segunda-feira, 2 de novembro de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADES 4º BIMESTRE /2020 - 5ª etapa TODAS AS DISCIPLINAS

                           E.E. JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA

           ROTEIRO DE ATIVIDADES

                  4º BIMESTRE /2020 - 5ª etapa

Prezados Pais/Responsáveis e Alunos

Instruções para realização das atividades do

4º bimestre/2020


Organizar um horário diário para realização das atividades de estudos/pesquisas e respostas no Caderno do Aluno SP Faz Escola.


As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno (separadas por disciplinas) à caneta preta ou azul. NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME DO ALUNO, SÉRIE/ANO e DISCIPLINA.


Devolução das Atividades do 4º bimestre/2020 do Caderno do Aluno São Paulo faz Escola e das Pesquisas:


Horário das 11h00 às 16h00

6º e 7° anos = 01/12/2020


8º e 9° anos = 02/12/2020


1ª série- Ensino Médio = 03/12/2020


2ª e 3ª séries- Ensino Médio = 04/12/2020


3TA e 3TB -EJA = 07/12/2020


ROTEIRO DE ATIVIDADES 

4º Bimestre/2020

6º ano A,B,C,D - 5ª etapa

                

                  ARTE

Neste volume, será abordada a linguagem visual,que complementará as aprendizagens junto às linguagens da música, da dança e do teatro.Como você pode perceber, a Arte transita por diferentes dimensões da vida social,cultural, política,histórica,estética e ética,em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais,abordando de formas singulares temas e interesses artísticos,fazendo uso de materiais,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais,para sua pesquisa,produção e divulgação.Sendo assim ,neste volume você apreciará,pesquisará e desenvolverá processos de criação envolvendo dobraduras,gravuras,lambe-lambes,animações e intervenções artísticas, portanto,participe e abuse da sua criatividade no desenvolvimento das atividades em sala de aula.

  • Assista aos vídeos da pag 09,10 e 11 e responda as atividades da pag esponda as atividades das pags 15,16 e 19 (volume 4)


            LÍNGUA PORTUGUESA

  • Pesquise sobre Narrativa e suas diversidades

  • Responda as atividades das pag 22,23,24,25 e responda as atividades das pag 26,27,28,29,30,31,32,33. (volume 4)

  • Copie as questões e responda a atividade 3 da pág. 34 (volume 4)

  • Copie o texto da pág. 34 e 35 e responda as questões das págs 36,37,38,39,40,41 e 42 (volume 4)

  • Pág. 44 Viajando com os poemas e responda as atividades págs 45,46,47,48 (volume 4)

  • Leia as págs. 50,51,52,53,54,55, e responda as atividades pág 56 (volume 4)

  • Analise a notícia da pág. 58,59,60 e responda as atividades das págs 61,62 e 63 (volume 4)

             LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Faça a tradução do texto da página 66 (MY FIVE SENSES) e responda as atividades págs. 67, 68,69,70,71 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Faça a tradução da pág. 72 (WHO INVENTED CAKE?) e responda as atividades das págs. 72,73,74,75,76,77 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Faça a tradução do texto DID YOU KNOW ANIMALS CAN SEE THROUGH THE SOUND? E responda as atividades das págs. 78,79,80,81 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ao longo dos anos anteriores, você teve contato com diferentes unidades temáticas que compõem a Educação Física Escolar. Neste bimestre, iremos abordar as diversas práticas corporais que integram os universos das brincadeiras e jogos e das lutas. Tal aprendizado possibilitará que você reconheça e experimente os benefícios dessas atividades. Dessa forma ,desejamos a você que vivencie e faça descobertas neste percurso .É importantíssimo, que você participe e realize todas as atividades propostas pelo professor ,pois só assim você conseguirá chegar ao objetivo final, que é aprendizagem.

  • Pesquise sobre o Universo dos jogos eletrônicos.
  • Construindo minha trilha do conhecimento escolha dois jogos eletrônicos que possam ser vivenciados e responda as atividades das págs 88,89,90,91,92,93,94,95,96,97,98 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

MATEMÁTICA

               Faça uma pesquisa sobre Interpretação de Problemas e responda as questões das                   pags 109,110,111 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume

  • Pesquise sobre potenciação de números racionais expressos de forma decimal e responda as questões das págs 112,113,114 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.
  • Pesquise sobre retas perpendiculares ,retas paralelas e construção de quadriláteros e responda as questões das págs 115,116 e 117 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.
  • Pesquise sobre construção de algoritmos na construção de tarefas e responda as atividades das págs 118,119,120 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.
  • Responda as atividades das págs 121,122,123,124,125 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.
  • Pesquise sobre prismas e pirâmides:planificações e responda as págs 126,127,128,129,130,131,132, de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.
  • Pesquise sobre interpretação de gráficos divulgados pela mídia e responda as atividades das págs 133,134,135,136,137,138,139,141 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

        CIÊNCIAS

             Pesquise sobre Terra e Universo e responda as questões das páginas 145.

  • Pesquise sobre as camadas da terra e responda as questões das págs. 146,147 De acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre litosfera,hidrosfera e biosfera e responda as questões das páginas 148,149,150,151,152 acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

  • Pesquise sobre as evidências da esferecidade do planeta terra e responda as págs 153,154,155,156,157, 158,159 e 160 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

     GEOGRAFIA

             Pesquise sobre os Biomas Brasileiros e responda as atividades das págs.                       164,165,166,167,168,169,170,171,172 e 173 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4  

Pesquise sobre degradação e conservação dos solos e responda as atividades das págs 174,175,176,177,178 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre dinâmica climática e as práticas humanas e responda as atividades das págs 179,180,181,182,183184,185,186,187 e 188 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4.

HISTÓRIA

  • Pesquise sobre Trabalho e formas de organização social e cultural na passagem da antiguidade para a idade média e responda as atividades das págs 189,190,191,192,193,194,195,196,197,198,199,200,201,202,203, de acordo com o caderno do aluno são Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre o papel da fé e das instituições religiosas na organização da sociedade medieval e responda as atividades das pags 204 à 212, acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

  • Pesquise sobre a Internet Segura e responda as questões das páginas 215 à 231 Caderno São Paulo faz escola volume 4.

PROJETO DE VIDA

  • De acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4. Estude ,leia e execute as atividades das páginas 234 à 256.

ELETIVAS

  • Pesquise sobre materiais recicláveis e elabora uma atividade utilizando materiais recicláveis para que seja entregue juntamente com as atividades (exemplo uma maquete, um fantoche,etc...)

ROTEIRO DE ATIVIDADES

4º bimestre/2020

7º ano A,B,C,D - 5ª etapa


ARTE

Neste volume, será abordada a linguagem visual, que complementará as aprendizagens junto às linguagens da música, da dança e do teatro.Como você pode perceber, a Arte transita por diferentes dimensões da vida social,cultural, política,histórica,estética e ética,em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais,abordando de formas singulares temas e interesses artísticos,fazendo uso de materiais,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais,para sua pesquisa,produção e divulgação.Sendo assim ,neste volume você apreciará,pesquisará e desenvolverá processos de criação envolvendo dobraduras,gravuras,lambe-lambes,animações e intervenções artísticas, portanto,participe e abuse da sua criatividade no desenvolvimento das atividades em sala de aula.

  • Pesquise sobre artes visuais

  • Responda as atividades da pág. 09 (volume 4)

  • Assista aos vídeos da pág. 10, e responda as atividades da pág. 11 (volume 4) de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola

  • Responda as atividades das págs 13,14,

  • Assista aos vídeos e responda as atividades das págs 15,16,17,18,19,20,21,22,23 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 4)

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Pesquise sobre Notícias e Reportagens;

  • Leia as páginas 26 e responda as atividades das págs 27 à 29 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Leia a página 30 e 31 responda as questões das páginas 31 e 35 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Leia as páginas 36 e responda as questões das páginas 37 à 41 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Estude as páginas 43 à 45 e responda as atividades solicitadas das págs 46 à 52 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise o que é Poema

  • Leia a página 54 e responda as atividades solicitadas das págs 56 à 58 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Gêneros Textuais diversificados e responda as atividades das págs 62 à 69.

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

  • Faça a tradução do texto da página 70 e responda as atividades 71 a 74 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Observe as figuras da págs 76 e responda as atividade da página 77 e faça o que pede nas páginas 78 à 89 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ao longo dos anos anteriores, você teve contato com diferentes unidades temáticas que compõem a Educação Física Escolar. Neste volume abordaremos as diversas práticas corporais que integram o universo dos esportes.Tal aprendizado irá possibilitar que você reconheça e experimente os benefícios dessas atividades.


  • Pesquise o que é Ginástica Artísticas e suas possibilidades em 3,2,1 e responda as atividades das págs 91 à 104 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


MATEMÁTICA

  • Faça uma pesquisa sobre: Expressões algébricas e descobertas e equações polinomiais e respondas atividades das págs 109 a 112 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Princípio aditivo da igualdade e responda as atividades das págs 113 a 114 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Triângulo e medidas de ângulos e responda as questões das páginas 116 a 120 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Construção de ladrilhos e responda as questões das páginas 122 e 123 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre medidas das áreas do retângulo e do quadrado e responda as s questões das páginas 125 a 138 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


CIÊNCIAS

  • Pesquise sobre a Atmosfera e responda as questões das páginas 141 a 144 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre o Efeito estufa e as mudanças climáticas e responda as questões das páginas 145 à 149 de acordo com o caderno do aluno São Paulo

GEOGRAFIA

  • Pesquise sobre: Apropriação de recursos naturais e os impactos socioambientais decorrentes, e responda as atividades das páginas 167 a 176 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre: Sistema nacional de unidade de conservação (SNUC) e responda as atividades das páginas 178 a 185 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre gestão territorial do patrimônio ambiental e responda as atividades das pags 187 a 190 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

HISTÓRIA

  • Pesquise do Mercantilismo ao Capitalismo e responda as atividades das páginas 191 a 196 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Conceitos de escravidão, servidão e o tráfico de escravizados e responda as atividades das páginas 198 à 206 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Vida e resistência dos escravizados na América Portuguesa e responda as atividades das págs 208 a 216 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

  • Pesquise sobre a Internet Segura e responda as questões das páginas 219 a 236 Caderno São Paulo faz escola volume 4.


PROJETO DE VIDA

  • De acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4 parte 2. Estude ,leia e execute as atividades das páginas 240 a 255.


ELETIVAS

  • Pesquise sobre materiais recicláveis e elabora uma atividade utilizando materiais recicláveis para que seja entregue juntamente com as atividades (exemplo uma maquete, um fantoche,etc...)


ROTEIRO DE ESTUDOS

4º BIMESTRE

8º ano A,B,C - 5ª etapa

ARTE

Caro estudante, chegamos ao último volume desta etapa de ensino, em que será abordada a linguagem visual , que complementará as aprendizagens junto às linguagens da Música,da Dança e do Teatro. Como você pode perceber, a Arte transita por diferentes dimensões da vida social,cultural, política,histórica,estética e ética,em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais,abordando de formas singulares temas e interesses artísticos,fazendo uso de materiais,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais,para sua pesquisa,produção e divulgação.Sendo assim ,neste volume você apreciará,pesquisará e desenvolverá processos de criação envolvendo dobraduras,gravuras,lambe-lambes,animações e intervenções artísticas, portanto,participe e abuse da sua criatividade no desenvolvimento das atividades em sala de aula.

Pesquise sobre Artes Visuais

  • Responda as atividades da págs 10,11,12,13,14 De acordo com o Caderno do Aluno São Paulo faz escola (volume 4)

  • Assista aos vídeos da pág 14, e responda as atividades da pág. 15 à 20 (volume 4) de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Pesquise sobre textos impressos e digitais de olho nas diferenças

  • Leia as páginas 23 a 27, e responda as questões das páginas 27 a 33 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Leia as páginas 34 e 35 responda as questões da páginas 35 à 37 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

Leia as páginas 39 e 40 e responda as questões das páginas 40 à 45 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre a crônica e o preconceito no dia a dia e responda as atividades das páginas 45 a 56 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

  • Faça a tradução do texto da página 58 Instrument for Assessment e responda as atividades das págs 58 a 63 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

Observe as atividades das páginas 64 e 65 e faça o que pede nas páginas 65 a 78 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

EDUCAÇÃO FÍSICA

Neste bimestre, iremos abordar as Unidades Temáticas: "Práticas Corporais de Aventura na natureza e Corpo,movimento e saúde. O objetivo é que ao longo das atividades previstas para a Unidade Temática Corpo, Movimento e Saúde,você seja capaz de problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

  • Pesquise sobre: Corpo,movimento e saúde e responda as questões das páginas 79 à 82 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Leia as páginas 84 e 85 e responda as atividades das páginas 86 a 87 de acordo com com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre: Práticas corporais de aventura na natureza e responda as atividades das págs 88 a 97 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

MATEMÁTICA

  • Faça uma pesquisa sobre: Transformações Geométricas: Translações e responda as questões da página 103 a 108 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Reflexão em torno de uma reta e responda as questões das páginas ; 109 a 116 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre cilindros retos e responda as questões das páginas 119 a 122 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre moda e mediana / classe e intervalo de classe e responda as questões das páginas 123 a 128 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre prática com os conceitos básicos de estatística e responda as atividades das págs 130 a 135 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

CIÊNCIAS

  • Analise a imagem da pág. 139 e responda as atividades das págs 139 e 140 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Leia a pág 141 e responda as questões das páginas 142 a 145 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise Movimentos da Terra e responda as atividades das páginas 148 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre clima e seus elementos e responda as atividades das págs 149 a 157 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

GEOGRAFIA

  • Pesquise sobre: Os aspectos populacionais urbanos,políticos,econômicos e ambientais da América e da África, e responda as atividades das páginas 163 a 169 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Os Recursos naturais e as fontes energéticas e responda as atividades das páginas 171a 180 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Os recursos hídricos da América e a gestão e comercialização da água e responda as atividades das pags 182 à 194 de acordo com caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

HISTÓRIA

  • Pesquise sobre: O Século XIX E OS DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS e responda as atividades das páginas 196 a 206 Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Nacionalismo,revoluções e as novas nações européias e responda as atividades das páginas 207 a 212 Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Os Estados Unidos da América e a América Latina no Século XIX e responda as atividades das pags 213 a 218 de acordo com o Caderno do Aluno São Paulo Faz escola volume 4


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

  • Pesquise sobre INTERNET SEGURA. E responda as questões das páginas 221 a 240 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4

PROJETO DE VIDA

  • Realize as atividades das páginas 243 a 254 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4.

ELETIVAS

  • Pesquise sobre materiais recicláveis e elabora uma atividade utilizando materiais recicláveis para que seja entregue juntamente com as atividades (exemplo uma maquete, um fantoche,etc...

ROTEIRO DE ESTUDOS

4º Bimestre/2020

9º ano A,B,C - 5ª etapa

ARTE

Caro estudante, chegamos ao último volume desta etapa de ensino, em que será abordada a linguagem visual ,que complementará as aprendizagens junto às linguagens da Música,da Dança e do Teatro. Como você pode perceber, a Arte transita por diferentes dimensões da vida social,cultural, política,histórica,estética e ética,em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais,abordando de formas singulares temas e interesses artísticos,fazendo uso de materiais,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais,para sua pesquisa,produção e divulgação.Sendo assim ,neste volume você apreciará,pesquisará e desenvolverá processos de criação envolvendo dobraduras,gravuras,lambe-lambes,animações e intervenções artísticas, portanto,participe e abuse da sua criatividade no desenvolvimento das atividades em sala de aula.


  • Pesquise sobre Artes Visuais

  • Responda as atividades da pág 09, de acordo com o Caderno do Aluno São Paulo faz escola (volume 4)

  • Observe as figuras das pags 10,11,12 e 13 e assista ao vídeo das páginas 14,15 e responda as atividades da págs 16 a 28 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


LÍNGUA PORTUGUESA

  • Pesquise sobre O texto literário e suas possibilidades de análise

  • Leia a página 31 e 32 e responda as questões da págs 33 a 38 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Das impressões,dos contextos vividos ao surgimento de textos que organizam condutas sociais e responda as questões da págs 43 e 44 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Leia as páginas 45 a 47 e responda as questões da página 48; de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Responda as atividades das páginas 50 a 54 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre as políticas e sua importância social e responda as atividades das págs 56 a 63 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

  • Leia e responda as atividades das páginas 64 a 70 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Faça a tradução das págs 71,72 e 73 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Leia e responda as atividades das páginas 75 a 84 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


  • EDUCAÇÃO FÍSICA

Caro(a) estudante. Vamos conhecer um pouco mais sobre o que iremos aprender neste material? Neste volume iremos abordar as diversas práticas corporais que integram o universo das Ginásticas e do corpo,movimento e saúde.Lembre-se que todo aprendizado exige esforço e dedicação,mas também envolve curiosidade,criatividade e troca de idéias. Aproveita as experiências e descobertas realizadas neste percurso para extrair o máximo de conhecimento.

  • Pesquise sobre: O que eu sei sobre a ginástica de conscientização corporal e a de condicionamento físico? ; responda as questões das páginas 85 à 92 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre: os princípios do treinamento físico e responda as atividades das págs 93 a 105.


MATEMÁTICA


  • Faça uma pesquisa sobre: Circunferência e seus elementos e responda as questões das páginas 111 à 115 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre polígonos regulares e responda as questões das páginas 117 a 126 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre O Estudo sobre prismas e cilindros e responda as questões das páginas 127 a 135 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


CIÊNCIAS

  • Pesquise sobre Composição,estrutura e localização do sistema solar e responda as questões das páginas 139 a 141 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Diferentes leituras do Céu e responda as questões da página à 13; De acordo 142 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Vida na terra,vida fora da terra e responda as questões das páginas 143 a 151 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre o ciclo evolutivo do sol e responda as questões das páginas 153 e 154 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

GEOGRAFIA

  • Pesquise sobre: Características físico naturais e impactos socioambientais na Europa,Ásia e Oceania e responda as atividades das páginas 160 a 166 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Produção de alimentos no mundo e segurança alimentar e responda as atividades das páginas 168 a 183 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre fontes de energia da Europa,Ásia e Oceania e responda as atividades das páginas 184 a 190 . Caderno São Paulo faz escola volume 4

HISTÓRIA

  • Pesquise sobre: As experiências ditatoriais na América Latina , e responda as atividades das páginas 192 e 193 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre A descolonização Afro- Asiática e responda as atividades das páginas 195 à 197 de acordo com Caderno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre o fim da guerra fria e o mundo globalizado e responda as atividades das págs 199 à 201 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Transformações políticas ,econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais e responda as atividades das págs 202 a 210 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre o Século XXI: PLURALIDADE,DIVERSIDADE E CONFLITOS NA ATUALIDADE e responda as atividades das págs 211 a 216 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


  • Pesquise sobre INTERNET SEGURA. E responda as questões das páginas 219 à 238 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4


PROJETO DE VIDA

  • Realize as atividades das páginas 241 a 255 de acordo com o Caderno São Paulo faz escola volume 4.

ELETIVAS

  • Pesquise sobre materiais recicláveis e elabora uma atividade utilizando materiais recicláveis para que seja entregue juntamente com as atividades (exemplo uma maquete, um fantoche,etc...)


ROTEIRO DE ATIVIDADES

4º Bimestre/2020

1ª série A,B,C,D - Ensino Médio- 5ª ETAPA

MATEMÁTICA


  • Pesquise sobre: Razões trigonométricas nos triângulos retângulos e responda as atividades das páginas 161 a 171 do Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

  • Pesquise sobre: Razões trigonométricas em triângulos não retângulos e responda as atividades das páginas 172 a 176 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Polígonos regulares,circunscrição e pavimentação de superfícies e responda as atividades das páginas 177 a 190 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

FÍSICA

  • Pesquise sobre Universo- Sistema Solar e em seguida responda as atividades das páginas 10 à 17 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

  • Pesquise sobre Universo- Evolução,hipóteses e modelos e responda as atividades das páginas 19 à 23 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


QUÍMICA

  • Pesquise sobre Quantidade de matéria e sua unidade (mol) e responda as atividades das páginas 24 à 28 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre previsão de quantidades de reagentes e de produtos e energia liberada ou absorvida nas transformações químicas e responda as atividades das páginas 29 à 41 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


BIOLOGIA

  • Pesquise sobre :Qualidade de vida das populações humanas A saúde individual e coletiva e responda as atividades das páginas 42 à 64 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

GEOGRAFIA


Caro(a) estudante, Nesta edição do São Paulo Faz Escola Geografia da 1ª série - 4º bimestre, serão disponibilizadas atividades complementares relacionadas:

  • Aos Domínios naturais e os biomas terrestres pesquise sobre o assunto e responda as atividades das págs 66 a 71 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

  • Pesquise sobre :Os impactos ambientais,suas implicações e as políticas de preservação e responda as atividades das páginas 74 à 79 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

.

HISTÓRIA

  • Pesquise sobre : Processos de transformação histórica, a partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento, e responda as atividades das páginas 80 à 90 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escolas volume 4;


FILOSOFIA

  • Pesquise sobre Filosofia Política- Democracia e Cidadania: origens,conceitos e dilemas/desigualdade social e ideológica e responda as atividades das páginas 93 a 102 de acordo com o Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4;

  • Pesquise sobre Teóricos da Filosofia no mínimo 03 filósofos .


SOCIOLOGIA


  • Reflita sobre o tema: O que nos desiguala como humanos e responda as atividades referente a cada reflexão que contém nesta disciplina de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4 referente as págs 103 a 112.


ARTE

  • Pesquise sobre Intervenção IN(TER)VENÇÃO:Instantâneos poéticos na escola responda as questões da pág 113 e leia e reflita as págs 114 e 115 e responda as questões da págs 116 a 124 e responda todas as atividades propostas de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


LÍNGUA PORTUGUESA

Ao realizar as atividades que seguem, elas te auxiliaram a desenvolver estratégias de leitura para compreender textos de épocas distintas ; reconhecer algumas figuras de linguagem na construção de sentido de texto; perceber o efeito de sentido decorrente do uso de pronomes, e ainda conhecer e analisar textos fundamentais da literatura em língua portuguesa.


  • Pesquise sobre o: A Prática de leitura e escrita: Leia, estude e execute as atividades das págs 126 a 143 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)


  • Faça a tradução do texto da pág 145 e responda as atividades das pags 146 a 148 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


(Somente para 1º A e B manhã)

EDUCAÇÃO FÍSICA

  • No 4º Bimestre você vai aprimorar seu conhecimento na Unidade Temática LUTA,Leia e responda as atividades das págs 150 à 160 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Curta metragem- Há tempos a internet deixou de ser um mundo à parte para integrar a vida de mais da metade da população mundial. Conectadas cada vez mais cedo e por mais tempo, todas as gerações encontram na rede inúmeros recursos para a aprendizagem, entretenimento, comunicação, informação, trabalho ou expressão. E o melhor: além de consumidores, alguns também passaram a ser produtores de conteúdo, a partir de recursos e ferramentas para exercer a criatividade e encontrar novas formas de expressão. No entanto, o mundo online não oportuniza somente coisas positivas, também tem aspectos que precisam ser considerados para não cair em armadilhas e se coloca em risco. Por isso é importante se conscientizar e explorar esse ambiente de forma segura,reflexiva e ética garantindo o nosso bem estar e dos outros. É preciso aprender sobre nós mesmos e como devemos nos comportar por trás das telas.

  • Diante do enunciado acima leia e execute as atividades das páginas 08 à 20 caderno do aluno são Paulo faz escola volume 4

PROJETO DE VIDA

A VIDA É UM PROJETO. Competências socioemocionais em foco: Determinação e organização. Bem-vindo(a) ao 4º Bimestre das aulas de Projeto de Vida! Espera-se que, chegado até aqui, você já tenha atribuído importância à construção do seu Projeto de Vida. Agora, é o momento de buscar todas as informações que você sabe a respeito de si mesmo(a) para a construção de um Plano de Ação que o(a) ajudará a tirar do papel as suas ideias e sonho. Assim, busque no seu Diário de Práticas e Vivências os seus registros sobre: quem é você, qual é a sua história pessoal, quais são os seus sonhos e as suas perspectivas de futuro, pois isso lhe ajudará a definir os caminhos e etapas para a construção do Plano Ação do seu Projeto de Vida. Para iniciar essa atividade, é importante que você discuta o que pensa sobre os textos que seguem abaixo, pois eles devem ajudá-lo(a) a se posicionar diante das decisões que precisará tomar nas próximas aulas sobre o seu Projeto de Vida.

Leia e execute as atividades das páginas 23 a 48 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4 e procure tirar as dúvidas com o professor da disciplina.

ROTEIRO DE ESTUDOS

4º Bimestre/2020 -5ª etapa

2ª série A,B,C - Ensino Médio


MATEMÁTICA

  • Pesquise sobre :Prismas: Uma forma de ocupar o espaço e responda as atividades das páginas 161 a 166 do Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

  • Pesquise sobre :Cilindros, cones e esferas, cilindros uma mudança de base e responda as atividades das páginas 167 a 190 do Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


FÍSICA

  • Pesquise sobre: Luz e Cor e em seguida responda as atividades das páginas 09 à 20 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

  • Pesquise sobre Ondas eletromagnéticas e transmissões eletromagnéticas e responda as atividades das pags 21 à 27 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


QUÍMICA

  1. Pesquise sobre: Transformações químicas e a eletricidade-História das pilhas e baterias e responda as atividades das páginas 28 a 46 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


BIOLOGIA

  1. Pesquise sobre : DNA - Tecnologias de manipulação e responda as atividades das páginas 50 à 64 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


GEOGRAFIA

Caro(a) estudante. Nesta edição do São Paulo Faz Escola de Geografia da 2ª série - 4º bimestre, serão disponibilizadas atividades de pesquisa e do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre : A Tectônica de placas e o relevo brasileiro e responda as atividades das páginas 66 à 68 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre :As formas de relevo Brasileiro e as funções das classificações e responda as atividades das páginas 69 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

  • Pesquise sobre : Águas no Brasil: Gestão e Intervenções e responda as atividades das páginas 70 a 76 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Pesquise sobre Gestão dos recursos naturais o "ESTADO DA ARTE" no Brasil e responda as atividades das págs 77 à 82 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

HISTÓRIA

  • Leia as págs 83 à 91 e responda as atividades do caderno do aluno São Paulo faz escolas volume 4;


FILOSOFIA

Pesquise sobre: Desafios éticos contemporâneos- A ciência e a condição humana e responda as atividades das páginas 94 do Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Copie o texto da pág 95 e responda as atividades págs 96 e 97 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4

  • Copie o texto da pág 98 e responda as atividades das págs 99 a 102 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


SOCIOLOGIA

Pesquise sobre o tema: Violência no brasil e seus significados

  • Leia as págs 103 a 112 e responda as atividades a cada reflexão que contém nesta disciplina de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.


ARTE

  • A partir do enunciado da pág 113 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4 leia,estude e faça as atividades das páginas 113 a 117


LÍNGUA PORTUGUESA


Nessas sequências de atividades, você vai trabalhar com práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística, a partir do estudo de diferentes gêneros textuais. Dessa forma, o desenvolvimento de habilidades relacionadas a essas práticas favorecerá a aprendizagem.


  • Leia as páginas 119 à 140 responda as atividades do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4


LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Pesquise um texto ou uma texto em inglês e faça a tradução ;

  • Realize as atividades das páginas 141 a 150 tirando dúvidas com o professor da disciplina de acordo com o caderno São Paulo faz escola volume 4


Somente 2º ano A e B período manhã

EDUCAÇÃO FÍSICA

Pesquise sobre : Ginástica de todas as formas e responda as atividades das páginas 151 a 160 do caderno do aluno São Paulo faz Escola volume 4

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Curta metragem- Há tempos a internet deixou de ser um mundo à parte para integrar a vida de mais da metade da população mundial. Conectadas cada vez mais cedo e por mais tempo, todas as gerações encontram na rede inúmeros recursos para a aprendizagem, entretenimento, comunicação, informação, trabalho ou expressão. E o melhor: além de consumidores, alguns também passaram a ser produtores de conteúdo, a partir de recursos e ferramentas para exercer a criatividade e encontrar novas formas de expressão. No entanto, o mundo online não oportuniza somente coisas positivas, também tem aspectos que precisam ser considerados para não cair em armadilhas e se coloca em risco. Por isso é importante se conscientizar e explorar esse ambiente de forma segura,reflexiva e ética garantindo o nosso bem estar e dos outros. É preciso aprender sobre nós mesmos e como devemos nos comportar por trás das telas.

  • Diante do enunciado acima leia e execute as atividades das páginas 07 à 24 caderno do aluno são Paulo faz escola volume 4

PROJETO DE VIDA

O QUE MUDOU NO MERCADO DE TRABALHO? Espera-se que, chegado até aqui, você já tenha atribuído importância à construção do seu Projeto de Vida. Agora, é o momento de buscar todas as informações que você sabe a respeito de si mesmo(a) para a construção de um Plano de Ação que o(a) ajudará a tirar do papel as suas ideias e sonho

  • Leia e execute as atividades das páginas 27 a 47 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4 e procure tirar as dúvidas com o professor da disciplina.

ROTEIRO DE ATIVIDADES

4º Bimestre/2020 - 5ª etapa

3ª série A,B - Ensino Médio


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Curta metragem- Há tempos a internet deixou de ser um mundo à parte para integrar a vida de mais da metade da população mundial. Conectadas cada vez mais cedo e por mais tempo, todas as gerações encontram na rede inúmeros recursos para a aprendizagem, entretenimento, comunicação, informação, trabalho ou expressão. E o melhor: além de consumidores, alguns também passaram a ser produtores de conteúdo, a partir de recursos e ferramentas para exercer a criatividade e encontrar novas formas de expressão. No entanto, o mundo online não oportuniza somente coisas positivas, também tem aspectos que precisam ser considerados para não cair em armadilhas e se coloca em risco. Por isso é importante se conscientizar e explorar esse ambiente de forma segura,reflexiva e ética garantindo o nosso bem estar e dos outros. E preciso aprender sobre nós mesmos e como devemos nos comportar por trás das telas.

  • Diante do enunciado acima leia e execute as atividades das páginas 07 à 24 caderno do aluno são Paulo faz escola volume 4

PROJETO DE VIDA

O QUE MUDOU NO MERCADO DE TRABALHO? Espera-se que, chegado até aqui, você já tenha atribuído importância à construção do seu Projeto de Vida. Agora, é o momento de buscar todas as informações que você sabe a respeito de si mesmo(a) para a construção de um Plano de Ação que o(a) ajudará a tirar do papel as suas ideias e sonho

  • Leia e execute as atividades das páginas 27 a 47 do caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4 e procure tirar as dúvidas com o professor da disciplina.

MATEMÁTICA

  • Pesquise sobre conjuntos numéricos e responda as atividades das págs 64 a 69 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol.único

  • Pesquise sobre números reais e a reta numérica e responda as atividades das pags 70 à 72 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol. Único

  • Pesquise sobre Proporcionalidade e Geometria e responda as atividades das pags 73 à 79 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol. Único

  • Pesquise sobre razões trigonométricas e responda as atividades das págs.79 a 88 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol. Único

  • Pesquise sobre função polinomial de 1º grau-coeficientes e gráficos e responda as atividades das págs 89 à 112 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol. único

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Leia as págs 11,12 e 13 e responda as atividades das págs 14 e 18 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol. Único

  • Leia o texto das págs 18 e 19 e responda as atividades das pags 20 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol. Único

  • Leia, pesquise e responda as atividades das págs 21 à 60 de acordo com o caderno do aluno Aprender Sempre vol. Único


FÍSICA

  • Pesquise sobre a Transição e a Lei de Newton

  • Pesquise sobre a Equação de Onde, reflexão e refração de ondas,interferência de ondas,interferência luminosa.

  • Pesquise sobre tubos sonoros, carga elétrica e processos de eletrização

  • Pesquise sobre força elétrica,campo elétrico, potencial eletrostático

  • Pesquise sobre Primeira e segunda Lei de OHM

  • Pesquise sobre Efeito fotoelétrico, estrutura atômica e Teoria da relatividade


QUÍMICA

  • Pesquise sobre química cinética

  • Pesquise sobre Equilíbrio químico

  • Pesquise sobre Eletroquímica

  • Pesquise sobre Química Orgânica


BIOLOGIA

  • Pesquise sobre Vida, Terra e Cosmos descreva os seguintes assuntos abaixo:

• Morfofisiologia humana.
• Multicelularidade (tipos celulares, interdependência funcional e estrutural das células).
• Homeostase.
• Integração dos sistemas fisiológicos.
• Distúrbios anátomo-fisiológicos
• Mendel e a hereditariedade
• Conceitos básicos de genética
• Leis de Mendel
• Probabilidade e combinação
• Estudo de heredogramas
• Interação gênica
• Pleiotropia
• Código Genético
• Base da vida: os ácidos nucleicos.
• Biossíntese de proteínas.
• Mutações genéticas
• Teoria Evolucionista
• Evidências da evolução


GEOGRAFIA

  • Pesquise A Regionalização do espaço geográfico

  • Os blocos econômicos

  • Economias em transição

  • A regionalização do espaço brasileiro

  • Pesquise A fragmentação do espaço geográfico

  • A importância dos aspectos étnicos, culturais e religiosos

  • Os movimentos reivindicatórios por autonomia

  • Conflitos locais e regionais

  • Pesquise A questão ambiental

  • O movimento sustentável

  • Movimentos ambientalistas

  • Preservação da natureza

  • Problemas ambientais

HISTÓRIA

Pesquise sobre: Processos emancipatórios na África e na Ásia: Processos de independência na África e na Ásia (Índia e Indonésia).

  • Pesquise sobre: Populismo na América Latina: Populismo e política de massas, Redemocratização no Brasil e o Governo Dutra (1946-1951), o Governo Vargas (1951-1954), o Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), o Governo Jânio Quadros (1961), o Governo João Goulart (1961-1964).

  • Pesquise sobre: Ditaduras naAmérica Latina: Brasil (um golpe planejado), Ditadura Militar, Lento processo de abertura, a Cultura durante a Ditadura Militar, a Ditadura Militar na Argentina, o caso do Chile (golpe militar).

  • Pesquise sobre O Fim do Socialismo Real: o Fim da União Soviética e o Colapso do Bloco Socialista.

  • Pesquise sobre:Brasil, da Redemocratização aos dias atuais: Mais uma eleição indireta, O Governo José Sarney (1985-1990), o Governo Fernando Collor (1990-1992); a campanha do Impeachment, o Governo Itamar Franco (1992-1994), o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o Governo Lula (2003-2010), Eleição de Dilma e os novos desafios.

  • Pesquise sobre: O mundo globalizado: A era da globalização e da informação, o Fim da Guerra Fria e a nova ordem mundial, a questão social no mundo globalizado, a Questão ambiental; Globalização, Guerra e Terrorismo.

FILOSOFIA

  • Pesquise sobre os seguintes filósofos: Aristóteles, Sócrates, Platão, Tales de Mileto e Demócrito no mínimo 3 páginas cada filósofo.

SOCIOLOGIA

  • Pesquise sobre os Seguintes Sociólogos: Florestan Fernandes, Betinho, Antonio Cândido ,Darci Ribeiro e Gilberto Freire no mínimo 3 páginas cada filósofo.

ARTE

Os grandes pintores brasileiros da Semana da Arte Moderna em 1922

  • Pesquise os Artistas abaixo :Vida e Obra

Tarsila do Amaral (1886 - 1973)

Di Cavalcanti (1897 - 1976) ...

Cândido Portinari (1903 - 1962) ...

Anita Malfatti (1889 - 1964) ...

Vicente do Rego Monteiro (1899 - 1970) ...

John Graz (1891 - 1980) ...

Oswaldo Goeldi (1895 - 1961) ...

Ismael Nery (1900 - 1934)

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

  • Pesquise no mínimo seis musicas ou textos em inglês e traduza para o português.


Somente 3º ano A período manhã

EDUCAÇÃO FÍSICA


  • Pesquise sobre os diversos tipos de esportes e suas trajetórias

  • Pesquise sobre as seis últimas Olimpíadas


E.E. JOSE RIBEIRO DE SOUZA

ROTEIRO DE ATIVIDADES

EJA- Educação de Jovens e Adultos - 2ª Etapa- 2º semestre/2020

MATEMÁTICA

  • Pesquise sobre conjuntos numéricos
  • Pesquise sobre números reais e a reta numérica
  • Pesquise sobre Proporcionalidade e Geometria
  • Pesquise sobre razões trigonométricas
  • Pesquise sobre função polinomial de 1º grau-coeficientes e gráficos

LÍNGUA PORTUGUESA

  • A literatura contemporânea - A geração de 45
  • Clarice Lispector ▪ Crase
  • Guimarães Rosa -
  • João Cabral de Melo Neto
  • Colocação Pronominal Dezembro Revisão de conteúdos
  • Segunda fase do modernismo brasileiro - A poesia de 30:
  • Cecília Meireles
  • Vinícius de Moraes
  • Regência verbal e regência nominal

FÍSICA

  • Pesquise sobre a Transição e a Lei de Newton
  • Pesquise sobre a Equação de Onde, reflexão e refração de ondas,interferência de ondas,interferência luminosa.
  • Pesquise sobre tubos sonoros, carga elétrica e processos de eletrização
  • Pesquise sobre força elétrica,campo elétrico, potencial eletrostático
  • Pesquise sobre Primeira e segunda Lei de OHM
  • Pesquise sobre Efeito fotoelétrico, estrutura atômica e Teoria da relatividade

QUÍMICA

  • Pesquise sobre química cinética
  • Pesquise sobre Equilíbrio químico
  • Pesquise sobre Eletroquímica
  • Pesquise sobre Química Orgânica

BIOLOGIA

· Pesquise sobre Vida, Terra e Cosmos descreva os seguintes assuntos abaixo:

• Morfofisiologia humana.
• Multicelularidade (tipos celulares, interdependência funcional e estrutural das células).
• Homeostase.
• Integração dos sistemas fisiológicos.
• Distúrbios anátomo-fisiológicos
• Mendel e a hereditariedade
• Conceitos básicos de genética
• Leis de Mendel
• Probabilidade e combinação
• Estudo de heredogramas
• Interação gênica
• Pleiotropia
• Código Genético
• Base da vida: os ácidos nucleicos.
• Biossíntese de proteínas.
• Mutações genéticas
• Teoria Evolucionista
• Evidências da evolução

GEOGRAFIA

Pesqise A Regionalização do espaço geográfico

  • Os blocos econômicos
  • Economias em transição
  • A regionalização do espaço brasileiro
  • Pesquise A fragmentação do espaço geográfico
  • A importância dos aspectos étnicos, culturais e religiosos
  • Os movimentos reivindicatórios por autonomia
  • Conflitos locais e regionais
  • Pesquise A questão ambiental
  • O movimento sustentável
  • Movimentos ambientalistas
  • Preservação da natureza
  • Problemas ambientais

HISTÓRIA

  • Pesquise sobre: Processos emancipatórios na África e na Ásia: Processos de independência na África e na Ásia (Índia e Indonésia).
  • Pesquise sobre:Populismo na América LatinaPopulismo e política de massas, Redemocratização no Brasil e o Governo Dutra (1946-1951), o Governo Vargas (1951-1954), o Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), o Governo Jânio Quadros (1961), o Governo João Goulart (1961-1964).
  • Pesquise sobre:Ditaduras naAmérica Latina: Brasil (um golpe planejado), Ditadura Militar, Lento processo de abertura, a Cultura durante a Ditadura Militar, a Ditadura Militar na Argentina, o caso do Chile (golpe militar).
  • Pesquise sobre O Fim do Socialismo Realo Fim da União Soviética e o Colapso do Bloco Socialista.
  • Pesquise sobre:Brasil, da Redemocratização aos dias atuais: Mais uma eleição indireta, O Governo José Sarney (1985-1990), o Governo Fernando Collor (1990-1992); a campanha do Impeachment, o Governo Itamar Franco (1992-1994), o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o Governo Lula (2003-2010), Eleição de Dilma e os novos desafios.
  • Pesquise sobre: O mundo globalizado: A era da globalização e da informação, o Fim da Guerra Fria e a nova ordem mundial, a questão social no mundo globalizado, a Questão ambiental; Globalização, Guerra e Terrorismo.

FILOSOFIA

  • Pesquise sobre os seguintes filósofos: Aristóteles, Socrates, Platão, Tales de Mileto e Demócrito no mínimo 3 páginas cada filósofo.

SOCIOLOGIA

  • Pesquise sobre os Seguintes Sociólogos: Florestan Fernandes, Betinho, Antonio Cândido ,Darci Ribeiro e Gilberto Freire no mínimo 3 páginas cada filósofo.

ARTE

Os grandes pintores brasileiros da Semana da Arte Moderna em 192

Pesquise os Artistas abaixo:  

Vida e Obra

Tarsila do Amaral (1886 - 1973)

Di Cavalcanti (1897 - 1976) ...

Cândido Portinari (1903 - 1962) ...

Anita Malfatti (1889 - 1964) ...

Vicente do Rego Monteiro (1899 - 1970) ...

John Graz (1891 - 1980) ...

Oswaldo Goeldi (1895 - 1961) ...

Ismael Nery (1900 - 1934)


LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

  • Pesquise no mínimo seis músicas ou textos em inglês e traduza para o português.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Tecidos musculares

 Tecido muscular

O tecido muscular, um dos quatro tipos de tecidos animais, caracteriza-se por sua capacidade de contração. Ao contrair-se, ele garante não só a movimentação do corpo, como também, por exemplo, o batimento cardíaco e o transporte de alimentos pelo sistema digestório. Sua contração é conseguida pela quantidade de filamentos de proteínas contráteis existentes em suas células.

O tecido muscular pode ser classificado em três tipos, utilizando-se como critérios as características morfológicas e também funcionais das células que o constituem.

Características do tecido muscular

O tecido muscular é formado por células alongadas com capacidade de contração que recebem a denominação de fibras musculares. Essas fibras apresentam vários filamentos de proteínas contráteis, ou seja, com capacidade de contração. Entre eles estão os filamentos de actina e miosina.

As fibras musculares são células eucarióticas típicas, com uma série de estruturas encontradas também em outros tipos celulares. Entretanto, nas fibras musculares, algumas dessas estruturas recebem denominações específicas, sendo esse o caso da membrana celular, do citosol e do retículo endoplasmático liso. A membrana celular das células musculares é chamada de sarcolema, enquanto o citosol é chamado de sarcoplasma, e o retículo endoplasmático liso, de retículo sarcoplasmático.

Classificação do tecido muscular

O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.

 O tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco.

Tecido muscular estriado cardíaco

Apresenta estriações e é encontrado na parede do coração. A contração desse tecido é vigorosa, rítmica e involuntária, portanto, não somos capazes de controlá-la. Possui fibras alongadas, com um ou dois núcleos, os quais estão localizados mais próximos à região central. Sua fibras musculares apresentam ramificações unidas por discos intercalares.

Esses discos garantem que sinais passem de uma célula para outra, permitem que a contração cardíaca seja sincronizada e evitam que uma célula separe-se da outra no momento do batimento cardíaco. Vale destacar, ainda, que as células desse tecido apresentam elevado número de mitocôndrias, uma vez que o gasto de energia para a contração é elevado.


Tecido muscular estriado esquelético

É rico em estriações e está conectado aos nossos ossos, sendo os casos do bíceps e do tríceps. Apresenta fibras musculares longas, que podem atingir até 30 cm, cilíndricas e com vários núcleos na periferia das células. A contração desse tipo de tecido muscular é rápida e vigorosa e ocorre, geralmente, de maneira voluntária.

Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina. Entre essas proteínas, a actina e a miosina são encontradas em maior quantidade.

As fibras musculares esqueléticas possuem um padrão de estriações transversais, conseguidas graças à alternância de faixas claras e escuras. Aquelas são formadas por filamentos finos (actina), enquanto estas são formadas tanto por filamentos finos quanto por filamentos grossos (miosina). A faixa escura é conhecida como banda A, e a clara, como banda I. No centro da banda I, observa-se uma linha escura transversal chamada de linha Z. Na banda A, no centro, observa-se uma região mais clara, chamada de banda H.

 Observe um esquema do sarcômero, as unidades contráteis básicas do tecido muscular.

A contração do tecido muscular esquelético ocorre devido ao encurtamento dos sarcômeros, as unidades contráteis básicas desse tipo de tecido. Cada sarcômero (unidades repetidas das miofibrilas) é formado por duas metades de banda I e uma banda A ao centro, sendo ele, portanto, uma porção que fica entre duas linhas Z. Para saber mais sobre esse tecido tão importante para nossos ossos, leia o texto: Tecido muscular estriado esquelético.

Tecido muscular não estriado ou liso

Não possui estriações, diferentemente dos demais. Suas células são longas, com um núcleo central, e apresentam formato fusiforme, ou seja, suas extremidades são mais estreitas que o seu centro. A contração desse tecido é involuntária e lenta. Ele pode ser encontrado na parede de vários órgãos, tais como bexiga, esôfago e artérias. Caso tenha maior interesse nesse tópico, leia nosso texto: Tecido muscular liso.

Funções do tecido muscular

 Nossa movimentação é conseguida graça à ação dos nossos músculos, que são formados pelo tecido muscular.

O tecido muscular está relacionado com uma série de funções em nosso organismo, algumas delas vitais para nossa sobrevivência, sendo esse o caso do batimento cardíaco, conseguido pela contração do tecido muscular estriado cardíaco. Além disso, o tecido muscular promove, acompanhado de nossos ossos, a nossa movimentação. É também uma função sua a manutenção da postura.


O tecido muscular garante ainda a mudança do volume de vários órgãos e o posterior retorno deles ao tamanho original, sendo esse o caso da bexiga. Ele também permite que substâncias sejam transportadas pelo nosso corpo. Sem os músculos, nosso sistema digestório, por exemplo, não seria capaz de movimentar o alimento pelo tubo digestório (movimentos peristálticos) e permitir a digestão. 


 

Tecido epitelial

Conheça as características do tecido epitelial, bem como suas funções e classificações.

 

Tecidos humanos

Saiba mais sobre os diferentes tipos de tecidos humanos, isto é, o tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso!

 

Contração muscular esquelética

Compreenda o mecanismo de contração muscular esquelética e amplie seus conhecimentos sobre a importância da actina e da miosina.


 

Tecido adiposo





https://www.google.com/amp/s/m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/biologia/tecido-muscular.htm





Sistema Muscular

 Sistema Muscular


O sistema muscular é composto pelos diversos músculos do corpo humano.

Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos.

As fibras musculares, por sua vez, são controladas pelo sistema nervoso, que se encarregam de receber a informação e respondê-la realizando a ação solicitada.

 

 


Funções do Sistema Muscular

O Sistema Muscular apresenta algumas funções que são fundamentais para o corpo humano. Veja a seguir quais são essas funções:

Estabilidade corporal;

Produção de movimentos;

Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal);

Preenchimento do corpo (sustentação);

Auxílio nos fluxos sanguíneos.

Grupos Musculares

O corpo humano é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos diversos movimentos.

Eles são agrupados da seguinte forma: músculos da cabeça e do pescoço, músculos do tórax e abdômen, músculos dos membros superiores e músculos dos membros inferiores.

Conheça sobre cada um desses grupos a seguir.

Músculos da Cabeça e do Pescoço

  

O grupo muscular da cabeça e do pescoço é composto por mais de 30 pequenos músculos que ajudam a exprimir os sentimentos, mover os maxilares ou manter a cabeça erguida.

Veja no quadro abaixo como alguns dos principais músculos deste grupo atuam:

Músculo Ação

Frontal Mastigar ou morder.

Masseter Movimentam as mandíbulas.

Esternocleidomastoideo Permite a cabeça girar ou se inclinar para frente e para trás.


Músculos do Tórax e do Abdômen

  

Os músculos do grupo do tórax e abdômen permitem a respiração, impedem o corpo de se curvar e ceder ao próprio peso, entre outros movimentos.

No quadro abaixo estão alguns dos músculos deste grupo e como eles atuam no nosso corpo:

Músculo Ação

Peitoral e Deltoide Levantar peso.

Intercostais Atuam em conjunto com o diafragma para levarem o ar até os pulmões.

Oblíquo Inclina o tórax para a frente.

Músculos dos Membros Superiores

  

Os músculos dos membros superiores são capazes de fazer a pressão exata e permitem flexibilidade e precisão para tarefas delicadas ou que exigem muita força.

Alguns exemplos desses músculos e suas respectivas ações estão descritas do quadro abaixo:

Músculo Ação

Bíceps Está ligado aos ossos omoplata e rádio, ao se contrair faz o braço se dobrar.

Oponente do polegar Permite o movimento do polegar, pois utiliza músculos do antebraço e da mão

Curto adutor Movimento para fora do polegar.

Músculos dos Membros Inferiores

  

Os músculos dos membros inferiores são os mais fortes do corpo. Graças aos músculos das pernas, podemos ficar de pé e manter o equilíbrio.

Veja no quadro abaixo alguns músculos deste grupo:

Músculo Ação

Costureiro (ou sartório) É o mais longo músculo do corpo, ao se contrair dobra a perna e gira o quadril. Trata-se do músculo das costureiras, por isso o nome.

Flexores dorsais Fazem os dedos do pé levantarem.

Tendão de Aquiles É o tendão mais forte do corpo, inserido no osso calcâneo.

Sóleo, plantar delgado e gastrocnêmio São músculos flexores plantares responsáveis pelo movimento das bailarinas de ficar na ponta dos pés.

Tipos de Músculos

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

Conheça mais detalhes sobre cada um deles a seguir.

Músculo Liso ou Não estriado

  O músculo liso está presente em diversos órgãos do corpo humano

Os músculos liso são aqueles que possuem contração involuntária.

Eles estão localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos.

Sua função assegura a movimentação dos órgãos internos.

Você também pode se interessar por:

Tecido muscular

Sistema digestivo

Órgãos do corpo humano

Músculo Estriado Cardíaco

  

O músculo cardíaco está presente no coração

São músculos de contração involuntária e estão presentes no coração (miocárdio).

Esses músculos asseguram os vigorosos batimentos cardíacos.

São músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano.

Eles estão conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.


Visão

 

Órgãos dos sentidos

Você já reparou quantas coisas diferentes nosso corpo é capaz de fazer? Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores. Recebemos informações sobre o meio que nos cerca. Ao processá-las em nosso cérebro, nós as interpretamos, seja como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis, etc. Depois dessa interpretação, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele.

Nossos corpos podem fazer diversas coisas que uma máquina não é capaz.

Como você sabe o que está acontecendo ao seu redor? Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidosvisãoaudiçãopaladarolfato e tato.

A visão

A energia luminosa (luz) chega aos nossos olhos trazendo informações do que existe ao nosso redor. Nossos olhos conseguem transformar o estímulo luminoso em uma outra forma de energia (potencial de ação) capaz de ser transmitida até o nosso cérebro. Esse último é responsável pela criação de uma imagem a partir das informações retiradas do meio.

O olho é revestido por três membranas: escleracoroide e retina. A esclera á a camada mais externa, o que chamamos de “branco do olho”.

A parte anterior da esclera é constituída pela córnea, que é uma membrana curva e transparente por onde passa a luz.

Além da córnea, há a coroide – essa membrana intermediária apresenta muitos vasos sanguíneos que nutrem as células oculares.

Na parte anterior da coroide, sob a córnea, encontra-se a íris, que é a parte colorida do olho. No centro da iria, há uma abertura, a pupila, por onde a luz entra no olho. A cor da íris depende da quantidade de melanina (substância também responsável pela cor da pele) que a pessoa possui. A quantidade de pigmento é hereditária, ou seja, é determinada pelos genes.

Observe seus olhos em um espelho. Você verá uma "bolinha" bem preta no centro da região colorida. É a pupila. Mas, o que é a pupila?

Nada mais do que um orifício que deixa passar a luz.  Você já saiu de um local escuro e entrou em outro ambiente bem claro? O que aconteceu? Provavelmente, você ficou ofuscado, isto é, deixou de enxergar por alguns segundos. A região colorida de seus olhos é conhecida como íris. Trata-se de uma delicada musculatura que faz sua pupila ficar grande ou pequena, de acordo com a quantidade de luz que ela recebe.

Quando a quantidade de luz é pequena, é preciso aumentar esse orifício para captar a maior quantidade possível de energia luminosa. Já quando a luminosidade é grande, a íris diminui a pupila, tornando menor a entrada de luz, para seus olhos não receberem tanta "informação" ficando incapazes de transmiti-las ao cérebro.

Partes internas do olho

As estruturas transparentes, existentes no interior do olho, permitem que a luz atravesse o globo ocular e chegue até a retina, que é sensível ao estímulo da luz. Essas estruturas são: o cristalino, a córnea, o humor aquoso e o humor vítreo.

cristalino: lente biconvexa coberta por uma membrana transparente. Situa-se atrás da pupila e e orienta a passagem da luz até a retina. Também divide o interior do olho em dois compartimentos contendo fluidos ligeiramente diferentes: (1) a câmara anterior, preenchida pelo humor aquoso e (2) a câmara posterior, preenchida pelo humor vítreo. Pode ficar mais delgado ou mais espesso, porque é preso ao músculo ciliar, que pode torná-lo mais delgado ou mais curvo. Essas mudanças de forma ocorrem para desviar os raios luminosos na direção da mancha amarela. O cristalino fica mais espesso para a visão de objetos próximos e, mais delgado para a visão de objetos mais distantes, permitindo que nossos olhos ajustem o foco para diferentes distâncias visuais. A essa propriedade do cristalino dá-se o nome de acomodação visual. Com o envelhecimento, o cristalino pode perder a transparência normal, tornando-se opaco, ao que chamamos catarata.  

córnea: porção transparente da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e de espessura uniforme.

Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.

humor aquoso: fluido aquoso que se situa entre a córnea e o cristalino, preenchendo a câmara anterior do olho. 

humor vítreo: fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenchendo a câmara posterior do olho. Sua pressão mantém o globo ocular esférico.

Defeitos Visuais

 DEFEITOS NA VISÃO HUMANA

FÍSICA

Defeitos na visão humana decorrem de anomalias no olho, que podem resultar em dificuldades para enxergar. Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo são exemplos.

Um dos mais importantes entre os cinco sentidos humanos é a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores, que tanto impressionam o homem desde os tempos mais remotos.

Didaticamente, dividimos o olho humano em:


Cristalino: Parte frontal do olho que funciona como uma lente convergente, do tipo biconvexa.

Puplila: comporta-se como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.

Retina: é a parte sensível à luz, onde são projetadas as imagens formadas pelo cristalino e enviadas ao cérebro.

Músculos ciliares: comprimem convenientemente o cristalino, alterando a distância focal.


O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações.

Essas anormalidades podem ser: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo.

Estudaremos agora essas disfunções do globo ocular e qual o melhor método de correção desses problemas.


Miopia


É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular.

Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida.

Para o míope, o ponto próximo (ou remoto), que é o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da miopia.

O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.

A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina. 

Hipermetropia


A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular.

Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez.

A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.   

Astigmatismo


Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico.

A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.

Visão com astigmatismo

Presbiopia


Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos.

Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia.

A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).


Estrabismo


Tal anomalia consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.


DROGAS

 Drogas.


Opiáceas (Papoula – planta cultivada na Ásia)

Ópio: látex do bulbo da papoula branca.

Morfina: principal alcalóide de ópio.

Heroína: derivado da morfina.

Coca (Arbusto cultivado na Bolívia e Peru)

Cocaína: pó obtido do tratamento da folha.

Crack: derivado químico da pasta – base da cocaína.

Cânhomo indiano – Cannabis sativa

Maconha: cigarros feitos com caules, folhas e flores (também chamado Marijuana)

Haxixe ou Kif: extraído da resina da flor feminina.

Alucinógenos:

Ácido Lisérgico ou LSD: extraído do esporão-do-centeio, o fungo Claviceps purpúrea.

Mescalina: obtido do cacto peiote.

Psilocibina: derivada de um cogumelo mexicano.

Barbitúricos:

Drogas que conduzem a ansiedade e/ou que induzem ao sono, potencializadas com o uso conjunto do álcool.

Anfetaminas:

Estimulantes (“bolinhas”) usadas no combate à fadiga e ao sono, como dopping antes de competições ou ainda como moderadores de apetite. Como exemplo: o Ecstasy lançado na Europa.

Drogas Ilícitas: são as que não são permitidas o usolegalmente. Exemplos: maconha, cocaína,etc.

Drogas lícitas: são as que são permitidas legalmente, e que causam dependência. Exemplos: álcool, remédios para dietas, calmentes,etc.


Drogas.

Opiáceas (Papoula – planta cultivada na Ásia)

Ópio: látex do bulbo da papoula branca.

Morfina: principal alcalóide de ópio.

Heroína: derivado da morfina.

Coca (Arbusto cultivado na Bolívia e Peru)

Cocaína: pó obtido do tratamento da folha.

Crack: derivado químico da pasta – base da cocaína.

Cânhomo indiano – Cannabis sativa

Maconha: cigarros feitos com caules, folhas e flores (também chamado Marijuana)

Haxixe ou Kif: extraído da resina da flor feminina.

Alucinógenos

Ácido Lisérgico ou LSD: extraído do esporão-do-centeio, o fungo Claviceps purpúrea.

Mescalina: obtido do cacto peiote.

Psilocibina: derivada de um cogumelo mexicano.

Barbitúricos

Drogas que conduzem a ansiedade e/ou que induzem ao sono, potencializadas com o uso conjunto do álcool.

Anfetaminas

Estimulantes (“bolinhas”) usadas no combate à fadiga e ao sono, como dopping antes de competições ou ainda como moderadores de apetite. Como exemplo: o Ecstasy lançado na Europa.

Drogas Ilícitas: são as que não são permitidas o usolegalmente. Exemplos: maconha, cocaína,etc.

Drogas lícitas: são as que são permitidas legalmente, e que causam dependência. Exemplos: álcool, remédios para dietas, calmantes,etc.