esse movimento se dá pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos que estão entre as costelas (intercostais). Nesse processo, o diafragma abaixa e as costelas se elevam, causando o aumento da caixa torácica e forçando a entrada de ar.

•Expiração: nesse processo, o efeito é o inverso, pois as costelas abaixam e o diafragma é elevado, o que provoca a diminuição da caixa torácica e garante a expulsão do ar dos pulmões. Vale ressaltar que o ar não é expulso dos pulmões por completo, pois uma pequena parte ainda fica dentro dos alvéolos para evitar que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos.

A quantidade de movimentos respiratórios realizados por minuto corresponde a frequência respiratória. 


Hematose pulmonar

A hematose é o nome que se dá ao processo de troca gasosa realizado entre o meio ambiente e o organismo dos seres humanos. Esse processo acontece nos alvéolos pulmonares, garantindo o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico.

Desse modo, ela acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nessa região, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta, enquanto o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos, resultando nas troca gasosa.



Doenças do sistema respiratório

Diversas doenças podem comprometer o funcionamento adequado do sistema respiratório. As mais comuns são os resfriados e as gripes. Contudo, existem casos mais graves de doenças causadas por bactérias, como a tuberculose, por exemplo. Entre os maiores vilões dos pulmões, o tabagismo ainda é o grande causador de doenças do sistema respiratório, a exemplo do câncer de pulmão e o enfisema pulmonar. 

Mas, o sistema também é comprometido por doenças alérgicas, como a rinite, a bronquite e a asma, doenças desencadeadas pela hipersensibilidade do organismo a algum agente externo (poeira, medicamentos, fumaça, cosmético, etc.).





Atividades

Faça uma leitura dos texto;

Copie o desenho do sistema respiratório (caderno) 

Elabore um mapa mental e uma síntese do conteúdo (caderno);

Cole figuras do sistema respiratório;

Elabore 20 perguntas com respostas sobre o conteúdo;